O que é CAC e como calcular o custo de aquisição de clientes?

por Comercial e Vendas

Publicado em 25 de outubro, 2013 | Atualizado em 19 de março, 2024

Para poder impulsionar o crescimento saudável do seu negócio, é importante estar atento às métricas de controle financeiro, assim como o Cálculo de Aquisição por Cliente.

Ao entender o que é CAC e como utilizá-lo na sua empresa, será possível ter uma visão ampla sobre os custos que a empresa tem e, assim, buscar novas estratégias eficientes.

Para te ajudar nesta tarefa, separamos este material completo sobre o CAC. Dessa forma, sua empresa poderá seguir um planejamento financeiro baseado em dados atuais e relevantes. Continue a leitura!

O que é CAC?

CAC é a sigla para custo de aquisição por clientes. É uma métrica que define quanto uma empresa está gastando para transformar um lead em um cliente.

Ter esse tipo de informação é extremamente importante para entender se as suas estratégias de crescimento e de vendas estão trazendo o resultado esperado

Assim, a empresa evita insistir em ações ou abordagens que não funcionam e, por meio da análise de desempenho, pode buscar novas formas de melhorar a taxa de vendas.

Qual a função da métrica CAC?

A função da métrica CAC é fornecer dados sobre os custos associados à aquisição de novos clientes na empresa. Isso inclui todos os custos relacionados às atividades de marketing, vendas e publicidade destinadas a atrair e converter novos clientes

A principal função do CAC é permitir que a empresa avalie a eficácia de suas estratégias e tome decisões informadas para otimizar seus investimentos.

O Custo de Aquisição por Cliente é uma métrica importante que pode ser utilizada para diversas finalidades empresariais. Por se tratar de um dado de desempenho, ele pode colaborar com:

  • Avaliação da eficiência de marketing e vendas: o CAC ajuda a entender a média de custo de aquisição de cliente, avaliando a eficácia das estratégias aplicadas.
  • Tomada de decisão informada: a métrica fornece dados para tomar decisões informadas, ajudando a empresa a alinhar suas estratégias com metas de receita e lucro.
  • Comparação com métricas: o CAC pode ser comparado com outras métricas financeiras para oferecer uma visão mais completa do desempenho financeiro e do retorno sobre investimento.
  • Identificação de oportunidades de otimização: monitorando o CAC, a empresa pode encontrar áreas para otimização, como ajustes em canais de marketing ou melhorias nos processos de vendas.

Lembre-se que: para utilizar o CAC de forma eficaz é preciso analisá-lo e compará-lo com outras métricas relevantes. Assim, você terá uma ferramenta valiosa para orientar as decisões estratégicas e melhorar o desempenho geral da empresa.

Qual é a diferença entre CAC e LTV?

O CAC e o LTV são métricas que se complementam. Eles ajudam sua empresa a entender seu próprio desempenho financeiro, facilitando a criação do planejamento financeiro. Para simplificar: 

  • CAC (Custo de Aquisição por Clientes): é a métrica que mostra a média de quanto uma empresa gasta para conseguir fechar uma venda.  
  • LTV (Lifetime Value): é a métrica que mostra a média de quanto uma empresa recebe de um cliente em cada situação de venda.

Nesse caso, para garantir o sucesso do seu negócio, é importante que as duas métricas estejam bem alinhadas. Assim, você evitar gastar mais do que está recebendo, garantindo a saúde financeira do caixa.

A imagem mostra o que é Lifetime Value e o cálculo do LTV.

Como calcular o custo de aquisição de cliente?

Para calcular o CAC sua empresa precisa ter bem definido todos os setores que são essenciais durante o processo de conversão de vendas. Geralmente, costumam entrar os times de marketing, vendas e operacional

A partir disso, é preciso definir quais investimentos foram feitos no período analisado com a intenção de captar leads e convertê-los. Basicamente, os fatores a serem considerados são:

  • Investimentos de marketing
  • Custos iniciais de captação e operacionais
  • Quantidade de novos clientes e prospects

Uma vez tendo calculado o quanto foi investido com esses setores durante a etapa de aquisição, você deve considerar quantos clientes chegaram no seu negócio durante o período observado. A partir desses dados, basta aplicar a seguinte fórmula:

  • CAC = (soma de investimentos para aquisição) / número de novos clientes
A imagem mostra como fazer o cálculo de CAC (Custo de aquisição de cliente) .

Ou, seguindo nosso exemplo:

  • CAC = (investimento em Marketing + custos iniciais de captação e operacionais) / novos clientes e prospects

Agora basta você pegar esse cálculo e cruzar as informações com outras métricas importantes para seu negócio, como o ROI, LTV e ticket médio.

Se ficar com dúvidas, leia o nosso conteúdo sobre como calcular o custo de aquisição de cliente.

Como reduzir o CAC?

Para melhor o CAC, você precisa compreender todos os gastos que sua empresa está tendo para conseguir atrair e reter seus clientes.

A partir dessas informações, você conseguirá cortar os gastos desnecessários e aumentar a eficiência das operações financeiras, reduzindo o valor do CAC.

Sendo assim, para melhorar o Custo de Aquisição por Cliente, você por aplicar as seguintes estratégias:

1. Conheça seu público-alvo

Compreender o seu público-alvo e criar persona é essencial para otimizar o Custo de Aquisição por Cliente (CAC). Quanto mais detalhadas forem as informações sobre o perfil dos seus potenciais clientes, melhor serão os resultados de suas campanhas.

2. Fortaleça seus relacionamentos

Invista em construir conexões duradouras com os clientes ajudando a aumentar o tempo de fidelidade. Essa relação faz com que a empresa reduza o CAC, tendo mais chances de receber recomendações positivas sobre o seu trabalho.

3. Atenção ao Pós-venda

O atendimento pós-venda é extremamente importante para a redução do seu CAC. É por meio dessa ferramenta que você entenderá qual o nível de satisfação do cliente e o que você pode fazer para mantê-lo em sua base.

Além disso, esse atendimento ajuda a passar confiança ao seu consumidor, o que facilita sua fidelização.

4. Tenha um sistema de controle financeiro eficiente

É importante investir em um sistema de controle financeiro eficiente e seguro, que atenda todas as necessidades da sua empresa. Assim, você terá certeza que os dados importantes para a análise do CAC serão verdadeiros, atualizados e organizados.

Um bom sistema de gestão financeira pode garantir a estabilidade da sua empresa, mostrando quais áreas do seu negócio precisam de mais investimento ou corte de custos.

O Asaas, por exemplo, oferece o controle financeiro por meio de diversas ferramentas facilitadoras, como sistema ERP, antecipação de recebíveis, cobrança automática, etc.

Se você ficou interessado em ter a melhor conta digital para empresas, faça seu cadastro agora mesmo!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.