Como gerar 2ª via de boleto sem taxa

Poder pagar pelas compras realizadas por meio de boleto bancário é uma facilidade que boa parcela da população de consumidores brasileiros não deixa de usar. Seja para quem não tem acesso a cartões de crédito ou ainda para quem não deseja comprometer o limite do cartão com compras que podem ser pagas à vista, o boleto é sempre uma boa saída.

Contudo, há, sim, algumas situações desfavoráveis em relação ao pagamento por meio de boletos: quando eles vencem ou ainda quando, em alguma etapa do processo, são perdidos. Nesses casos, é preciso solicitar uma 2ª via para poder quitar a parcela em atraso, gerando, assim, juros, correções e, muitas vezes, taxas.

Dentre as taxas cobradas do consumidor na reemissão de boletos com prazo de validade vencido pode aparecer um valor referente à própria geração do novo boleto, cobrança que é considerada ilegal pelo PROCON. Mas será que há uma forma de gerar a 2ª via desse boleto sem taxa? Pois saiba que essa é, sim, uma alternativa, desde que se fique atento. Quer saber como?

Siga as orientações a seguir

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, os custos do processo de vendas são inteiramente do vendedor, não podendo ser repassados ao cliente por meio de taxas adicionais. Ou seja, a empresa não pode cobrar para regerar um boleto para o cliente.

Como nem todo mundo sabe dessa informação, há quem ainda pague pela emissão da 2ª via de boleto, arcando com uma despesa que deveria ser da empresa. Mas não seja você mais uma dessas pessoas, ok? Ao reconhecer uma cobrança indevida pela geração de uma 2ª via de boleto, entre imediatamente em contato com a empresa para que ela repare os valores e forneça uma fatura com os valores devidamente ajustados. Caso a organização se negue a fazer as alterações, entre em contato com o PROCON e a denuncie, além de exigir legalmente a restituição do seu dinheiro.

Viu como estar por dentro de seus direitos e deveres faz a diferença até na hora de pagar pelo que deve? Então nada de aceitar cobranças indevidas mais! Acione os responsáveis e faça seus direitos valerem!

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.