O que é Cloud Computing e qual o tipo de nuvem ideal?

por Tecnologia

Publicado em 31 de outubro, 2016 | Atualizado em 5 de dezembro, 2023

A transformação digital se mostra cada vez mais presente nas rotinas empresariais. Uma das principais tecnologias utilizadas é o cloud computing ou, conforme a tradução, computação em nuvem. 

Mais do que uma mera tendência, a computação em nuvem se estabeleceu como um pilar fundamental para o crescimento de negócios. Ao integrar a computação em nuvem, a empresa agrega valor tecnológico, flexibilidade e eficiência em seus processos. 

Neste texto, vamos explicar como funciona o cloud computing, apontando todos os benefícios que ele pode trazer à sua empresa. Continue lendo! 

O que é um cloud computing?

Cloud computing é um modelo de prestação de serviços de computação pela internet. Neste modelo, os usuários podem acessar dados importantes ou aplicativos de forma remota, a partir de qualquer lugar e usando qualquer computador.

Como funciona o Cloud Computing?

O cloud computing funciona por meio da disponibilização de serviços pela internet. Isso significa que, ao invés de manter servidores e equipamentos, os usuários têm acesso remoto a recursos de armazenamento, processamento e softwares ligados à nuvem.

No Asaas, por exemplo, todo sistema de gestão financeira é feito por meio da integração em nuvem. Por meio de senhas e chaves de acesso, você pode analisar os dados da sua gestão a qualquer momento, garantindo segurança e praticidade na empresa.

Quais são os tipos de cloud computing?

Como veremos a seguir, o tipo de nuvem ideal depende do tipo de dados com os quais a empresa trabalha. Observe a descrição dos três modelos e veja qual deles se encaixa melhor nas necessidades da sua empresa:

1. Nuvem pública

A nuvem pública é a forma mais popular de tecnologia em nuvem. Ela permite que os usuários utilizem o ambiente virtual por meio de servidores ligados à rede pública

Para garantir a segurança das informações, cada usuário tem seu nível de acesso, permitindo que apenas os autorizados acessem os dados armazenados.

Na nuvem pública, os arquivos ficam acessíveis para qualquer dispositivo conectado à web. Neste caso, são cobrados apenas os recursos utilizados, tornando os custos mais previsíveis

Quando uma nuvem pública é recomendada?

A nuvem pública é indicada para hospedar plataformas de desenvolvimento de software (Platform as a Service, ou PaaS). Ou ainda, para utilizar sistemas no modelo SaaS (Software as a Service).

2. Nuvem privada

A nuvem privada é aquela onde são disponibilizados serviços específicos, que só podem ser acessados dentro da sua própria rede. Em outras palavras, uma rede que atende somente uma empresa, suas filiais e unidades ligadas ao seu servidor.

Ao contrário de uma nuvem pública, o objetivo da nuvem privada não é vender recursos as a service. Seu objetivo é explorar os benefícios da arquitetura de nuvem mantendo o controle interno dos serviços.

Neste caso, a nuvem privada pode ser formatada com a infraestrutura própria da empresa ou contratando um provedor externo, que será integrado ao sistema.

Quando uma nuvem privada é recomendada?

O modelo de nuvem privada é indicado a empresas que lidam com dados considerados muito sensíveis. Informações pessoais de clientes, colaboradores ou da própria empresa, podem ser considerados dados que merecem mais cuidados.

3. Nuvem híbrida

A nuvem híbrida é a mescla dos dois tipos das nuvens públicas e privadas. Empresas que utilizam essa opção podem manter os acessos restritos na nuvem privada, enquanto aproveitam a escalabilidade e os serviços da nuvem pública. 

Essa abordagem oferece flexibilidade, segurança e controle do sistema da empresa, colaborando com a otimização de tempo e custos.

Quando uma nuvem híbrida é recomendada?

A nuvem híbrida é recomendada para empresas que desejam combinar segurança e flexibilidade em seus acessos. É recomendada para organizações que desejam equilibrar requisitos específicos de segurança em meio a troca constante de informações.

Quais são as vantagens da computação em nuvem?

A computação em nuvem revolucionou a tecnologia utilizada para a gestão e armazenamento de informação. Dentre as maiores vantagens que esse serviço pode oferecer, estão:

Redução de custos com infraestrutura

A adoção da computação em nuvem possibilita que empresas reduzam os custos associados à aquisição, manutenção e atualização de infraestrutura física. Afinal, você paga apenas pelos recursos utilizados, resultando em economia operacional.

Economia do espaço

A computação em nuvem elimina a necessidade de espaços físicos de armazenamento, como salas e gavetas. Ao migrar para ambientes virtuais, as empresas otimizam o uso da estrutura da empresa, liberando áreas ocupadas por equipamentos.

Centralização da informação

A nuvem oferece uma plataforma centralizada para armazenar e gerenciar dados. Isso simplifica o acesso às informações, promovendo uma comunicação eficiente entre os setores. Com a centralização, a empresa terá uma gestão integrada e segura dos dados.

Quais são os principais serviços de Cloud computing?

A computação em nuvem oferece uma variedade de serviços que atendem às diferentes necessidades das organizações. Entre os modelos de serviço com maior destaque, temos:

PaaS (Plataforma como serviço)

O PaaS é uma “plataforma pronta” para construir e gerenciar aplicativos. Geralmente, é utilizada por desenvolvedores para a construção de software, o PaaS facilita os detalhes complicados de infraestrutura, como servidores e linguagens de programação. 

Assim, o programador se concentra apenas no desenvolvimento do aplicativo, enquanto o provedor de nuvem cuida da parte técnica. 

IaaS (Infraestrutura como serviço)

O IaaS oferece uma “infraestrutura virtual” pela internet, dando às empresas acesso à infraestrutura sem a necessidade de possuir e manter hardware físico. Ele inclui serviços como servidores virtuais, armazenamento e redes. 

Dessa forma, em vez de adquirir servidores físicos, é possível alugar servidores virtuais, como espaço de armazenamento. Isso significa que você não precisa lidar com a complexidade de hardware físico, como manutenção, atualizações e expansões.

SaaS (Software como serviço)

O SaaS disponibiliza aplicativos de software pela internet. Porém, em vez de instalá-lo no computador, você o acessa pelo navegador web, tornando o processo mais acessível e flexível.

O Base by Asaas, por exemplo, é um software de gestão financeira completo para empresas. Com ele, é possível cuidar do financeiro da sua empresa, criar propostas comerciais, organizar o estoque e emitir notas fiscais. Tudo em um único sistema.

Conheça todos os produtos que o Base by Asaas, o ERP SaaS, pode oferecer para sua empresa!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.