Guia de como fazer análise de concorrência e destacar sua empresa

por Comercial e Vendas

Publicado em 24 de setembro, 2014 | Atualizado em 21 de dezembro, 2023

O mundo dos negócios é, por natureza, um ambiente competitivo. Para ganhar vantagem nesse meio, é preciso conhecer o mercado em que atua. Por isso, aprender com seus concorrentes precisa ser uma das suas prioridades. Afinal, fazer uma boa análise de concorrência pode te trazer novas oportunidades de sucesso!

Quando se estuda o mercado de forma mais detalhada, é possível entender as mudanças e as tendências ao longo do tempo. Isso irá colaborar com suas ações de marketing e de vendas, aumentando, por consequência, o seu faturamento.

Para facilitar o seu trabalho, criamos este guia completo para te ajudar a entender melhor a análise de concorrência. Vamos te explicar tudo o que você precisa saber para aplicar essa técnica na sua empresa com sucesso. Continue lendo!  

O que é análise de concorrência?

A análise de concorrência, ou análise de mercado, é o estudo que observa as empresas que vendem produtos ou serviços parecidos com os seus. Essa pesquisa tem o objetivo de coletar informações desses negócios e comparar com a sua empresa, relacionando os preços, a gestão comercial, a experiência do cliente, etc.

Além de mostrar o seu posicionamento no mercado, estes resultados irão te ajudar a identificar as oportunidades de investimento e as necessidades de melhorias. Assim, você poderá ajustar o seu negócio para ir de encontro com as melhores práticas do setor.

O objetivo da análise de concorrência é fazer o seu negócio estar sempre à frente, agregando maior destaque em meio ao mercado. Ela é aplicada, principalmente, para o planejamento e gerenciamento de vendas. 

Qual a importância da análise de concorrência?

De modo geral, a análise de concorrência é importante para o planejamento de estratégias da sua empresa. Ela colabora para que o seu negócio sempre ofereça as melhores soluções e condições aos clientes. É a partir dessa pesquisa que você criará métodos mais eficazes para se destacar.

Entender como as empresas lidam com o mercado pode te ajudar a conhecer o seu próprio lugar nesse cenário. Assim, você saberá quais são as melhores práticas para lidar com o público, quais os principais erros cometidos pelo mercado e, dentro disso, encontrar as oportunidades que podem ser aproveitadas. 

Para conseguir alcançar tais objetivos, é importante saber como fazer uma análise de concorrência completa e eficaz. Abaixo, vamos te mostrar a melhor maneira de fazer esse tipo de pesquisa.

Como fazer análise de concorrência?

Uma análise de concorrência é feita a partir de uma observação minuciosa do mercado. Há muitas formas de realizar essa pesquisa, mas antes, é importante criar um planejamento adequado para ser seguido.

Para fazer uma análise de concorrência, você precisará estabelecer alguns critérios de pesquisa e programar cada um de seus passos. Para isso, existem alguns mecanismos que facilitarão o seu trabalho.

Agora que você já entendeu o conceito por trás da análise de concorrência e a importância desse procedimento para a empresa, confira o passo a passo para fazer uma boa pesquisa:

1. Defina objetivos claros da sua análise de concorrência

A primeira parte deste processo é definir os objetivos que sua empresa quer alcançar com a análise. Essas metas indicarão os caminhos que você deve seguir para obter os resultados esperados, sem desperdiçar nenhum esforço, tempo ou informação.

De forma ampla, você deve pontuar as questões importantes para a comparação da sua empresa com outros negócios. Tópicos como preços, produtos ou serviços, atendimento, tamanho da empresa, etc. 

Essas informações irão direcionar a pesquisa, dando diretrizes sobre o tipo de dados que devem ser coletados.

2. Defina quem são seus principais concorrentes

Após estabelecer os objetivos que serão alcançados com a análise, é hora de definir quem são os seus concorrentes. É importante escolher muito bem as empresas que estão competindo com a sua marca para que os resultados estejam corretos no final.

Você pode dividir a competição entre:

  • Concorrentes Diretos: que vendem produtos iguais aos seus para o mesmo nicho de clientes;
  • Concorrentes Indiretos: que oferecem produtos semelhantes, mas ainda para o mesmo público que sua loja.

Vale ressaltar que existe uma gama muito grande de possibilidades de concorrência. Depois da chegada da internet, temos lojas que podem estar concorrendo com a sua em vários outros aspectos, não somente o de vendas.  

Por exemplo, no Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), ou SEO, como é popularmente chamado, você compete pelos três primeiros lugares nas pesquisas do Google. Já nos anúncios, a competição é pela melhor e mais chamativa propaganda.

De qualquer forma, lembre-se que as empresas concorrentes devem estar no mesmo nicho de mercado que o seu negócio. Entretanto, nem todas as lojas do seu nicho serão suas concorrentes. 

Por isso, a importância deste tópico ser bem definido. Dessa forma, os resultados da sua análise serão mais concretos e eficientes.

3. Escolha os critérios a serem analisados

Agora que você já definiu quem são seus concorrentes, o próximo passo a ser pensado são os critérios que serão analisados. Nesse tópico, é necessário mapear quais são as informações que você quer que sejam observadas em cada um dos concorrentes.

É importante que você catalogue tudo o que vai procurar sobre os competidores. Essa listagem norteará sua pesquisa e, a partir dela, você conseguirá organizar melhor cada informação. 

Ao longo deste artigo, vamos te mostrar as principais e mais importantes questões que vão te ajudar a fazer uma boa análise de concorrência.

4. Identifique o melhor método de coleta

Com os concorrentes e os critérios de avaliação já estabelecidos, é preciso pensar no melhor método para fazer a coleta das informações. Essa é uma parte importante para a pesquisa, afinal, é por meio dela que você conseguirá os dados que almeja ter.

Para entender qual a melhor ferramenta ou meio a utilizar, realize uma consulta para saber o básico sobre a concorrência. Dessa forma, ficará mais fácil entender como e por onde obter as respostas que necessita. 

Essa primeira apuração poderá, inclusive, te levar às informações que procura de um jeito mais simples, tendo em vista que a maioria das empresas disponibiliza muitos dos dados no próprio site.

5. Escolha as ferramentas de análise de concorrência

Fazer uma boa análise de concorrência pode ser uma tarefa difícil, mas existem algumas ferramentas que podem facilitar esse trabalho. Cada uma tem suas próprias funções e finalidades específicas. 

Abaixo, deixaremos uma lista das melhores ferramentas para utilizar na sua pesquisa. Analise-as e use as que melhor se encaixarem no seu propósito. 

Google Alerts

O Google Alerts é uma ferramenta gratuita, disponibilizada pela plataforma do Google. Esse recurso tem a função de monitoramento de palavras-chave. Assim que um conteúdo relacionado ao termo selecionado for publicado na internet, a plataforma envia uma notificação diretamente para o seu e-mail.

Essa ferramenta pode ser muito útil para a análise de concorrência. Com ela, você ficará por dentro do que os concorrentes falam sobre seus produtos, sem a necessidade de perder horas do seu dia procurando em cada um dos sites.

Reclame Aqui

Outro mecanismo que pode colaborar com sua análise é o Reclame Aqui, uma plataforma que compila as reclamações dos clientes contra as empresas. Esse site oferece serviços gratuitos, permitindo que os consumidores publiquem suas insatisfações e as empresas respondam.

Esse recurso pode contribuir muito com sua pesquisa, tendo em vista que ele disponibiliza informações sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços das empresas.

Ferramentas de análise de redes sociais

Outro recurso que pode colaborar com sua análise de concorrência são as ferramentas de análise de redes sociais. Com elas, você poderá entender quais as promoções e estratégias abordadas pelos concorrentes.

Existem vários aplicativos que podem te ajudar nesta tarefa, alguns deles são:

Semrush

O SEMRush é uma plataforma que faz o monitoramento da sua marca nos mecanismos de pesquisa, como o Google. Ela também colabora com o marketing de sua empresa, auxiliando na criação de novos conteúdos.

Além disso, ela mostra o Mapa de Posicionamento Competitivo, que aponta como os seus concorrentes se classificam nas plataformas de busca, por meio do tráfego e das palavras-chave ranqueadas.

6. Levante e interprete os dados

Agora que você já conhece os conceitos, os critérios e as ferramentas que podem ser utilizadas para levantar dados, vamos te mostrar o que fazer com essas informações e, assim, concluir sua análise de concorrência.

É importante que a empresa estabeleça um tempo para a conclusão da análise, um período comum de campanhas, como natal, ano novo ou páscoa. Dessa forma, você conseguirá dados mais precisos sobre seus concorrentes.

Com essas informações em mãos, será necessário organizar os dados coletados e estudá-los para entender como devem ser interpretados. Para te ajudar nesta tarefa, vamos te apresentar um recurso que pode facilitar o seu trabalho: a matriz SWOT.

Matriz SWOT

A análise SWOT, sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, (que significam, respectivamente, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), é um recurso que colabora para a análise de concorrência e para a tomada de decisão.

Basicamente, a SWOT é uma ferramenta que divide as informações nos elementos que representa. Listando os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças, você irá conseguir aproveitar os resultados e, assim, colaborar com o planejamento estratégico da sua empresa.

Existem algumas perguntas que podem colaborar com essa análise:

Pontos Fortes: O que estamos fazendo que nos traz bons resultados?

Pontos Fracos: Onde podemos melhorar?

Oportunidades: Onde o mercado está mais escasso? Nosso produto se encaixa nesta lacuna? Como podemos nos aproveitar disso?

Ameaças: O que nossos concorrentes estão fazendo melhor que a nossa empresa? Como vamos reverter o jogo?

4DHx m0bjL7TH3tn6SEfDTGA5KFm8nQ8jz3Fau xhWdQo9fuz8w1I8UDOgv4YjjfMuT QGmFA2 AHP4R3066fRronJhmrXI8uLzuxvIySKee APvF

Quais elementos precisam ser analisados?

Para fazer uma boa análise de concorrência, é necessária muita organização e comprometimento. Por isso, todos os seus critérios precisam ser bem estabelecidos. 

Com todos os dados reunidos, é hora de entender quais os elementos que devem ser analisados.

Público-alvo

Um dos pontos importantes para analisar em seus concorrentes é o público-alvo ao qual eles direcionam campanhas e produtos. Além de observar se o nicho de cliente é o mesmo que o seu, entenda qual a persona ideal desse mercado e o quanto ela consome.

Partindo dessas observações, você terá noção da quantidade de clientes do concorrente. Vale ressaltar que um grande número de clientes não representa um lucro alto. Para saber sobre a renda, é preciso considerar os custos, a lucratividade, as dívidas, entre outros pontos.

Estratégias de Produto

Uma das principais coisas que fazem um cliente comprar em uma empresa é o produto ou serviço oferecido. É muito comum que o consumidor procure um produto de alta qualidade e que só compre quando tiver certeza de que a sua mercadoria se encaixa neste quesito.

Por isso, quando for comparar este tópico com seus concorrentes, procure saber sobre as características gerais do produto: como ele é apresentado (embalagem), qual praticidade de uso, se é algo inovador ou se acompanha a moda, onde você pode explorar o produto, qual a qualidade da mercadoria, etc.

Estratégias de Preço

As estratégias de precificação são necessárias para entender como a sua empresa se posiciona no mercado. Grande parte dos clientes buscam as melhores ofertas e preços. Por isso, você deve ficar atento a essas estratégias, observando as campanhas realizadas pelos seus concorrentes.

Vale ressaltar que o valor dos seus produtos ou serviços precisam corresponder com a classe econômica do seu público-alvo. Além disso, você precisa ser coerente e sincero com seus consumidores. O preço e a qualidade de suas mercadorias devem ser proporcionais.

Qualidade do Atendimento

Outro ponto importante para a análise é a qualidade de atendimento. É nesse contato com o vendedor que o cliente tomará sua decisão de compra. Afinal, todo mundo espera ser bem atendido pelas lojas que frequentam.

Neste tópico, é possível analisar as estratégias que dão certo e, assim, aplicá-las no seu negócio. 

A pesquisa sobre o atendimento dos seus concorrentes pode ser feita por meio do site Reclame Aqui. Lá você verá o que o público pensa sobre determinadas empresas.

Tecnologias Utilizadas

Observar as tecnologias que seus concorrentes estão utilizando é muito importante para continuar se destacando no mercado. No cenário atual, o uso dessa ferramenta é imprescritível. 

Seja qual for o seu nicho, o bom uso da tecnologia pode ser um fator decisivo na hora da escolha final do cliente.

Estratégias de Vendas

Uma das principais formas de atrair clientes é criando boas estratégias de vendas. Analisando os seus concorrentes você conseguirá descobrir quais os problemas enfrentados e, assim, encontrar novas soluções.

Busque saber como funcionam as vendas (online e física), como eles dão desconto, quais campanhas utilizam, etc.

Estratégias de Marketing

Por último, mas não menos importante, para conseguir que sua empresa tenha destaque no mercado, é necessário olhar com atenção para as estratégias de marketing de seus concorrentes. Essa ação irá ajudar a entender para onde as outras lojas movimentam seus anúncios patrocinados.

Uma ferramenta que pode ser útil para sua empresa é o Google Ads, uma plataforma de monitoramento de anúncios. Por meio dessa ferramenta, será possível incluir propagandas em sites, vídeos e até mesmo nos resultados de pesquisa do Google.

É importante que você se atente a cada ponto — forte ou fraco — dos seus concorrentes. Lembre-se que essa análise servirá como um estudo para te ajudar nas tomadas de decisões da empresa, principalmente nas áreas de marketing e de vendas.

O que fazer a partir da análise de concorrentes?

Agora que você já fez sua análise de concorrência, veja o que você pode fazer com os resultados coletados:

Crie um Plano de negócios

Certamente pesquisar sobre o mercado te fará pensar sobre a posição da sua empresa no mundo empresarial. Isso pode colaborar muito para a criação de um plano de negócios que seja mais eficiente e adequado para a sua empresa.

Para ganhar destaque no mercado, lembre-se: esteja sempre à frente de seus concorrentes.

Utilize a estratégia do oceano azul

O conceito de oceano azul surge da analogia de que você e seus concorrentes são como peixes, nadando no mesmo limite de mar. De tantos peixes no mesmo lugar, a comida (ou seja, as oportunidades de vendas) começa a ficar escassa.

É nesse momento que surge a ideia de desbravar um território inexplorado: o oceano azul! Pode parecer difícil, tendo em vista que poucos ultrapassam o limite. Mas, se bem aproveitado, você pode encontrar um novo nicho para conquistar.

Aprimore processos com a tecnologia

Outra questão importante é em relação às tecnologias. Convivemos diariamente com novas atualizações, novos projetos, novos meios de fazer uma coisa ou outra. É importante que sua empresa acompanhe essa evolução.

Por isso, continue sempre pesquisando e analisando o mercado em que você atua. As mudanças do comércio são constantes e sua empresa não pode ficar para trás!

Para facilitar suas atividades, você pode utilizar ferramentas facilitadoras de gestão, assim como o Asaas. Além de agregar automação à empresa, essa plataforma faz o controle de suas finanças e organiza seus dados com eficiencia, facilitando a gestão financeira.

Foi pensando nesse tópico que separamos um material onde te apresentamos as melhores ferramentas para empreendedores. Nele, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para inovar o seu negócio!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.