Como gerar leads para sua startup de SaaS

startupA busca pelo sucesso de uma startup é determinada por inúmeras variáveis. Qualidade do time, qualidade do produto, valor entregue, inovação, preço e, claro, capacidade de gerar contatos, os leads. Eles são usuários que passaram pelo seu produto e deixaram suas informações para obter seu conteúdo, alguma ferramenta no seu site, fazer um pedido ou qualquer ação relevante que esteja ligada ao que você oferece. Os leads são clientes em potencial.

Para startups de software as a service esse fator ganha uma importância maior. Isso porque as taxas de conversão de usuários gratuitos para clientes pagantes é muito pequena. A média fica em torno de 2%, chegando a 5% em casos muito raros. Então, para conseguir manter as finanças da empresa em dia é necessário atingir muitas pessoas com a sua solução.

Gerar leads não é um grande mistério, basta saber direcionar os esforços para o alvo certo. Além de oferecer uma solução inovadora na área de SaaS, você deve conta com conhecimento na área de marketing online. Abaixo listamos algumas dicas para ajudar no processo.

Use o marketing de conteúdo

Apesar do marketing de conteúdo ainda sofrer resistência em algumas empresas, por se tratar de uma estratégia que dá resultados a médio e longo prazo, ela é a melhor forma de se criar leads engajados com a sua marca.

Através da criação de conteúdo, como e-books e whitepapers, você pode capturar os dados dos seus usuários exigindo o preenchimento de um pequeno formulário para liberar o download. Em geral, isso não será mal visto já que você está entregando um item de valor a eles. Apenas preste atenção em criar conteúdo de qualidade, que agregue algo relevante para o seu cliente.

Outra vantagem do marketing de conteúdo é posicionar sua empresa como referência no seu setor ou em um determinado diferencial competitivo, como tecnologia ou vendas. Mesmo se tratando de uma estratégia de longo prazo, esse reconhecimento criará mais leads.

Mídias sociais na criação de leads

As mídias sociais modificaram a forma como as empresas se relacionam com os clientes e isso teve impacto na geração de leads. Ter uma base grande de seguidores significa que mais pessoas serão impactadas quando você lançar um produto, por exemplo. Mas isso não significa que tudo acontecerá sem esforços.

Ter um planejamento para as mídias sociais é fundamental na geração de leads relevantes. Além de criar conteúdo é preciso conversar com os seus seguidores. Manter esse diálogo é o que fará a diferença na sua base de potenciais clientes.

Compra de leads

As duas formas que descrevemos acima são formas orgânicas de geração de leads, ou seja, servem para planejamentos de médio e longo prazo. Mas é possível atrair leads através de ações de curto prazo.

A forma mais popular são anúncios do tipo AdWords ou Facebook Ads. Apesar dos dois terem objetivos semelhantes, o AdWords é mais indicado para gerar leads diretos, já que você pode direcionar um usuário para o seu site após ele ter feito uma busca pelo seu produto (ou por palavras-chave relacionadas ao seu core business). Por outro lado, há também o Facebook Ads, cuja principal vantagem é conhecer profundamente os interesses do usuário e oferecer maior segmentação.

De qualquer forma, os dois exigem um investimento financeiro muitas vezes não disponível para uma startup. E por isso é importante que todo empreendedor tenha um planejamento sobre obtenção de leads desde o primeiro dia de atuação e do desenvolvimento do produto. Isso, aliado à qualidade do time, das funções do produto e da precificação, vão promover o sucesso da sua startup SaaS!

banner_rodape

Banner ASAAS

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.