Conheça o melhor software de cobrança para a sua empresa

por Gestão de cobranças

Publicado em 13 de março, 2018 | Atualizado em 29 de janeiro, 2024

A tecnologia possibilitou a otimização do tempo em diversas atividades administrativas. A automação da gestão de cobrança é um exemplo disso. Ter um software de cobrança completo e compatível com as necessidades da sua empresa pode ser um grande diferencial no mercado.

Automatizando esses processos, seus clientes terão uma maior agilidade no atendimento, assim como seus colaboradores poderão dedicar mais tempo às tarefas mais relevantes para a empresa.

Por isso, antes de integrar um sistema de cobrança na sua empresa, é importante entender quais as principais ferramentas que ele deve ter e como elas funcionam. Desta forma, você conseguirá escolher o melhor software de cobrança para sua empresa. Continue a leitura!

Quais recursos o melhor software de cobrança precisa ter?

Na hora de escolher o melhor software de cobrança para sua empresa, busque por recursos que vão facilitar ao máximo sua gestão financeira. Procure por empresas de tecnologia que prezem pela resolução de seus problemas, assim como o Asaas.

O Asaas é uma conta digital para pessoas jurídicas, que apresenta diversas ferramentas de gestão financeira. Entre todos os produtos oferecidos pela empresa, está o software de cobrança. 

Asaas: conta digital com recursos completos para gestão de cobrança

O Asaas tem o objetivo de facilitar a gestão financeira por meio de uma conta digital para empresas. Hoje, a fintech conta com aproximadamente 100 mil clientes, colaborando com o pagamento de mais de 81 milhões de cobranças.

Dentro da gestão de cobrança automatizada, a empresa conta com diversos recursos que podem ser utilizados para a otimização e automatização do trabalho. Abaixo, vamos te apresentar as melhores ferramentas desse software. Acompanhe:

Receber pagamento após o vencimento

Com o software de cobranças do Asaas, você consegue receber o pagamento mesmo após o vencimento da fatura. Esse recurso permite que você emita suas cobranças apenas uma vez, sem a necessidade de emitir uma nova toda vez que seu cliente não conseguir efetuar o pagamento.

Caso você não queira essa opção, é possível bloquear o pagamento de cobranças vencidas.

Aplicar Juros, multa e desconto nas cobranças

Caso seja necessário, a plataforma também permite a aplicação de juros, multa e descontos em suas cobranças. Você pode adicioná-las tanto na hora de criação da fatura, quanto posteriormente, quando ela já foi emitida.

Além disso, é possível padronizar o cadastro para que todas as cobranças sejam emitidas com a mesma configuração (todas com desconto ou todas com juros).

Adicionar arquivos na cobrança

Com o Asaas, também é possível anexar arquivos à cobrança. Esse recurso pode ser muito útil, principalmente para o envio de notas fiscais e contratos.

Os arquivos adicionados continuarão visíveis na fatura, para o seu cliente poder analisar cada documento.

Realizar protesto em cartório

Outra função disponibilizada é a de protesto em cartório. Com esse recurso, você será informado quando deve procurar um cartório para dar abertura ao processo, caso veja a necessidade de fazê-lo.

É importante ressaltar que não há um protesto automático, apenas o envio do aviso de quantos dias você deve esperar para tomar tal providência.

Fazer repasse entre cobranças

O repasse entre finanças é outro recurso disponível no Asaas. Ele pode ser utilizado em situações onde o seu cliente efetuou o pagamento da cobrança errada, por meio do boleto bancário, da transferência ou do depósito.

Caso a cobrança tenha sido paga via Pix, não será possível realizar esse repasse.

Quais são os tipos de cobrança emitidas pelo Asaas?

Quando se trata de cobrança, é importante que sua empresa apresente várias formas de receber o pagamento. Desta forma, fica mais fácil para o cliente conseguir quitar a dívida, utilizando o meio de pagamento que seja mais viável para ele naquele momento.

Para trazer essa facilidade para o seu negócio, você precisa encontrar o melhor software de cobrança no mercado, que disponibilize ferramentas e recursos que facilitem sua gestão financeira.

O Asaas disponibiliza as formas de cobranças mais utilizadas pelo mercado. Assim, você não deixará de receber seus pagamentos e dará ao cliente uma melhor experiência de compra.

Além disso, com o Asaas você terá uma gestão financeira mais profissional e facilitada das suas cobranças, recebendo os valores das vendas e podendo controlá-las em um único local.

1. Cobrança por boleto

O boleto é o meio de pagamento mais comum no mercado. Para utilizá-lo no Asaas, não é cobrado mensalidade e nem taxa de cancelamento ou de emissão. Você só paga pela taxa de recebimento. Caso o pagamento não for efetuado, essa taxa não é cobrada

Além disso, o boleto Asaas também tem a opção de ser pago por meio do QR code, facilitando ainda mais o pagamento da fatura.

capa blog boleto qr code

2. Cobranças via Pix

O Pix é uma forma inovadora de pagar e receber suas cobranças. No Asaas, ele pode ser feito por meio do QR code estático ou dinâmico, exclusivo para cada transação

Você também pode personalizá-lo, colocando o valor total, a data de vencimento, os descontos, os juros e as multas para o caso de pagamento atrasado.

3. Cobranças via cartão de crédito e débito

O Asaas também aceita cobranças via cartão de crédito e débito, aplicando tarifas apenas nas cobranças pagas. Além disso, é possível vender nessas modalidades de forma online, sem a necessidade de um cartão físico

Confira as bandeiras:

  • Crédito
  • Visa, Mastercard, Elo, Discover, American Express e Hipercard.
  • Débito
  • Visa Electron e Mastercard Maestro.

4. Cobranças parceladas

Para colaborar ainda mais com suas vendas, existe a possibilidade de cobrança parcelada dentro da plataforma do Asaas

Esse modelo de cobrança é realizado quando o cliente quer dividir a dívida em parcelas, tendo um intervalo de 30 dias entre cada uma. Elas podem ser geradas com pagamento via boleto, Pix e cartão de crédito.

5. Cobranças por assinatura

A cobrança por assinatura ou cobrança recorrente, acontece quando há um vencimento de fatura na mesma data e valor durante um período selecionado (semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual). 

Essa forma de cobrança é muito utilizada para produtos vendidos em forma de streaming. Exemplos conhecidos desses serviços são Netflix, Spotify, Disney+ e similares.

Nesses casos, o Asaas cria assinaturas automaticamente conforme a periodicidade escolhida. 

6. Cobrança via link de pagamento

O link de pagamento é um recurso que permite a venda online, podendo ser compartilhado em diversos meios de comunicação, como sites, grupos de WhatsApp, Facebook, e demais redes sociais.

Ele possibilita que qualquer pessoa, em qualquer lugar, possa acessar o link e fazer o pagamento ou a doação desejada.

7. Cobranças para pagadores estrangeiros

No Asaas você consegue emitir cobranças para pagadores estrangeiros. Entretanto, para esse tipo de cobrança, é permitida somente a cobrança avulsa ou recorrente via cartão de crédito (internacional). 

Nessa modalidade, não é possível que o pagador efetue o pagamento via link de pagamento.

8. Cobranças via aplicativo

O Asaas pode ser uma ferramenta fundamental para o impulsionamento do seu negócio. Todas as formas de efetuar suas cobranças, listadas acima, podem ser feitas em apenas alguns cliques e em poucos segundos por meio de um aplicativo de cobrança

O Aplicativo do Asaas (Android e iOS) é completo e permite que você controle toda gestão financeira da sua empresa da palma da sua mão.

Organograma com os tipos de cobrança emitidas pelo Asaas. Boleto, link de pagamento, cartão de débito e crédito, parceladas, assinatura, via aplicativo, cobrança para pagadores estrangeiros e pix.

Como o software de cobrança do Asaas pode ajudar na redução da inadimplência?

Existem vários recursos que podem colaborar com a redução da inadimplência. Desde as estratégias de mensageria até mesmo a consulta e negativação no Serasa podem trazer grandes resultados para sua empresa.

Abaixo, vamos mostrar todas as ferramentas disponíveis dentro da plataforma do Asaas e quais suas respectivas funcionalidades. Confira:

Régua de cobrança

A régua de cobrança é uma ferramenta de gestão financeira. Ela tem o objetivo de reduzir a inadimplência, padronizar e organizar as etapas de cobrança da empresa. 

Basicamente, ela estabelece quando e como acontecerá cada etapa de cobrança, definindo cada um dos envios de lembretes.

Notificações automáticas antes e depois do vencimento

Por meio das etapas já estabelecidas, o Asaas tem um sistema próprio de envio de notificações de cobrança automáticas aos clientes, tanto antes quanto depois do vencimento da fatura.

Além disso, a cobrança é enviada em diversos meios de comunicação, para conseguir um contato efetivo com o seu cliente, garantindo o pagamento do seu produto ou serviço.

Notificações de cobrança via WhatsApp

Atualmente, o Whatsapp é um dos meios de comunicação mais utilizados no Brasil. Ele está presente em 99% dos celulares no país, sendo acessível para uso das empresas e clientes. 

Esse aplicativo pode ser útil em todas as fases do processo de cobrança online, tanto na cobrança preventiva (antes do vencimento) quanto na cobrança reativa (depois do vencimento).

Notificações de cobrança por e-mail

O e-mail também é utilizado pelo Asaas para encaminhar as cobranças. Esse método é mais tradicional e acaba sendo mais “formal” do que a ferramenta anterior. 

Entretanto, utilizá-lo pode ser tão eficiente quanto as mensagens, visto que a maioria das pessoas tem uma conta de e-mail.

Notificações via SMS

Enviar uma mensagem de cobrança por SMS é outra alternativa oferecida pelo Asaas para a cobrança de clientes. Entre as vantagens de usar esse meio está o fato de não precisar de internet para ser recebido, além de possibilitar uma mensagem curta e direta. 

Notificações por robô e voz

Outra modalidade disponibilizada pelo Asaas é a cobrança por voz após o vencimento. Nesse caso, o robô realiza uma ligação para o cliente, notificando as cobranças vencidas entre 1 a 30 dias após o vencimento.

Consulta e negativação Serasa

O Asaas dá a possibilidade de consulta do nome de seus clientes no Serasa. Isso permite que você faça uma avaliação prévia da saúde financeira de um pagador antes de realizar a venda.

Além disso, o Assas também permite a negativação do nome do cliente no Serasa, sendo uma opção para recuperação de cobranças em aberto.

Gestão de cobranças

O objetivo da conta digital Asaas é colaborar com a otimização do tempo dos empreendedores, automatizando ao máximo seus processos financeiros.

Com um sistema de cobrança eficiente, sua empresa poderá ganhar uma série de benefícios como a redução do tempo de resposta dos clientes, uma organização melhor das cobranças e relatórios gerenciais para melhorar a tomada de decisões.

Além do software gestão cobranças, quais recursos o Asaas oferece?

O Asaas é uma conta digital completa e feita especialmente para pessoas jurídicas. Além de ter o melhor software de cobrança, há outros recursos que visam tornar a gestão financeira mais fácil e dinâmica, colaborando com o crescimento das empresas.

Se você ainda não conhece os produtos e serviços oferecidos pela empresa, continue lendo:

Importação de outra plataforma

No Asaas, você tem a opção de importar os cadastros de cada um de seus clientes de outra plataforma. Para realizar a importação de cobranças, será disponibilizada uma planilha para a migração dos pagadores.

Esse recurso colabora com a otimização do tempo da sua empresa, tendo em vista que não será necessário refazer todos os cadastros dos clientes.

Registro e controle de recebíveis

O registro de recebíveis é uma regulamentação criada pelo Banco Central junto ao Conselho Monetário Nacional (CMN), que tem o objetivo de descentralizar e regulamentar os recebíveis de cartão de crédito no país

No Asaas, esses registros formam uma “agenda de recebíveis”, onde estará descrito todos os valores e as informações dos recebimentos previstos. 

Assim, as instituições financeiras poderão consultar essa agenda e compreender como é a movimentação financeira da empresa.

Esse recurso traz vantagens como: 

  • a antecipação das cobranças no cartão de crédito com outras instituições, sendo criada nela ou não; 
  • um maior controle sobre os seus pagamentos;
  • taxas mais atrativas;
  • ter as cobranças como garantia e facilitar a solicitação de empréstimos.

Antecipação de cobranças

A antecipação de cobranças é um limite de antecipação pré-aprovado em cadastros de pessoa jurídica (PJ) para cobranças pagas por meio de cartão de crédito e boleto.

Essa ferramenta tem o objetivo de agilizar, automatizar e padronizar a análise de risco para conceder o crédito. Não sendo necessário realizar análises complementares, já que as solicitações serão automaticamente aprovadas desde que o valor esteja dentro do limite.

Dessa forma, sua empresa poderá melhorar o fluxo de caixa e evitar dívidas com outras instituições e, ainda assim, realizar investimentos. 

API de pagamentos

Uma API colabora com a comunicação entre dois sistemas online. Ela possibilita que as mais variadas funções de um determinado site possam ser utilizadas em outra plataforma.

Os clientes Asaas podem utilizar a API para receber pagamentos online em plataformas de e-commerce ou outros sistemas de forma automática. 

Isso torna a venda mais prática, reduzindo o trabalho manual. A API do Asaas permite o cadastro de pagadores, criação de cobranças, pagamentos, emissão de notas, entre outras funções, tudo por meio da mesma plataforma.

White Label

Utilizando o White Label (ou Etiqueta Branca), é possível gerar cobranças em um site próprio, sem que os pagadores saibam que estão pagando por meio do Asaas.

Esse recurso é bastante usado por e-commerces ou aplicativos de intermediação de vendas, principalmente por trazer uma maior sensação de segurança aos compradores.

Split de Pagamento

O Split de Pagamento é uma funcionalidade que permite “dividir” valores recebidos por meio uma cobrança entre uma ou várias contas Asaas automaticamente.

Essa é uma modalidade utilizada, geralmente, por empresas onde há dois sócios ou esquema de venda conjunta, onde cada uma das contas envolvidas recebe uma porcentagem do valor total.

Integração com ERP gratuito

Um ERP para e-commerce garante uma gestão simplificada que permite investir mais tempo em ações estratégicas, além de oferecer uma série de benefícios que facilitam e otimizam o fluxo operacional.

No Asaas, ele é instalado na nuvem, assim não há necessidade de uma estrutura física para acesso. Isso significa que não é necessário investir em equipamentos robustos para fazer a instalação, já que é um sistema baseado em nuvem.

O Base é o ERP cloud do Asaas. O grande diferencial dele é o modelo de negócio. Diferente de outros ERPs, a cobrança é por transação realizada. Além disso, a gestão financeira pode ser feita de forma gratuita, com usuários ilimitados. 

Pagamento de contas

Toda empresa tem seus compromissos financeiros para cumprir, seja com o pagamento de colaboradores ou de fornecedores. 

A conta digital do Asaas ajuda sua empresa a realizar esses pagamentos, seja por meio de boletos ou pix, colaborando com o pagamento de despesas que integram a rotina financeira do seu negócio.

Cadastro de clientes

O cadastramento de clientes facilita o seu dia a dia. Ter as informações bem organizadas pode colaborar com a criação de estratégias e, ainda, otimizar o seu tempo.

Com essa prática, o planejamento da sua empresa se torna mais funcional, fazendo seus resultados mais efetivos, e ainda colabora em ações como: a divulgação de produtos, a identificação do público-alvo e a manutenção do relacionamento com seus clientes.

Fazer simulação de Vendas

Com o Asaas você também tem um espaço dedicado para realizar simulações de vendas

Assim, você pode entender como alguns métodos de pagamentos vão afetar seus ganhos, assim como criar estratégias para momentos de aumento de vendas – como o Natal ou a Black Friday.

Fazer emissão de Nota Fiscal

Você também pode emitir notas fiscais eletrônicas, conforme a modalidade e a necessidade da sua empresa. 

Essa função é essencial para estar em dia com as obrigações fiscais da sua empresa, feita de forma automatizada através do aplicativo e plataforma do Asaas.

Aplicativo com recursos exclusivos

O Asaas possui recursos feitos especialmente para a gestão financeira da sua empresa. 

Soluções como o Asaas Money ou o Base by Asaas são produtos exclusivos da marca Asaas e podem trazer grandes benefícios para o seu negócio.

Se você busca por inovação e segurança para a gestão financeira da sua empresa, sem perder tanto tempo nesse processo, venha conhecer o melhor software de cobranças para empresas. Assista o vídeo abaixo e crie sua conta no Asaas agora mesmo!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.