Aprenda como cobrar clientes inadimplentes de maneira sutil!

A cobrança dos clientes inadimplentes é um assunto sério e que gera muitas dúvidas sobre o processo de abordagem e recebimento. Segundo uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, o percentual de adultos inadimplentes bateu recorde, registrando mais de 40% em junho de 2018. Isso significa que mais de 61 milhões de pessoas estão devendo.

Esse tipo de situação origina graves prejuízos para a sua empresa, descontrola o seu fluxo de caixa e planejamento financeiro. Se esses casos forem recorrentes, o problema é ainda maior, pois, afetará até mesmo o crescimento do seu negócio.

No entanto, é preciso cobrar os consumidores inadimplentes da maneira correta e sutil, para que receba o dinheiro, não perca o cliente e não corra o risco de ser processado por danos morais. Quer aprender como fazer isso? Lhe ensinamos logo a seguir! Acompanhe.

Mantenha seu cadastro organizado

Um cadastro de consumidores e de contas a receber permite que você tenha controle do que foi ou não recebido, ou seja, conseguirá controlar os clientes inadimplentes e os pagadores. Para que isso aconteça de maneira eficiente, é necessário manter essas informações atualizadas.

O mais indicado é que identifique aqueles consumidores que mantêm o pagamento das parcelas em dia e os clientes que têm mais dificuldade em cumprir com os acordos estabelecidos no ato da compra.

Quando você adota práticas como essa, terá maiores chances de disponibilizar estratégias e melhores condições para contornar esse tipo de situação. Portanto, o processo de cobrança deve começar pela organização da situação e informação dos clientes. Sem isso, será muito difícil estabelecer um padrão entre os consumidores de modo a identificar os devedores e possíveis inadimplentes.

Saiba abordar o cliente

Antes de cobrar, é preciso abordar o cliente. Esse é o momento que antecede a cobrança, por isso, deve ser feito de maneira adequada para que crie uma aproximação com o devedor e não o contrário.

Estar no seu direito de cobrar não significa que pode ser grosso e mal-educado, concorda? Para manter um bom relacionamento com seus consumidores é preciso tratá-los com a mesma empatia, simpatia, educação e atenção que teve quando ele entrou no seu estabelecimento ou quando foi vender algo.

Esse é um erro muito comum de empresários que estão desesperados para receber o que lhes é de direito. Contudo, além de correr o risco de ser processado, perderá o cliente e as chances de ele pagar o que deve serão mínimas.

Para abordar um consumidor inadimplente de maneira adequada, certifique-se de que você está entrando em contato no horário permitido. Além disso, seja respeitoso, informe-se sobre o débito antes da cobrança, não use tons acusadores e sempre mantenha a calma.

Ofereça vantagens para o pagamento em dia

Essa é uma alternativa que evitará ter clientes inadimplentes no seu negócio. Oferecer melhores condições ou vantagens para aqueles que fizerem os pagamentos em dia é uma estratégia que funciona como atrativo e incentivo para o consumidor.

Isso pode ser feito por meio de descontos nas próximas compras ou nas primeiras parcelas, cartões de fidelidade que acumulam pontos que podem ser trocados por algum brinde, por exemplo. Os sorteios de prêmios entre os clientes que pagam em dia também costumam ser bem eficientes nesse quesito.

Saiba negociar

Além de saber abordar o cliente inadimplente, é preciso aprender a negociar. Existem algumas estratégias que são fundamentais e eficazes nos momentos de negociação. O primeiro passo, é tentar receber uma parte das parcelas em atraso logo no primeiro contato. Dessa maneira você poderá aplicar a dica anterior nas próximas faturas e estará mais perto de receber o débito.

Depois, tente conhecer as propostas, atual situação do cliente e motivos do atraso. Afinal, é preciso que você entenda as condições de cada consumidor para que a renegociação seja eficiente. É possível que alguns compradores nem mesmo saibam o quanto devem, o que é mais um motivo para ter um cadastro atualizado e em mãos antes de fazer o contato.

O seu objetivo é receber o máximo do valor atrasado no menor tempo possível e, ao mesmo tempo, é preciso transparecer que você quer ajudar o cliente a ficar livre daquela dívida.

Para lhe ajudar a seguir as estratégias acima, temos duas dicas que vão auxiliar bastante em seus processos. A primeira é o uso da tecnologia e a segunda a ajuda de um contador. A tecnologia, ou os softwares de gestão de cobrança, é uma forte aliada para manter o seu cadastro de clientes em dia e ter mais eficiência na sua gestão, já que um contador pode lhe auxiliar na organização das suas contas a receber, a pagar e aconselhar quanto às melhores estratégias para as finanças do seu negócio.

Disponibilize alternativas

Sabemos que os momentos de crise são bem difíceis, não é mesmo? Com o atual cenário econômico, pessoas que nunca deixaram de pagar uma fatura sequer foram para a lista de clientes inadimplentes, e isso pode acontecer com qualquer um.

Nestes casos, em que o consumidor deseja pagar, mas não tem meios, é preciso ser um pouco mais flexível e uma das alternativas é oferecer algumas possibilidades e melhores condições para os pagamentos atrasados. Tarifas abusivas e juros altos não são eficientes para manter as parcelas em dia ou para assustar o público.

Sendo assim, diminua as taxas de juros ou tarifas adicionais, aumente o prazo ou até mesmo tente alterar o dia do pagamento. Além da diminuição dos juros, um exemplo que é muito praticado é o parcelamento da dívida. Se após entrar em contato com o cliente ele disser que ainda não tem condições de pagar o valor integral, ofereça a possibilidade de dividir o débito, de forma que você o receba, alivie o lado do consumidor e ainda, movimente o seu caixa.

Algumas práticas e estratégias simples facilitam que o consumidor possa efetuar o pagamento dos débitos e ainda cria uma aproximação entre a sua empresa e o seu público. Dessa maneira, ambos os lados saem ganhando.

A cobrança de cliente inadimplentes é um processo desagradável, porém, necessário. O relacionamento entre a sua marca e os consumidores é muito importante paras a fidelização do seu público e para o crescimento da sua empresa. Então, aposte em boas e eficientes técnicas de abordagem, sempre seja educado e ofereça boas condições para se prevenir dos pagamentos em atraso.

Precisando de ajuda profissional nas finanças do seu negócio? Então entre em contato conosco e conheça o nosso aplicativo que pode diminuir a taxa de clientes inadimplentes da sua empresa e ajudá-lo a receber dinheiro com mais profissionalismo.

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.