9 dicas de gestão do tempo para quem trabalha sozinho

Trabalhar sozinho pode até proporcionar mais autonomia, aumentar os rendimentos e garantir uma agenda de horas mais flexíveis ao profissional, mas a verdade é que nem tudo são flores nessa rotina. Para trabalhar de forma autônoma e conseguir gerir bem suas tarefas e atribuições é necessário controlar bem o próprio tempo, saber programar seus projetos e priorizar atividades mais urgentes, o que pode ser uma missão bastante complexa. Mas para você colocar isso em prática sem maiores entraves, preparamos algumas dicas de gestão do tempo que certamente ajudarão. Então confira:

Defina logo suas prioridades do dia

Essa dica deve ser incorporada à sua rotina diária. Na primeira hora do seu dia, procure listar todas as tarefas a serem cumpridas naquela jornada, indo das mais importantes para as menos prioritárias, e vá riscando aquelas que forem realizadas ao longo do dia. Assim você saberá exatamente o que ainda precisa fazer, de modo a aproveitar melhor seu tempo.

Evite cair na armadilha da procrastinação

Procrastinar é um hábito terrível, que prejudica — e muito! — o bom aproveitamento do seu tempo de trabalho. E o pior é que quando se trabalha sozinho fica bem mais fácil se distrair, fugir das responsabilidades e, no fim, acabar atrasando suas tarefas. Não cometa esse erro ao ter disciplina suficiente para focar naquilo que realmente importa.

Aprenda a dizer não quando preciso

Inevitavelmente, amigos, familiares, colegas e parceiros farão convites para almoços, jantares, cafés e saídas à noite durante a semana, encontros que costumam tomar muito tempo. Aí é com você e seu poder de julgamento: se essas atividades de alguma forma atrapalharem sua rotina de trabalho, seja forte e aprenda a dizer não.

Mantenha o foco na tarefa do momento

Ao contrário do que muitos podem pensar, ser multitarefas pode gerar efeitos ruins no que diz respeito à qualidade do seu trabalho e ao tempo gasto para a finalização das suas tarefas. Por isso, em vez de fazer várias coisas ao mesmo tempo, procure eliminar suas pendências uma a uma, riscando atividades da sua listinha até completar suas pendências.

Planeje direitinho suas pausas

Pausas programadas — e curtas — são uma boa forma de manter a energia ao mesmo tempo que descansa a mente entre uma tarefa e outra. Assim, procure fazer pausas de 5 a 10 minutos a cada hora de trabalho. Você vai se impressionar ao notar como esses pequenos descansos fazem bem para sua produtividade.

Escolha ambientes livres de interrupções

Quanto mais tranquilo e livre de interrupções for seu local de trabalho, melhor. Se você trabalha em casa, procure trancar a porta do escritório e resistir às conversas de familiares, por exemplo. Já trabalhar em cafés e bibliotecas pode ser uma boa opção para quem gosta de estar em público, mas sem tantas distrações.

Fuja de redes sociais e aplicativos de bate-papo

Aplicativos como WhatsApp e redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, devem ser evitados ao máximo, exceto em casos em que seu trabalho envolve engajamento nessas redes. Uma boa dica é criar o hábito de desativar as notificações desses apps durante o horário de trabalho, só checando as novidades ao fim do expediente.

Durma em horários regulares

Nada de virar a noite trabalhando e passar o resto do dia seguinte com sono! O ideal é manter horários regulares de sono para criar uma rotina de determinadas horas no dia em que você se dedica exclusivamente ao trabalho e outras tantas horas para se cuidar e, claro, descansar!

Reserve os finais de semana para o lazer

Finais de semana são ideais para descansar e passar tempo com a família e os amigos. Essas horas de descanso são importantes para que, durante a semana, você não caia na tentação de querer sair e encontrar essas pessoas, prejudicando o andamentos do seu trabalho. Então reserve esse período para o lazer, deixando as pendências para a próxima segunda.

E você, como faz para gerenciar o tempo em que trabalha sozinho? Deixe aqui seu comentário e contribua para nossa lista! Se você está apenas começando a empreender por conta própria, aproveite também para ler nosso artigo sobre como aumentar a produtividade em um home office, bem como o artigo com os 7 erros que um empreendedor deve evitar no primeiro ano da empresa!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.

  • Angelo Barbosa

    tenho problemas terriveis , estou a anos tentando melhorar e nao consigo

  • Rafael Costa

    Muito útil a informação. Sou MEI, e trabalho sozinho. E estou tentando ter um ritimo de trabalho. É complicado mas vou conseguir. Basta querer.