7 dicas para você impulsionar a retenção de clientes em sua empresa

Você tem cuidado das estratégias de retenção de clientes em seu negócio? Muitos empreendedores ainda não abriram os olhos para a importância das ações que visam o relacionamento com o seu público com o objetivo de tornar as pessoas clientes fiéis do seu estabelecimento.

A venda é o coração de um negócio. Por mais que ele seja bem gerido, você jamais conseguirá sucesso se a sua empresa não vende. Porém, melhor que vender é realizar várias vendas para um mesmo cliente.

No artigo de hoje, mostraremos como você pode fazer para fidelizar clientes e torná-los compradores assíduos em sua empresa. Acompanhe!

Como funciona a fidelização de clientes?

Tornar um cliente fiel ao seu estabelecimento significa afirmar que determinada pessoa quase sempre procurará a sua empresa para adquirir um produto ou serviço do tipo que ela oferece. Essa fidelização ocorrerá mediante a aplicação de algumas estratégias que mencionaremos neste artigo.

Ao aplicar cada uma delas, você aumentará o grau de relacionamento com o seu público-alvo. O resultado disso será, primeiro, um aumento no número de clientes, seguido de um altíssimo grau de fidelização, contribuindo para um aumento dos resultados positivos e garantindo a saúde financeira do negócio.

Basicamente, você alterará alguns princípios de atendimento e gestão que interferem no relacionamento com o cliente, de modo a oferecer o melhor atendimento possível, fazendo com que ele retorne à sua empresa outras vezes.

Por que essa estratégia é tão importante?

Muitas pessoas não conseguem entender o poder que essa estratégia tem, mas vamos explicar por que você deveria aplicá-la em seu negócio a partir de agora. Geralmente, as pessoas tendem a comprar mais quando visitam a loja uma segunda vez.

Exatamente isso que você leu. Após realizar uma venda e você aplicar as estratégias que mencionaremos em seguida, o cliente sairá satisfeito do seu estabelecimento e, ao retornar, tende a comprar mais produtos, elevando o valor de sua venda.

Isso é uma excelente oportunidade para manter o faturamento da sua empresa em determinado patamar, o que pode proporcionar ganhos ainda maiores de gestão estratégica e planejamento orçamentário.

Como fidelizar clientes em seu estabelecimento?

Agora, vamos para a prática. Você já sabe o conceito e entendeu a importância das estratégias para fidelização de clientes. Então, mostraremos agora algumas ações simples que você pode tomar a partir de hoje, assim que acabar esta leitura. Continue acompanhando!

1. Gerenciar as formas de relacionamento com o cliente

O gerenciamento de todas as formas de relacionamento com o cliente parte do princípio de que você precisa acompanhar de perto todas as áreas da sua empresa que lidam diretamente com o seu público-alvo.

Isso significa que não adianta ter produtos ou serviços impecáveis se a sua equipe de vendas é ruim, da mesma forma que de nada serve um atendimento perfeito se os itens comercializados deixam a desejar no quesito qualidade.

Ou seja, é necessário ter uma congruência em todo o processo de vendas, desde a chegada à loja até o momento em que o cliente retorna para casa e utiliza o produto adquirido. Você deve gerenciar cada um desses processos e modificar aqueles que precisam ser aperfeiçoados.

2. Conhecer bem o perfil do seu público-alvo

Outra estratégia para fidelizar os seus clientes é conhecer bem o seu perfil. As pessoas que frequentam determinado estabelecimento têm gostos e hábitos muito parecidos, sendo assim, é perfeitamente possível fazer um estudo geral para conhecer bem o seu público-alvo.

Isso auxiliará no processo de divulgação, ou seja, você direcionará todos os seus esforços de publicidade e propaganda para aquele público em especial, atraindo para o estabelecimento um número maior de pessoas que podem, além de comprar em seu negócio, ser fiéis a ele.

3. Estudar e entender as necessidades dos clientes

Para que a fidelização de clientes ocorra, também é necessário estudar bem e entender suas necessidades. Isso também tem certa relação com o tópico anterior — podemos, inclusive, afirmar que um complementa o outro.

Ao conhecer bem as necessidades, desejos, medos e objeções dos seus clientes, ficará mais fácil oferecer soluções que o prenderão ao seu estabelecimento, fazendo-o voltar para consumir mais produtos ou serviços.

4. Estabelecer uma relação de confiança

Os clientes fiéis de um estabelecimento têm uma característica muito marcante — a confiança. Essas pessoas confiam na qualidade dos seus produtos e serviços, bem como no suporte futuro, caso seja necessário.

Portanto, é elementar que você crie essa relação de confiança entre o cliente e o seu estabelecimento. Isso pode ser feito mostrando a ele a sua preocupação em oferecer sempre as melhores soluções, prazos para pagamento e suporte no pós-compras.

5. Trabalhar com programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são fatais na hora de conquistar um cliente. Entretanto, é necessário que essa estratégia seja justa e, principalmente, possível de ser alcançada. É muito comum encontrarmos programas de fidelidade que não oferecem vantagem ou benefício algum ao consumidor.

Ou, ainda, alguns que oferecem um diferencial apenas quando o consumidor preenche determinados requisitos, como volume de compras dentro de um período. Esse tipo de estratégia, em vez de cativar o cliente, faz com que ele corra do seu estabelecimento.

Assim, crie programas que realmente ofereçam benefícios para aqueles consumidores que são fiéis. Dessa forma, outras pessoas enxergarão essas vantagens e também sentirão desejo de fazer parte desse grupo seleto.

6. Resolver problemas rapidamente

Outro ponto importante é a resolução rápida de problemas. Por mais organizado que o seu negócio seja, em muitos casos, é inevitável ocorrer algum tipo de desencontro que pode prejudicar a sua relação com o cliente.

Quando isso ocorrer, concentre todas as suas forças para resolver a questão o mais rapidamente possível, de preferência, assim que ocorrer. Isso mostra ao cliente a preocupação da empresa com a sua satisfação e, mesmo que tenha ocorrido um problema, ele será reduzido pela preocupação da companhia em solucioná-lo.

7. Colher feedbacks dos clientes

Por fim, sempre que possível, peça feedbacks, faça pesquisas com os seus clientes e verifique qual o grau de satisfação que eles têm com o seu estabelecimento. Essa é uma excelente estratégia para entender se as suas ações que visam fidelizar o seu público estão dando resultados positivos.

Aplicando cada uma dessas técnicas, a retenção de clientes será uma realidade em seu estabelecimento e, em pouco tempo, você poderá notar um aumento e, principalmente, constância no volume de faturamento da sua empresa, o que abre o leque para outras oportunidades de investimento e crescimento do seu negócio.

Gostou do artigo de hoje? Que tal continuar aprendendo? Então, leia o artigo que preparamos especialmente para você. Nele, mostraremos 5 técnicas imbatíveis para garantir um bom atendimento ao cliente!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.