Conheça os tipos de Startup e onde a sua se encaixa

Conheça_os_tipos_de_Startup_e_onde_a_sua_se_encaixa.jpg.jpeg

Muito tem se falado sobre o conceito de Startup e como os empreendedores podem colocar suas ideias em prática por elas. No entanto, o que não é muito falado é que existem vários tipos delas, com características e objetivos diferentes. Pensando nisso, resolvemos criar esse post para esclarecer melhor essa questão, explicando cada um desses tipos.

Qual é o tipo da sua Startup? Continue acompanhando o artigo e confira agora mesmo!

Small-Business Startup

Este é um dos tipos de Startup mais comuns no Brasil. Caracterizam-se por pequenos negócios gerenciados pelos próprios empreendedores.

Normalmente, o capital investido é proveniente de suas próprias economias ou empréstimos adquiridos. Normalmente, esse tipo de negócio não é projetado para crescer e se tornar muito rentável, mas para que o empreendedor possa se sustentar e continuar mantendo seu controle.

Contudo, este tipo de Startup é muito importante para a geração de emprego local. Alguns exemplos delas são: mercearias, cabeleireiros e carpinteiros.

Scalable Startups

Esse é um dos tipos de Startups que os empreendedores mais desejam desenvolver. Ao contrário dos pequenos negócios, esses são criados para crescer e futuramente ser adquiridos por um investidor ou disponibilizar ações na bolsa de valores.

Nesses casos, os empreendedores contratam colaboradores considerados brilhantes, que contribuem para que o negócio continue se expandindo mais. O Facebook é um excelente exemplo desse modelo de negócio.

Large-Company Startups

As grandes empresas, como neste caso, possuem ciclos de vida curtos. Aumentar a eficiência, reduzir custos e aprimorar processos já não é mais o suficiente para garantir sua sobrevivência no mercado. Isso quer dizer que é necessário inovar, criar novos modelos de negócio e novas estruturas.

Buyable Startups

Normalmente, este tipo de Startup é fundado com a ideia de colocar em prática um projeto ambicioso, que precisa de investimentos externos para se tornar viável e fazer o negócio crescer. Este termo — buyable — refere-se ao investimento recebido, na grande maioria, de alto risco, que permite a execução da ideia. Desenvolvedores de aplicativos web são um excelente exemplo deste negócio.

Social Startups

Enquanto o objetivo dos tipos de Startup escaláveis é crescerem e tornarem-se negócios milionários, a ideia por trás da criação de empresas sociais é desenvolver um negócio que impacte positivamente na sociedade, tornando-a um melhor lugar para se viver. Elas podem ser sem fins lucrativos, com fins lucrativos ou um misto dos dois modelos.

Lifestyle Startup

Esses modelos de negócio são criados por empreendedores que amam o que fazem e não buscam somente o dinheiro. Esses tipos de Startups permitem que seus donos vivam o seu sonho e estejam sempre motivados a trabalhar mais.

Um bom exemplo desse tipo de Startup é um profissional da área de sistemas de informação que cria uma empresa para desenvolver aplicativos para celular. Como podemos ver, existem diversas Startups que possuem objetivos bem diferentes uns dos outros. Conhecer seu negócio e saber em qual deles ele se enquadra é essencial para traçar estratégias e saber como conduzi-lo da melhor forma possível, maximizando os resultados.

O que achou desse artigo? Quer continuar por dentro das novidades que são postadas aqui no blog? Assine nossa newsletter e receba o conteúdo em primeira mão!

 

Banner ASAAS

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.