4 dicas da psicologia para aumentar as vendas de seu SaaS

 

Quando falamos de venda e negociação, não podemos esquecer do elemento central dessa relação: o fator humano. Por isso, uma estratégia de vendas puramente racional tem menos chance de ser bem sucedida do que aquela leva em consideração os fatores sociais que influenciam o ato de compra.

Que tal conhecer alguns princípios da psicologia que vão ajudar você a influenciar seus clientes e aumentar as vendas do seu SaaS? Confira as 4 dicas a seguir!

1. Efeito da Inoculação

Nos anos 1960, o psicólogo norte-americano William McGuire desenvolveu uma teoria que ele chamou de Efeito da Inoculação, estratégias que todos criamos para resistir às tentativas de persuasão. Ou seja, antes de você oferecer seu produto ou serviço e convencer seu cliente a comprá-lo, você precisa estar preparado para quebrar essa barreira criada pelo consumidor.

Para usar o Efeito da Inoculação a seu favor, o primeiro passo é não intimidar o comprador. Muitas vezes, na ansiedade de fechar um negócio, você pode se concentrar mais na venda do que no cliente, e esse erro pode obstruir toda a possibilidade de negociação.

É importante saber ouvir o ele tem a dizer, quais as necessidades que ele espera que sejam atendidas e mesmo concordar com a resistência natural que ele tem. Ao perceber que as atenções estão voltadas para ele e não para a venda em si, o consumidor acaba cedendo e fechando o negócio.

2. Teoria da Autoridade

Todos os indivíduos se acham únicos, mas no momento de tomar uma decisão, eles costumam seguir o que é dito por figuras de autoridade. Não é por acaso que muitos negócios usam especialistas ou famosos como ferramentas para divulgar seus produtos e serviços.

Para aumentar as vendas com o uso dessa estratégia, procure uma pessoa que seja referência na sua área de atuação e peça que ela faça um comentário elogioso sobre seu produto ou serviço e exiba esse comentário na sua landing page e redes sociais.

3. Princípio da Prova Social

O princípio da prova social é mais ou menos parecido com o da autoridade: quando estamos inseguros para tomar a decisão de compra, procuramos a opinião de outras pessoas para validar essa decisão, seguindo a tendência geral.

Quer um exemplo simples de como isso funciona? Imagine que você chega em uma cidade desconhecida e encontre 2 restaurantes muito parecidos, um ao lado do outro. A diferença é que um está cheio e outro vazio. Qual deles você escolheria?

Aproveite o potencial da prova social para aumentar as vendas do seu SaaS. Exponha as qualificações que seus clientes deram ao seu produto ou serviço. Seu negócio apareceu em uma entrevista? Divulgue! Tudo aquilo que mostra a popularidade do seu empreendimento pode facilitar a decisão de compra do consumidor.

4. Princípio da escassez: menos é mais

A psicologia reversa é uma das estratégias de persuasão mais eficazes em empreendedorismo e vendas. Você pode por exemplo, aumentar as vendas oferecendo menos opções aos seus clientes. O princípio da escassez funciona por 2 razões:

Primeira: quando você oferece ao cliente muitas opções, ele pode ficar em dúvida e acabar não escolhendo nenhuma delas. Por isso, em vez de oferecer todos os produtos e serviços disponíveis de uma vez, crie agrupamentos direcionados aos diferentes perfis de consumidores que você possui.

Outro motivo que explica a eficácia do princípio da escassez: as pessoas tendem a sentir mais atraídas por um produto ou serviço quando sabem que a disponibilidade é limitada e se mostram dispostas até a pagar um pouco mais por isso.

Já reparou que alguns sites mostram a quantidade de produtos disponíveis ou colocam um timer para você concluir sua compra? É o princípio da escassez em ação! Aproveite essa estratégia oferecendo pacotes de produtos e serviços por um tempo limitado, por exemplo.

E você, já utilizou alguma dessas dicas de psicologia para aumentar as vendas do seu SaaS? Deixe um comentário!

Banner ASAAS

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.