Capital semente: Saiba o que é e como aplicar

capital-semente--saiba-o-que-e-e-como-aplicar5259

Na hora de abrir um negócio, são diversas as dúvidas que surgem quando o assunto é empregar dinheiro para a implantação do empreendimento, principalmente no caso das startups. Uma das grandes aflições do empreendedor é saber até quando o próprio capital deverá servir de fomento para uma nova ideia de produto ou serviço. Hoje, explicaremos o conceito de capital semente, como ele é investido, a sua relação com startups, quando ele deveser usado e os seus benefícios.

O que é Capital Semente? Compreenda melhor até que ponto o empreendimento pode caminhar sem a ajuda de patrocinadores e financiadores!

O que é Capital Semente?

O Capital Semente é o dinheiro disponibilizado, normalmente, pelos próprios fundadores dos empreendimentos, para iniciar um negócio que, na maioria das vezes, é uma startup. Ele pode ser proveniente de familiares, amigos e outras fontes, que possuem como única garantia a confiança no projeto.

Portanto, pode se chamar de “investimento de alto risco”. A grosso modo, podemos dizer que é aquele capital que dará condições para que a startup dê os seus primeiros passos antes de parecer algo viável para os investidores.

Como fazer o uso do Capital Semente?

Antes de definir corretamente o destino deste tipo de fundo, é necessário saber bem as diferentes fases de implantação de uma startup. Geralmente, são elas:

Estágio de concepção

Esta é a fase em que, normalmente, nem o projeto e tampouco as diretrizes do negócio estão  definidas. Mas já existe uma linha de pensamento inicial sobre as características dos produtos ou serviços envolvidos, assim como sobre a forma de comercialização e abordagem de potenciais clientes. Porém, ainda é o momento de compreender melhor o mercado e o comportamento dos concorrentes diretos.

Estágio de desenvolvimento de protótipos

O conceito dos produtos ou serviços já se encontram relativamente prontos para os testes a serem realizados com um público limitado. A startup precisa contar com um número maior de colaboradores.

Estágio inicial

Quando os produtos ou serviços já começam a ganhar alguma projeção, ou seja, seus potenciais começam a ter alguma resposta e alguns clientes passam a se interessar pela marca. Neste ponto, os produtos e os processos estão sendo refinados para que o empreendimento se destaque no mercado, a startup passa a se preocupar com a sua expansão e uma equipe de trabalho começa a ser estabelecida.

Fase de crescimento

Neste ponto, o número de clientes aumenta, os processos estão mais desenvolvidos, a estrutura organizacional já se encontra mais sólida e a startup se demonstra pronta para uma expansão, devido ao aumento da rentabilidade. Normalmente, é quando os investidores e novos sócios são procurados.

Compreendido os estágios de desenvolvimento da startup, o Capital Semente deverá ser utilizado somente até o Estágio de desenvolvimento de protótipos, para que a viabilidade do negócio não seja comprometida. O fomento inicial não deverá ser grande,  dado os riscos assumidos ao colocar seu próprio dinheiro. Conte com a ajuda de pessoas próximas para abrir as portas do seu próprio negócio.

O que achou do nosso post de hoje? Não deixe de curtir a nossa página do Facebook e estar sempre por dentro das novidades!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.