5 dicas para melhorar o engajamento de funcionários de tecnologia

Millennials_entenda_porque_eles_são_os_melhores_clientes_de_SaaS.jpg.jpeg

Em empresas onde ocorre o engajamento de funcionários, a retenção de clientes costuma ser 18% maior. O setor de tecnologia está em amplo crescimento e a concorrência também, por isso, é preciso contar com o engajamento de colaboradores para conseguir o diferencial.

Porém, fazer com que os colaboradores realmente vistam a camisa da empresa e trabalhem em prol dela exigirá algumas ações. Muitas delas podem ser aplicadas facilmente, sem interferir no ambiente de trabalho e proporcionando melhores resultados.

Quer ter o melhor da sua equipe? Saiba como lendo o nosso artigo!

1- Deixe que os funcionários participem do planejamento

Não adianta apenas contratar os melhores perfis profissionais. Se quer que seus funcionários fiquem engajados, melhor deixar que participem não apenas da execução, mas do planejamento de todo o processo.

Dessa forma, eles entendem que a ideia que forneceram foi válida e está sendo utilizada pela empresa. Como resposta, o colaborador se sente responsável por esse planejamento e trabalha para que ele realmente dê certo.

2- Incentive o compartilhamento de conhecimento

Todo mundo pode colaborar com algum conhecimento e a melhor forma de fazer com que todos também aprendam é incentivando isso. Muito raramente algum funcionário toma a iniciativa, por isso, cabe ao gestor organizar, de alguma forma, essa troca de informações.

Podem ser realizadas oficinas ou bate-papos para que os funcionários conversem entre si. Porém não force essa situação, pois quando feitas de forma impositiva, podem causar o efeito contrário ao desejado.

3- Integre os novos funcionários

Os novos colaboradores devem entender, desde sua chegada na empresa, o conjunto de valores que ela carrega e como o trabalho funciona. Para que ele se sinta acolhido desde o início, é sempre recomendado que ele tenha um tutor com quem possa contar e, assim, sentir-se uma peça importante do processo.

É muito mais fácil cativar esse novo colaborador assim que ele chega na empresa. Por isso, essa etapa de integração é extremamente importante para que ele entenda como tudo funciona e queira trabalhar em prol da organização.

4- Reconheça o engajamento de funcionários

Se tem uma coisa que todo mundo espera é reconhecimento pelo que está fazendo e nem sempre isso precisa vir em forma de dinheiro. É necessário que a equipe seja sempre observada para saber o que está acontecendo. Mas, principalmente, para dar crédito a quem merece.

Quando uma atividade é bem-feita ou, então, se tem uma nova ideia, isso precisa ser reconhecido. Essa análise não precisa ser formal, mas uma simples demonstração com palavras pode fazer toda a diferença.

5- Aplique feedbacks

O feedback ainda é temido por muitos, que acreditam que nele, há somente retorno negativo. Na verdade, esse processo serve para dar ao funcionário um retorno do seu trabalho e deve, não apenas levantar os pontos negativos — e como fazer para melhorá-los —, mas também o que esse colaborador trouxe de bom.

É uma forma de orientar sobre como está sendo o trabalho desse funcionário e como ele pode melhorar ainda mais para atingir os objetivos da empresa. Quando bem aplicado, pode fazer com que o engajamento de colaborador seja maior por ele entender sua importância dentro da organização.

Ainda tem alguma dúvida sobre o engajamento de funcionários? Deixe seu comentário para que possamos lhe ajudar!

Banner ASAAS

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.