A importância do feedback para o crescimento do seu negócio

a-importancia-do-feedback-para-o-crescimento-do-seu-negocio.jpeg

 

Você já ouviu falar de feedback? Sabe por que o mercado tem dado muito valor a essa prática? Cada vez mais os donos de empresas e trabalhadores estão adotando a cultura do feedback. A ideia é aumentar a qualidade dos processos a partir de um retorno construtivo.

Isso permite melhorias no negócio e traz mais efetividade para o dia a dia do empreendimento. Organizações de todos os tamanhos estão se esforçando para formarem um bom padrão de desempenho e para isso, é importante que todos os envolvidos com as atividades possam receber um retorno sobre as suas posturas.

A medida abre a possibilidade de crescimento dos profissionais, gestores, colaboradores, clientes e parceiros. Mas afinal, o que é o feedback e qual a importância dele para fazer a empresa crescer? Confira o nosso post e saiba mais!

O que é o feedback?

Quando você cumpre com alguma tarefa e alguém faz uma crítica construtiva, um elogio ou dá uma sugestão sobre essa atividade, você está recebendo um feedback. Ele é um retorno sobre algum trabalho ou postura do profissional, que acontece depois de uma avaliação do processo.

O feedback tem a intenção de ser construtivo, ou seja, ele quer ajudar a pessoa a aprender mais. A ideia é aprimorar a qualidade das ações e atitudes, para fortalecer os comportamentos positivos e melhorar aqueles pontos que não estão indo bem.

Assim, feedback não é nenhum comentário ou crítica. Ele é resultado de uma avaliação e sempre tem o objetivo de ser construtivo, mantendo o bom desempenho e corrigindo os erros e problemas.

Quais os tipos de feedbacks?

Há diferentes formas de dar um retorno sobre o desempenho. Entenda mais acompanhando a gente a seguir!

  • feedback positivo: quando os resultados saem de boa qualidade ou quando eles ficam melhor do que o esperado, falamos em feedback positivo. Pode ser um elogio ou um comentário de aprovação, por exemplo. A intenção é de reconhecer o bom trabalho e estimular a pessoa a manter o bom desempenho;
  • feedback negativo: ocorre quando há alguma postura que precisa ser melhorada. É uma crítica construtiva, que tem a intenção de incentivar o crescimento. Assim é possível mudar o que há de errado e trabalhar de acordo com o que é esperado do seu desempenho;
  • feedback construtivo: ele aponta algum problema, mas, ao mesmo tempo, dá uma sugestão de como a pessoa pode fazer para melhorar.

Por que é importante criar uma cultura de feedback?

Muitos pensam que o feedback é só do chefe para o liderado. Porém, isso não é verdade. Para promover a melhoria contínua do negócio, é fundamental desenvolver uma cultura de feedback. Isso significa que os funcionários, os parceiros, os clientes e os fornecedores também devem participar dessa troca. Se todos os envolvidos dão retorno uns para os outros, os negócios caminham de forma positiva.

Assim, você pode receber feedback do cliente, dar sugestões e fazer comentários construtivos para os parceiros, por exemplo. Dessa forma, os negócios podem caminhar de maneira vantajosa porque todos ficam mais conscientes de onde estão se saindo bem e do que podem fazer para melhorar.

Além disso, o feedback traz avanços para a comunicação e o diálogo entre os envolvidos. Com ele, é possível desenvolver ações para aumentar a qualidade do trabalho e todos podem saber melhor o que o outro está esperando dele.

Assim, você entende quais as expectativas do cliente e pode trabalhar melhor para atendê-lo, por exemplo. A comunicação fica mais clara e todos podem entender os processos com mais tranquilidade.

Qual a importância do feedback para o crescimento da empresa?

O feedback é importante para os negócios porque quem o recebe tem a chance de se aprimorar. Dá para manter os comportamentos que são aprovados e fazer modificações no que não está indo tão bem. O fundamental é que sem o feedback, não tem como você ficar sabendo do que está bom e do que precisa melhorar.

O retorno é o primeiro passo para que aconteçam avanços. Afinal, é ele que dá a chance para o profissional saber como está se saindo. Não dá para ver se você está atendendo as expectativas sem ter a noção do que o outro está esperando e qual o nível de cobrança dele.

Além disso, essa prática é um incentivo para o trabalhador. Pense no quanto é desanimador quando não dão atenção para os seus esforços. Ao dar um feedback sobre as ações ou atividades, você mostra que avaliou e valorizou o trabalho. Além disso, quando o retorno é positivo, você estimula o profissional a manter o bom desempenho e quando ele é negativo, há a oportunidade de melhorar para alcançar mais sucesso.

negócio pode crescer cada vez mais com uma cultura de feedback porque ela permite que todos os envolvidos possam aprender mais, aprimorar o trabalho e manter o bom desempenho no que já está alcançando resultados vantajosos. A medida dá a oportunidade para um diálogo franco na empresa, de forma que haja mais clareza sobre os processos e um relacionamento positivo entre todos.

Além disso, o feedback permite o amadurecimento do trabalhador, porque ele abre alternativas para que o profissional possa rever a sua postura e saiba receber uma avaliação. Ele pode mobilizar seus recursos internos para se aprimorar cada vez mais.

O feedback é um recurso importante no mundo dos negócios porque ele permite que o trabalhador saiba o que é esperado dele e possa se esforçar para alcançar uma postura satisfatória. Ele contribui para o profissional manter bons desempenhos e aprimorar aquilo que não está saindo tão bom.

Além disso, a cultura de feedback deve ser incentivada na empresa. Isso significa que todos os envolvidos nos negócios podem dar e receber um retorno sobre como está o trabalho. Clientes, fornecedores, funcionários e parceiros podem e devem compartilhar suas opiniões sobre as ações, as posturas e sobre o desempenho. Dessa forma, todos podem se aperfeiçoar.

O retorno sobre o trabalho e as ações é fundamental para melhorar a qualidade dos processos e para promover o amadurecimento dos envolvidos. Ele permite a aprendizagem com o outro e a realização de trocas positivas e construtivas. E então? Gostou de saber a importância do feedback para o crescimento do negócio? Assine a nossa newsletter e receba mais informações!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.

  • Gostei do seu post. Então quer dizer que o feedback pode ser uma crítica construtiva quanto um elogio. Então, supondo que eu tenha um projeto em desenvolvimento e o mesmo está 90% pronto. Eu posso afirmar ao meu cliente que o feedback do projeto está quase pronto? No caso, com 90% concluído! É isso?