A importância do plano de carreira para os colaboradores

a-importancia-do-plano-de-carreira-para-os-colaboradores5670

Com a crescente competitividade e as mudanças frequentes no mercado de trabalho, é necessário estar em constante aperfeiçoamento e focado em resultados. Para que uma empresa tenha eficiência e bons números ao fim do mês, a era da globalização exige que o plano de carreira dos colaboradores dessa instituição esteja sempre atualizado.

O plano de carreira auxilia uma organização, não apenas ao direcioná-la dentro do mercado extremamente competitivo atual, mas também ao permitir que a sua marca se torne sólida e respeitada por meio dos seus funcionários. Para que os seus colaboradores tenham uma relação de empatia com a empresa, é a função do gestor conversar e conhecer cada um deles. Apenas por meio desse contato será possível conquistar a confiança de seus colaboradores e impulsionar suas habilidades de gestão.

Quer traçar o plano de carreira dos seus profissionais e entender a importância do processo? Acompanhe o nosso artigo de hoje!

Qual é a importância do plano de carreira?

O plano de carreira contribui positivamente para a vida pessoal e profissional dos colaboradores. Dentro da empresa, oferecer para os profissionais um planejamento que os dê segurança e que os possibilite superar os obstáculos empresariais com êxito cria um ambiente favorável ao trabalho.

O que, por consequência, contribuirá para um aumento da produtividade e para a manutenção dos bons talentos da sua corporação. É imprescindível que se trace o plano de carreira para todos os funcionários, incluindo discussão de objetivos profissionais, avaliações de desempenho, dicas úteis para melhorar a produtividade e alterações no fluxograma da empresa. Uma das vantagens do planejamento é a aproximação do colaborador ao gestor, o que, além de permitir um contato de parceria, cria dinâmica dentro da empresa, melhorando o trabalho e o desempenho.

Quando um funcionário é desligado

Há outra ocasião em que o plano de carreira se mostra essencial: quando um funcionário está sendo desligado da corporação. O suporte oferecido pelo plano no momento do rompimento do contrato será essencial para o funcionário.

O plano de carreira ainda traz às empresas uma grande economia em consultorias de seleção profissional e no treinamento inicial dos funcionários, mantém o crescimento da organização constante e organizado por meio de relações de cooperação. Oferecer um programa de recolocação profissional é uma atitude benéfica para ambas as partes.

Como traçar um plano de carreira?

Agora que você entende a importância e os benefícios de se panejar a trajetória profissional dos seus colaboradores, a gente ensina os passos básicos para traçar o plano de carreira com eficiência. Acompanhe:

Avalie a visão de futuro

É importante saber do seu funcionário se ele possui visão de futuro. Onde ele se vê daqui a 5, 10 anos? Em um futuro mais próximo, como daqui a um ou dois anos?

Qual cargo ele almeja atingir e quais os seus objetivos profissionais? Saber as metas e os objetivos dos seus funcionários ajuda a conduzi-os ao que eles desejam e essa é a verdadeira função de um líder.

Faça um balanço de prós e contras

Conhecendo os objetivos e as metas dos seus colaboradores, você deve indicar quais os pontos positivos que o ajudarão a atingir o sonho no futuro. Assinale os pontos negativos que o estão impedindo de chegar á.

Estimule e estabeleça metas

Ao reconhecer os pontos positivos dos seus colaboradores, estimule-os! Demonstre ao colaborador a importância dessas habilidades para o crescimento da sua corporação.

Nunca deixe de oferecer feedbacks. É a partir deles que seus profissionais terão uma visão ampla dos seus próprios pontos positivos e negativos. Por fim, ajude o profissional a traçar suas metas com precisão e a atingi-las com excelência. Agora você já sabe como traçar o plano de carreira dos seus colaboradores e o quanto isso pode ser positivo para a sua empresa.

Tem mais alguma dica? Já testou o plano de carreira na sua organização? Conte pra gente nos comentários!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.