Como um aplicativo é capaz de reduzir a inadimplência dos clientes?

como-um-aplicativo-e-capaz-de-reduzir-a-inadimplencia-dos-clientes.jpeg

 

Todo dono de negócio, principalmente os autônomos, pequenos e micros empresários, já se encontrou em uma situação chata de cobrança com seus consumidores. É um momento desagradável para ambos os lados, porém há formas mais eficientes de reduzir a inadimplência dos clientes.

Uma delas está no uso de aplicativos para ajudar nas cobranças. Eles melhoram sua tomada de decisão por ser uma ferramenta muito eficiente para essa tarefa. Algumas de suas funções incluem: gerar os boletos, fazer o perfil do cliente e ainda mandar notificações de atraso.

Ficou interessado? Então, confira os principais benefícios que esses aplicativos vão trazer para o seu negócio!

Promoverá o seu conforto e o do cliente

Empresas inovadoras e que ficam sempre atentas às tecnologias para mercado são bem vistas por seus parceiros de negócio e seus consumidores. Afinal, a tecnologia traz uma série de benefícios que os métodos antigos, apesar de eficientes, não tinham.

Empresários autônomos, donos de pequenas ou microempresas, geralmente não têm uma grande equipe de funcionários para auxiliar em cada setor dentro do negócio. Assim sendo, o tempo passa a ser considerado um importante recurso, dividido entre atender ao público e organizar a empresa.

Ao adotar aplicativos de cobrança, facilmente você reduz a inadimplência dos clientes, pois o empreendimento ganha uma imagem de moderno e interessado no futuro, entregando mais valor. Além disso, a sua organização financeira se torna mais rígida e promove cada vez mais o seu tempo.

Reduzirá o custo de cobrança

Cobrar um débito antigo de um cliente é, além de desagradável, custoso para a empresa. É preciso entrar em contato com o devedor e encontrar a melhor saída para ambas as partes. Esse processo, geralmente, requer um custo financeiro para organização.

O maior gasto envolvido nesse tipo de relacionamento com o cliente é o psicológico, afinal, se o consumidor se sentir invadido ou insultado, pode cortar negociações com o seu negócio.

Esse tipo de cenário não acontece quando se usa o aplicativo, pois ele ajuda nessa abordagem para que aconteça de forma natural, utilizando notificações por e-mail ou mensagens no celular. Desse modo, o pedido de cobrança se torna cada vez mais amigável.

Aumentará a velocidade do retorno

Geralmente, pequenos empresários não possuem muito tempo disponível para organizar devidamente seu plano de cobrança. Logo, acabam deixando de lado a tarefa de avisar aos clientes inadimplentes — apenas para evitar ser chato ou inconveniente com o consumidor.

Esse tipo de erro de direção é gravíssimo num pequeno negócio, pois construirá nos seus clientes uma cultura de impunidade cada vez mais comum. Para reduzir a inadimplência de seus compradores, você deve mostrar que seu trabalho tem seriedade e que o valor devido precisa ser pago.

Com o aplicativo de cobrança, a agilidade nesse processo aumentará, afinal a ferramenta vai lembrá-lo quando alguma tarifa estiver perto do vencimento. Assim, você terá sempre sua organização financeira em dia, sem gastar muito do seu tempo.

Organizará melhor sua carteira de clientes

Geralmente, empresários autônomos fazem sozinhos sua gestão financeira; por isso, cometer algum erro no momento de passar tudo para o lápis pode ser bem comum. Quando isso acontece, o empresário pode terminar cobrando uma tarifa de um cliente não devedor.

Dessa forma, se o dono do negócio cobra de um consumidor adimplente, esse acidente pode fazer com que ele não volte a negociar com a empresa. Outra possibilidade seria esquecer de anotar aquele cliente que realmente está devendo, gerando prejuízo.

Para evitar esse cenário constrangedor e prejudicial, tanto para o empresário quanto para o consumidor, os aplicativos possuem ferramentas para minimizar os acidentes. Eles organizam sua carteira de clientes e mostram a situação de pagamento de cada um deles.

Receberá relatórios periódicos

Adotar um aplicativo para fins de cobrança pode substituir boa parte de suas tarefas durante o momento de organização financeira. A ferramenta é multifuncional e, além de promover um controle superior ao da produção manual, também gera relatórios para o empresário.

Assim, o relatório gerado vem com todas as informações necessárias que o dono do negócio precisa ter para tomar alguma decisão. Isso permite que o empresário elabore seus planos com mais segurança. Confira algumas informações que você receberá:

  • quantidade de clientes que já fizeram o depósito;
  • quantidade de consumidores que faltaram com a promessa;
  • total da quantia de inadimplência;
  • datas de pagamento.

Implantará praticidade para reduzir a inadimplência dos clientes

Provavelmente, você, como empresário, já deve ter confundido ou perdido o rumo ao tentar manter o registro dos clientes que estão em dívida. Isso acontece com mais frequência em pequenas empresas, onde o dono fica encarregado de fazer a controladoria geral.

Diferente do que a maioria imagina, o uso dos aplicativos não é de forma alguma um “bicho de sete cabeças”. Praticidade é a palavra-chave para viabilizar as tarefas do dia a dia do seu negócio, e assim aumentar sua renda no final de cada mês.

Ao fazer o download de qualquer aplicativo, você terá acesso a informações precisas de como utilizá-lo. Suas ferramentas são autoexplicativas, para que o empresário use de forma prática e esteja atento às informações de seus clientes.

Eliminará as desvantagens de métodos antigos

Por se tratar de um investimento novo dentro da sua empresa, as formas antigas de controle vão ser desnecessárias. Você poderá desocupar o espaço da papelada e eliminar o retrabalho em longas planilhas.

Existe uma vasta quantidade de opções diferentes para que usuário escolha aquela que melhor se adapte ao seu perfil. De maneira geral, as vantagens que eles oferecem são basicamente as mesmas, mudando uma ou outra ferramenta.

A armazenagem no programa é leve, e geralmente você encontra esse tipo aplicativo gratuitamente para baixar. Confira alguns aplicativos que você pode encontrar no mercado, disponíveis em Android, IOS ou computador:

  • Asaas;
  • Controle de Vendas;
  • Meus pedidos;
  • Evernote;
  • Agendor.

O empresário visionário não pode ficar refém da falta de compromisso dos consumidores. O uso do aplicativo é sem dúvida uma maneira excelente para reduzir a inadimplência dos clientes e criar parâmetros organizacionais muito mais práticos e eficientes.

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter para se manter atualizado e ampliar os seus negócios!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.