Conheça os benefícios de ferramentas para prestadores de serviços!

A rotina de quem trabalha com prestações de serviços é muito corrida: é preciso atender aos clientes, cumprir as obrigações e ainda cuidar da parte burocrática. Com apenas 24 horas no dia, parece difícil dar conta de tudo, porém, existem recursos tecnológicos que são grandes aliados.

Os recursos de tecnologia tornam automáticas várias tarefas e permitem que você foque no que é importante. A rotina fica otimizada e os resultados, melhores. Ao final do dia, é mais fácil cumprir todas as obrigações.

A seguir, veja 7 ferramentas para prestadores de serviços e conheça seus benefícios!

1. Organizador de tarefas

Entre quem presta serviço, é comum a sensação de que há muito a ser feito e pouco tempo. O dia parece ter menos horas do que o necessário, mas isso pode ser fruto da falta de organização. A dica, então, consiste em recorrer aos organizadores de tarefas. Eles são elementos que ajudam a criar listas de coisas que devem ser feitas ao longo do dia, da semana e até do mês. — ou seja, são uma espécie de agenda virtual.

Por meio desses recursos, em apenas alguns toques já dá para saber o que cumprir em cada dia, quais clientes visitar ou quais etapas merecem prioridade. Ao final, você não fica com a sensação de que poderia — ou deveria — ter rendido mais. Também é um jeito de não se esquecer do que ainda deve ser feito.

2. Computação na nuvem

Durante muito tempo, os aplicativos e programas só funcionavam em um computador. Se você instalava um software em uma máquina, não poderia usá-lo em outros — era preciso instalar de novo. A conexão com o celular, então, era impossível e cada elemento tinha o seu próprio lugar.

Nos últimos anos, surgiu a computação na nuvem. De forma simplificada, ela funciona a partir do envio dos dados para uma “nuvem”, como se fosse um estoque da internet. Quando você solicita aquelas informações, elas são mostradas quando e onde estiver. Então, é possível adicionar um dado no computador e, depois, ver esse mesmo arquivo no celular, por exemplo.

Usar ferramentas para prestadores de serviços com essa característica é muito benéfico. Afinal, é preciso se locomover para atender aos clientes em vários locais. Ao poder carregar consigo todas as informações necessárias, é mais fácil executar as tarefas.

Esses recursos servem, por exemplo, para enviar fotos ou arquivos e guardar uma cópia de segurança. Também é possível fazer anotações, armazenar documentos ou mesmo cuidar da gestão de clientes.

3. Aplicativo de notas

Por falar nisso, é essencial poder realizar anotações ao longo do serviço. Às vezes, você precisa se lembrar da necessidade de comprar uma peça específica para o cliente. Em outras oportunidades, é fundamental ter o valor daquele orçamento para que as contas fechem no final do mês.

No entanto, carregar papel e caneta parece ultrapassado, certo? E é! Em vez disso, o melhor é poder contar com a tecnologia. Os aplicativos de notas são excelentes aliados e permitem a reunião de dados, ideias e informações importantes para o seu trabalho.

Alguns têm apenas texto, como os que vêm com o celular. Porém, outros deixam incluir fotos, vídeos, listas e até alarmes. Como resultado, fica mais fácil acompanhar a sua rotina corrida.

4. Sites para consulta de CPF e CNPJ

Sabe quando você não tem certeza se é uma boa ideia parcelar um serviço para um cliente? Ou quando não consegue analisar se a empresa vai pagar tudo em dia? Não dá para prever o futuro, mas é possível se basear em dados para tomar boas decisões. A partir da consulta de CPF/CNPJ, por exemplo, você sabe se o empreendimento ou pessoa está com dívidas ou se é boa pagadora.

Para facilitar a tarefa, portanto, nada melhor do que ter a ajuda de sites que favorecem essa consulta. Ao incluir os números do CPF ou do CNPJ é possível saber se é mesmo uma boa escolha prestar um serviço para aquele contratante.

Isso auxilia no planejamento financeiro, evita o temido calote e permite priorizar as obrigações. Afinal, fica muito mais simples dar prioridade em quem demonstra o melhor histórico de pagamento.

5. Gerenciador de contatos

Fazer com que os clientes contratem várias vezes é importante. Afinal, as pessoas já conhecem o seu trabalho e é mais fácil obter um bom desempenho financeiro. Para chegar a esse efeito, é necessário conquistar a chamada fidelização.

A melhor forma de fazer isso é por meio do relacionamento. Estar próximo dos clientes, saber do que eles precisam e o que eles esperam é uma ótima tática para chegar ao sucesso. Ao mesmo tempo, não é nada fácil guardar dezenas de nomes, datas e endereços, não é?

É por isso que uma das ferramentas para prestadores de serviço é o gerenciador de contatos. Com esse recurso, é possível ter todas as informações relevantes sobre cada pessoa ou empresa. Assim, você pode ligar após algum tempo e perguntar se precisam de mais alguma coisa ou se tudo ocorreu bem — com um bom atendimento, a fidelização é favorecida.

6. Comunicadores instantâneos

Vários são os clientes que não gostam ou não têm tempo para fazer uma ligação. Há, também, aqueles que estão longe e que preferem um contato mais próximo, como por meio do vídeo para alinhar as expectativas.

Em ambos os casos, é essencial contar com os recursos de comunicação. Os comunicadores instantâneos são ótimas ferramentas para facilitar o contato e a interação com a pessoa mais importante para a sua atuação profissional: quem contrata.

Além de optar pelos mais usados, não deixe de contar com aqueles que permitem chamadas de voz ou vídeo. Com máxima conveniência, as pessoas demonstram satisfação com o atendimento.

7. Plataforma de gestão de dinheiro

Além de cuidar de todas essas etapas, é essencial ficar de olho nas finanças. A conta no final do mês tem que fechar e é preciso prestar atenção na movimentação para garantir a saúde da atuação, certo?

Nesse sentido, usar uma plataforma de gestão de dinheiro é a melhor pedida. Além de controlar as entradas e os gastos, é fundamental conseguir fazer boas cobranças. Afinal, não há nada pior do que ficar no vermelho por não ter cobrado um cliente ou pelo atraso no pagamento.

Com o ASAAS, você não precisa se preocupar com essas etapas. É possível enviar boletos e faturas por SMS ou e-mail, avisar sobre o vencimento e gerar a segunda via. Isso facilita o relacionamento, torna vários processos automáticos e garante um bom desempenho!

As ferramentas para prestadores de serviços ajudam a unir a tecnologia à rotina. Como resultado, é muito mais fácil garantir que as suas tarefas sejam cumpridas com alta qualidade.

Ficou interessado? Entre em contato com a ASAAS e veja como podemos ajudá-lo!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.