6 aplicativos que podem melhorar a sua comunicação com o cliente

 

Atualmente, muitas empresas focam na melhoria e inovação da comunicação com o cliente para fisgá-lo e mantê-lo fiel à marca por mais tempo. Com o mercado cada vez mais competitivo, não adianta mais procrastinar ou fazer de conta que ainda não há necessidade de implantar novas ferramentas no seu setor.

Com a evolução astronômica da tecnologia da informação, você pode estabelecer contato com seu público-alvo com apenas um clique/toque, e eles simplesmente amam essa praticidade!

Smartphones e tablets já fazem parte da vida da maioria das pessoas e o uso de aplicativos já virou rotina para muitos. A mobilidade chegou para ficar e incorporá-la no seu negócio permite que você tenha mais controle dos processos em geral.

Neste post, listamos 6 apps que podem te auxiliar nessa empreitada. Confira abaixo!

1. Google Agenda

É um aplicativo Free Service do Google para dispositivos Android ou navegadores. Chama-se Google Calendar nas plataformas iOS. Ele permite que você cadastre suas obrigações nos equipamentos e em softwares, adicione convidados e envie mensagens de alerta para compromissos previamente agendados minutos antes de ocorrerem.

O Google Agenda também garante a escolha do layout de exibição — dia, mês, ano ou agenda completa — permitindo a integração de plataformas. É um app gratuito e basta somente você possuir uma conta no Google para utilizá-lo como desejar.

2. WhatsApp/Facebook Messenger

Esses dois apps são os chats mais conhecidos e mais usados atualmente, pois são gratuitos e podem ser baixados nos aparelhos Android e também em dispositivos iOS. Ambos são extremamente necessários para melhorar a comunicação com o cliente, permitindo que você fique sempre à disposição quando for procurado e interaja de forma eficiente.

No Facebook Messenger você pode fazer ligações gratuitas, vídeo-chamadas, enviar mensagens de texto, imagens e localização. Já no Whatsapp você consegue mandar mensagens de texto e voz, vídeos, fotos, localização, contatos, arquivos e fazer ligações. Os dois permitem que você crie grupos específicos e envie emoticons.

3. Viber

É um aplicativo disponível para os mais variados dispositivos que permite que seus usuários façam chamadas de voz e troquem mensagens de texto sem cobrar nada. Além disso, ele estabelece contato independentemente da localização e da versão instalada.

Para utilizá-lo basta baixar, instalar, fazer o pedido de agregação à rede, receber um código via SMS e pronto! O Viber é compatível com o Android, Blackberry, iOS e Windows Phone.

4. WhatSAC

Esse aplicativo foi inspirado no sucesso do WhatsApp. O software fornece o contato dos clientes com o SAC de uma empresa por meio de mensagens de texto. Ou seja, ele é bem simples, basta instalar o app para que o cliente entre em contato com a marca.

A principal vantagem do WhatSAC se comparado a outros meios de atendimento ao cliente é o custo. Um call center precisa de diversos equipamentos, como PABX, URA e gravador de voz, por exemplo. É um sistema que demanda manutenções e atualizações constantes. Além disso, há o custo das chamadas.

Alguns serviços de 0800 não aceitam chamadas via celular por causa das taxas de interconexão. Em um país como o Brasil, em que boa parte da população possui telefone móvel, mas não tem telefone fixo, isso é um problema. Ou seja, são perfis de clientes que precisariam ir até um orelhão ou pedir um telefone emprestado para serem atendidos.

A eficiência desse app pode chegar a 1000%! Se antes só era possível atender um cliente por vez, agora você pode atender até 10 clientes ao mesmo tempo. Não precisamos dizer que vale muito a pena utilizar o WhatSAC, não é mesmo?

5. Salesforce

O Salesforce é o sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente mais eficiente disponível no mercado. Por ele, sua empresa administra um cliente potencial desde o primeiro contato até todo seu futuro relacionamento com a marca.

Você pode organizar seu departamento de vendas, classificar seus contatos com base em critérios personalizados, agendar/programar reuniões e até mesmo enviar e-mails sem sair da plataforma. É possível ainda atender via vídeo, apps mobile e compilar todo o material, como documentos, apresentações, planilhas e outros, para acesso de toda a equipe de vendas.

Ele também pode ser integrado às estratégias de SEO, em que os leads gerados chegam diretamente ao app com informações relevantes como, por exemplo, a palavra-chave buscada. O Salesforce é essencial para médios e grandes times, que têm metas robustas e precisam aproveitar toda e qualquer oportunidade.

6. Zendesk

Com sede em São Francisco, esse software de atendimento ao cliente na nuvem reduz o tempo de resposta aos consumidores e integra vários aplicativos e dispositivos para os atendentes, como twitter, facebook, email, chat e pesquisa. Tem clientes mundialmente conhecidos como Adobe, Sony Music, Groupon e Xerox.

No Zendesk você cria macros — respostas predefinidas — e canais de relacionamento com o cliente. Ao configurar a ficha de atendimento, é permitido definir se os clientes podem criar um ticket solicitando suporte técnico ou se será necessário se cadastrar antes para enviar um e-mail à equipe de atendentes.

O software permite que os tíquetes sejam organizados por categorias, status, tags, etc. Como a sua interface é baseada em abas, é possível abrir quantos atendimentos forem necessários e trocar entre eles rapidamente, independentemente dos canais — chat, Twitter e Facebook.

Além das opções e serviços já citados, esse app também cria relatórios com poucos cliques do mouse, podendo incluir dados sobre a satisfação dos clientes em relação à qualidade do suporte técnico, por exemplo.

O Zendesk sempre traz novidades por meio de atualizações constantes que permitem a adição de novas opções na sua interface; é só instalar aquilo que você desejar de forma simples e flexível!

Os aplicativos de comunicação com o cliente explanados acima são para qualquer tipo e tamanho de empresa e, em sua maioria, possuem muitas opções de personalização que podem deixar os atendimentos com a cara da sua marca. Portanto, não perca tempo e atualize-se!

E então, já está utilizando alguns desses aplicativos no seu setor? Que tal compartilhar este post com seus amigos e colegas nas redes sociais para disseminar essas novidades?

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.