9 razões para ter um bom relacionamento com os clientes

 

O profissional que atua no atendimento direto ao público precisa mudar a velha mentalidade de que o sucesso se dá somente por meio de números, na quantidade de vendas fechadas. Ao contrário, o momento pede que o foco seja direcionado para a qualidade do atendimento. Para que haja uma confiança mútua entre as partes, você precisa dialogar mais com os seus clientes e iniciar um relacionamento com cada um deles.

Um bom relacionamento com clientes proporciona uma série de benefícios para o seu trabalho. Eles passam a ter abertura para dar sugestões e fazer críticas, corrigindo erros e apontando para as melhorias que podem ser feitas; ficam mais leais e compromissados ao fazer negócios com você; agregam valor aos seus produtos e serviços; e as chances de ficarem aborrecidos e frustrados com as soluções apresentadas diminui.

E as vantagens não param por aí! A seguir, vamos detalhar as 9 razões para ter um bom relacionamento com clientes. Confira!

1. Qualidade não é diferencial, é obrigação

Por mais que nós vejamos a palavra qualidade nos slogans de diversas marcas e empresas, saiba que ela jamais deve ser encarada como um diferencial. Um atendimento feito com qualidade é o mínimo que o seu consumidor espera de você.

Portanto, construa seus relacionamentos com base nesse e em outros princípios básicos como a ética, a honestidade e o compromisso.

2. A confiança promove a fidelização

Quando os clientes confiam em um profissional, eles sempre voltam. Sempre! Isso acontece porque encontrar um bom profissional, honesto e compromissado com o problema do seu consumidor, é extremamente difícil.

Sendo assim, se você promove a confiança entre si, seu trabalho e seus clientes, eles lembrarão de você com mais frequência.

3. Mentiras não duram para sempre

Não tente fingir um bom relacionamento com os seus clientes. Assim como todas as demais mentiras, um dia elas vêm à tona.

As grandes organizações, principalmente, cansam de fazer isso. Elas propagam aos quatro ventos que têm um excelente relacionamento com seus clientes, porém, constantemente, vemos casos de pessoas insatisfeitas, enganadas e bradando suas frustrações na televisão, rádio ou redes sociais.Quando isso ocorre, uma ferida imensa abre na imagem da empresa ou do profissional, e ela é bem difícil de cicatrizar.

4. Bons relacionamentos proporcionam aumento na sua renda

O relacionamento com um consumidor jamais termina quando ele efetua o pagamento pelo produto ou serviço adquirido. É fundamental fazer um bom pós-venda, se interessando verdadeiramente em saber como o cliente está no convívio com aquilo que adquiriu.

“Está tudo bem?” e “Precisa de mais alguma coisa?” são perguntas que ajudam a manter a confiança entre vocês e, consequentemente, desenvolve uma relação prolongada, que será baseada em valores positivos.

5. Relações duradouras facilitam na hora de fechar negócio

O mau atendimento pode ser o maior vilão da sua reputação. Muitos consumidores, por não serem bem tratados, simplesmente desistem de adquirir produtos e serviços — por mais que eles estejam necessitando.

A criação de um bom relacionamento com clientes faz com que as relações sejam mais duradouras e isso facilita na hora de fechar negócio, pois entre vocês existirá uma confiança já estabelecida. Essas relações fazem com que os clientes se sintam estimulados a realizarem novos pedidos, assim como podem indicar você para outros consumidores.

6. A qualidade do seu produto ou serviço torna-se elevada

Quando você mantém uma boa relação com os seus consumidores, eles passam a trabalhar indiretamente para o seu negócio.

Os clientes se sentem tão à vontade com a transparência que há entre vocês que passam a sugerir melhorias para os seus produtos ou serviços, dão dicas de como determinados processos podem ser feitos e fornecem o feedback necessário para deixar o seu trabalho com um nível de qualidade cada vez mais alto. Isso torna o seu produto ou serviço mais atrativo e competitivo no mercado.

7. A fidelização de clientes custa menos que conseguir novos

Você sabia que é mais barato manter os clientes já conquistados em uma base do que conseguir novos? É verdade!

Pense em todo o esforço envolvido na conquista dos seus primeiros clientes, quando precisou provar que era o profissional mais indicado para resolver seus problemas e conquistar a confiança deles. Quanto tempo levou para alcançar esse patamar?

Então, esforce-se para manter sua base de clientes por meio de bons relacionamentos. De nada adianta conquistá-los e perdê-los logo em seguida.

8. Uma boa reputação destaca seu trabalho no mercado

Outra razão para você manter um bom relacionamento com clientes é o fato de que isso impacta diretamente na sua reputação, que passa a ser positiva.

Uma boa reputação destaca seu trabalho no mercado, pois contra fatos não há argumentos. Quando isso ocorre, você tem acesso a novas oportunidades, mais clientes e um aumento na quantidade de demanda de trabalho. Além disso, o seu faturamento também pode crescer.

9. Você passa a ser lembrado com mais frequência

Quando o profissional é bom e mantém uma relação saudável com seus clientes, ele passa a ser lembrado com mais frequência por eles. É como se transformar em um sinônimo para palavras como “garantia”, “segurança”, “honestidade”, “qualidade” e “confiança”.

Os próprios clientes fazem questão de lembrar de você e vão entrar em contato sempre que for necessário, inclusive para indicar amigos e familiares que estejam precisando dos seus serviços. A consequência disso você já sabe: destaque no mercado.

Conforme vimos ao longo do post, é extremamente importante para o desenvolvimento da carreira de qualquer profissional manter um bom relacionamento com os seus respectivos clientes. Os benefícios são contínuos e vão muito além dos que citamos, pois refletem diretamente na maneira como o mercado e os demais consumidores enxergam você como profissional.

Dessa forma, valorize o bom relacionamento com clientes por meio de um atendimento atencioso. Invista, também, em ações como lembrar de aniversários, criar cartões fidelidade e dar desconto aos clientes que indiquem outras pessoas para você. Para conseguir administrar sua base de consumidores, utilize um sistema de gerenciamento e armazene nele as informações mais relevantes para o seu trabalho.

Este post lhe foi útil? Então siga-nos nas redes sociais — FacebookGoogle+ e LinkedIn — e tenha acesso a outras dicas e informações que vão turbinar sua carreira e o atendimento aos seus clientes!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.