10 estratégias para criar uma boa relação com os clientes

 

A concorrência, hoje em dia, pode estar acirrada, mas poucos sabem o que fazer para ter um diferencial e se destacar frente a tantas outras empresas. Afinal, o negócio não se resume a só você e sua equipe. Existe outro elemento essencial para que tudo funcione: o cliente.

Cliente satisfeito é sinônimo de sucesso. E para mantê-lo assim, um bom relacionamento é a única maneira de fazer o negócio acontecer. Muitas empresas cometem o erro de pensar que essa relação começa só após a efetivação da venda; mas aí se enganam rotundamente. É preciso acompanhá-lo desde o atendimento inicial, em todo o processo de compra, até o final de suas vidas. Conquistando-o, conhecendo-o, e mantendo uma relação duradoura com o cliente trará bons frutos aos negócios.

Você já conhece os 10 pilares do empreendedor de sucesso, e 10 estratégias para ter uma boa relação com os clientes? Vamos conferir abaixo!

1. Mostre um interesse genuíno

A venda é a consequência de um trabalho bem feito, de um processo realizado com excelência. Claro que esse é um dos objetivos de sua empresa: vender seu serviço ou produto. Mas não seja mesquinho com o cliente, seja empático. Por isso, pense em como ele gostaria de ser tratado, e dê um atendimento de primeira.

Aliás, o atendimento faz toda a diferença. É decisivo para saber por qual rumo o relacionamento com o cliente andará. Se for positivo, poderá se prolongar. Caso contrário, ou se encurtará ou será um término.

Por isso esteja disponível para ajudá-lo, para atender às suas necessidades. É um convívio bilateral, ambos se precisam – claro, certifique-se que o que você oferece terá um impacto significante na vida do usuário. Faça valer a pena!

2. Dê atenção ao cliente

Escute-o! Todos têm algo a dizer. Principalmente se for uma crítica, pois estas podem ser construtivas e ajudar a sua empresa a crescer. É importante ouví-lo atentamente, para ter um desempenho satisfatório ao tentar solucionar determinadas questões.

Acalme-o. Às vezes o cliente pode ficar inseguro quanto à compra, mas reafirme a ele que sua escolha foi a melhor feita!

Faça do relacionamento com o cliente uma experiência única. Uma dica é conectar-se emocionalmente com ele, através de uma identidade textual ou visual que transmita a essência da empresa.

4. Existe vida pós-venda

Após uma venda de sucesso, há uma brecha para o êxito. É aqui a oportunidade para oferecer outros serviços e produtos. Você tem as soluções para os problemas do cliente, a ideia é manter um relacionamento para, eventualmente, propor sua ajuda (e seu negócio).

Para tal, mensure o que acontece em todas as etapa de venda. Dessa maneira, saberá qual o melhor comportamento a se ter com o cliente em cada passo em que ele se encontra. E avaliar em qual estará mais satisfeito. Conhecendo o processo, te dará mais confiança para agir no final.

5. Lealdade

O cliente mais antigo é leal à sua empresa. Ele escolhe sua empresa com frequência, mas gostaria de ter o mesmo relacionamento de volta. Não só descontos ou promoções, mas preferências.

Invista em projetos que contemple tais clientes, proporcionando uma relação com os clientes mais íntima. Tenha em mente sempre que o bom relacionamento vem de um longo prazo.

6. Informação é poder

Seja também um consultor no seu negócio. As pessoas gostam de estar bem informadas, porque assim têm o poder para tomar as decisões ideias.

Assim, não foque só nas vendas. O cliente com certeza gostaria de saber as vantagens das aquisições que está realizado. Portanto, mantenha-o informado sobre o que acontece no seu mercado, com a concorrência e com os demais clientes.

7. Tenha uma agenda sobre os clientes

É de grande valor manter um histórico dos seus clientes. Anote: saiba tudo o que for pertinente sobre ele. Após monitorá-lo em cada etapa de venda, avalie todos os dados, e aja sobre eles. Com tal de estabeleça metas e objetivos, visando na evolução da satisfação do freguês.

E claro, seja organizado, junte toda essa informação em um lugar só, para não perder tempo procurando por dados necessários para o diagnóstico de um problema. Esteja sempre disponível para atender à demanda do cliente, prontamente!

8. Não fale dos problemas da empresa ao cliente

Primeiramente, separe relação profissional de pessoa, mas quebre a barreira entre vendedor e cliente.

Por mais que exijam transparência no processo, falar problemas internos do trabalho ao cliente, pode passar por falta de profissionalismo e incompetência. Deixe os complicações da empresa para a empresa.

É significativo que toda a equipe, desde os gestores aos operadores, estejam em sintonia quanto ao bem-estar do cliente. Tenha líderes dentro da sua empresa Desse modo, é possível que todos tomem decisões em conjunto, focando em melhorias e crescimento. Com a equipe envolvida no empreendimento, é menos provável que falhas do tipo aconteçam. Uma sugestão é trabalhar com a inteligência emocional.

9. Ética

Parece óbvio, mas sempre bom frisar: seja honesto, não quebre o sigilo do cliente, ainda mais entre alguns do mesmo segmento.

Ética é profissionalismo, autoridade e passa confiança ao cliente. Sem confiança é impossível manter um relacionamento, em qualquer âmbito da vida.

10. Redes

Conecte-se! Expanda sua comunicação com o cliente! Seja abrangente e possua múltiplos canais para se comunicar. Depois de determinar o perfil do seu cliente, entenda qual meio de comunicação terá maior alcance.

O cliente satisfeito, agradado com a experiência, o indicará para outras pessoas. Seja corajoso, e não tenha receio de pedir indicações a eles. Consequentemente, sua empresa aumentará a base e melhorará nas vendas!

Enfim, tenha sempre em mente que, para manter a durabilidade e o longo prazo do relacionamento com o cliente, é preciso que sua empresa esteja disposta a tal. Com o trabalho em equipe, e preparados a lidarem com pessoas, será intuitivo um tratamento mais humano. No final, a boa relação será só consequência!

Então, gostou das estratégias acima? Está animado para melhorar a relação com os clientes? Tem outras sugestões? Conte-nos sua experiência nos comentários, e até o próximo post!

Banner ASAAS

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.