Conheça os diferentes tipos de coaching e escolha o ideal para você

conheca-os-diferentes-tipos-de-coaching-e-escolha-o-ideal-para-voce3601

Todas as pessoas procuram um roteiro para suas vidas. Para uma vida organizada e feliz, é necessário fazer escolhas, tomar decisões, seguir rumos certos.

Todos têm sonhos e desejos e pretendem alcançá-los, mas nem sempre é fácil fazer isso sozinho, sem orientação adequada. Para isso, existe uma metodologia relativamente recente aplicada por profissionais especializados.

A metodologia é o coaching, o profissional que a aplica se chama coach e o cliente (aluno) é o coachee. Coaching é um termo inglês e significa “treinamento”. Não é uma metodologia exata, mas bastante adaptável a diferentes áreas da vida humana, podendo ser aplicada com muita eficiência.

Quais os diferentes tipos de coaching? Escolha aquele que mais se adéqua às suas necessidades e desejos!

Coaching de vida

É o tipo de coaching mais abrangente, envolvendo aspectos variados da vida do ser humano. O coaching de vida é fundamental para o desenvolvimento pessoal.

Ele ajuda o cliente a superar obstáculos, a vencer seus medos e sua insegurança, a conquistar autoconfiança. Por ele, será possível definir objetivos e metas, conhecer-se melhor, desenvolver e usar suas capacidades.

É um longo processo de autoconhecimento, de questionamentos e de busca de respostas mais concretas. O coach vai orientar o coachee a trilhar seu próprio caminho e, assim, ele mesmo encontrará respostas para suas dúvidas e soluções para seus problemas.

Coaching de carreira

Sua finalidade é ajudar as pessoas a evoluírem em sua carreira ou a abraçarem uma. O profissional ajudará seu cliente a descobrir a profissão ou atividade mais adaptada ao seu perfil e ambos traçarão estratégias para atingir determinados alvos.

O tipo de coaching de carreira é muito procurado por jovens que ainda estão indecisos quanto ao rumo que darão à sua vida profissional. Mas profissionais experientes também procuram o auxílio do coach de carreira para tomar decisões mais sérias, como sair de um emprego para outro, aceitar ou não um cargo diferente (que pode, inclusive, ser mais elevado, como um cargo de chefia ou direção).

A escolha de um curso para prestar vestibular também pode ser motivo para jovens buscarem o auxílio desse profissional. Pessoas que se afastaram de suas atividades e que pretendem retornar ao mercado de trabalho também podem buscar seu apoio.

Coaching de relacionamento

Destinado especialmente a casais. O casal se conhecerá melhor, cada um aprenderá a enxergar e aceitar os defeitos de seu parceiro.

Dessa forma, conseguirão aprimorar seu relacionamento, melhorando a afetividade mútua. O coach orientará, da melhor forma possível, o casal a enfrentar as dificuldades e os conflitos da vida, gerados pela convivência, pelas finanças e pelos filhos. O objetivo é fortalecer os vínculos entre ambos, estimulando-os a vencerem, em conjunto, os percalços e trabalharem unidos para atingirem suas metas.

Coaching de negócios

Esse tipo de coaching procura ajudar empresários a desenvolverem estratégias que sirvam para o crescimento do seu negócio. Em especial, pequenas, micro e médias empresas procuram orientação do coach para compreender melhor os mecanismos de sua empresa e melhorarem sua gestão.

O tipo de coaching de negócios favorece não somente o dono da empresa, mas todos os que fazem parte dela. Ele diagnostica a situação atual da empresa, os seus objetivos e procura organizar os processos para que seja possível alcançar resultados positivos. Para chegar ao objetivo final, é preciso passar por etapas e por metas intermediárias — e o coach buscará, junto com seu cliente, a melhor forma para fazer isso.

Coaching financeiro

Sua finalidade é oferecer orientação especializada, visando a conquista de melhores resultados nas finanças pessoais e profissionais. Com o treinamento necessário, o coachee poderá desenvolver um planejamento eficiente, capaz de restabelecer suas finanças, elementos fundamentais para a sobrevivência da empresa e para o controle do orçamento familiar. Aplicando o tipo de coaching financeiro, é possível utilizar ferramentas valiosas que identificam falhas no fluxo de dinheiro, descobrem os setores em que é preciso investir mais, determinam o melhor momento para usar os recursos e garantir melhores rendimentos.

Coaching de vendas

Método de treinamento voltado exclusivamente para as vendas. Aproveitando indicações dos tipos de coaching de negócios e do financeiro, o coach de vendas estimula o cliente a construir soluções que se adequem às necessidades de sua empresa.

O coachee poderá não somente aproveitar estratégias de vendas já existentes e aprimorá-las, mas inventar suas próprias técnicas. O profissional reunirá todas as informações necessárias para a melhor compreensão do ambiente onde o cliente atua, do perfil do próprio consumidor e dos padrões comportamentais que predominam na empresa (envolvendo funcionários e consumidores).

É uma forma de aumentar o desempenho comercial e competitivo da empresa, visando o desenvolvimento, a aplicação e a criação das melhores técnicas do mercado. O tipo de coaching de vendas pode ser aplicado tanto em uma organização quanto em um indivíduo.

Coaching de liderança

O tipo de coaching de liderança tem, por finalidade principal, desenvolver e formar líderes, profissionais capazes de gerir negócios e pessoas, conduzindo os processos para a conquista do objetivo almejado. O profissional buscará desenvolver no cliente competências comportamentais de liderança. Também é um processo de autoconhecimento em que o líder deverá:

  • Estabelecer metas e objetivos bem definidos;
  • Trabalhar estratégias;
  • Conhecer a fundo as características de sua função, cargo e empresa;
  • Aperfeiçoar ao máximo seu desempenho profissional;
  • Potencializar qualidades e talentos;
  • Descobrir suas principais falhas, limitações e corrigi-las;
  • Influenciar de forma direta sua produtividade e a de seu setor;
  • Administrar melhor seu tempo;
  • Reconhecer e aplicar seus valores e princípios, estando em harmonia com eles (lembre-se de que o líder ensina, acima de tudo, por seu próprio exemplo);
  • Desenvolver a tolerância (qualidade essencial de um verdadeiro líder);
  • Com suas atitudes, palavras e pensamentos, influenciar na aquisição dos melhores resultados.

O líder poder ser, tanto o proprietário de uma empresa quanto o chefe de um departamento, o professor de uma sala de aula ou um pai de família. A liderança pode ser encontrada em diversas áreas da vida humana.

Coaching executivo

Esse tipo de coaching é voltado aqueles que detêm poder e autoridade em uma empresa. São executivos que desejam aperfeiçoar sua capacidade de liderança e melhorar sua tomada de decisões.

De modo geral, essa pessoa não tem com quem falar sobre suas aspirações, dificuldades e dilemas e encontra no coach um profissional adequado para ouvi-lo e orientá-lo. Dessa forma, desenvolverá o planejamento estratégico com metas e objetivos mais definidos, tomará decisões com mais segurança e eliminará hábitos nocivos à produtividade da empresa. O tipo de coaching executivo é o desenvolvimento e a especialização do de liderança.

Qual deles se encaixa melhor em você? Pode optar por mais de um. Não deixe de fazer seu comentário e, para obter mais notícias sobre o tema, curta nossa página no Facebook!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.