Gestão de Leads: como transformar leads em clientes?

 

Para transformar leads em clientes, é preciso haver um processo de nutrição efetivo. Na gestão de leads, é importante considerar todas as etapas do processo de decisão pelo qual o cliente passa e desenvolver técnicas para abordá-lo de forma correta em cada fase.

Quer saber como transformar seus leads em clientes de forma mais eficaz possível? Então fique ligado nas dicas que daremos no post de hoje!

Faça a gestão de leads considerando cada etapa do funil

Antes de tomar a decisão de compra, o consumidor passa por diversas etapas. O processo se inicia quando ele tem seu primeiro contato com a sua empresa. Nesse momento, ele ainda está buscando informações sobre os produtos vendidos ou serviços prestados por você e por seus concorrentes. Em seguida, ele começará a avaliar suas opções, decidindo qual empresa é a que atende melhor suas necessidades, para só então fechar negócio.

É claro que esse processo nem sempre é tão linear, mas é comum que os leads caminhem por essas etapas até se tornarem efetivamente clientes. E, para que o processo de nutrição e conversão sejam eficientes, é interessante preparar conteúdos que acompanhem o cliente pela jornada, iniciando com materiais mais informativos e, aos poucos, passando para conteúdos mais focados na venda em si.

Use a automação de marketing para enviar os conteúdos

Ao chegar ao site de uma empresa pela primeira vez e se tornar um lead, o cliente começará a receber conteúdos. De acordo com seu interesse, ele escolherá quais conteúdos acessar. O trajeto varia muito de cliente para cliente e, conforme o volume de leads aumenta, se torna mais difícil para as empresas direcionar os conteúdos manualmente.

Nesse contexto, entra em ação a automação de marketing, que visa utilizar processos automatizados para guiar o cliente nesse caminho. Através dos cliques e das páginas acessadas, o software de automação identificará quais são os conteúdos ideais para cada pessoa, em cada etapa, enviando os e-mails adequados e tornando mais fácil o processo de nutrição.

Capriche nos conteúdos enviados durante a nutrição

É importante desenvolver textos, vídeos, infográficos e demais conteúdos de forma a pensar no que o cliente precisa e quer ler. Portanto, na hora de selecionar os temas e produzir o material, é importantíssimo garantir conteúdos muito atuais. Pesquisar quais são os termos de busca mais usados do setor em que sua empresa se encontra pode ser uma boa fonte de inspiração para encontrar esses temas. Outra dica importante é, uma vez definidos quais serão os temas abordados, investir na produção de conteúdos de qualidade.

Mensure sempre seus resultados

Pouco adianta investir em planejamento de marketing e em técnicas avançadas se a sua empresa está desenvolvendo táticas ineficientes. Por isso, é importante medir sempre os resultados de todas as estratégias adotadas. Isso ajuda a medir se o que está sendo feito de fato gera bons resultados ou se são gastos que podem ser cortados. Dessa forma, sua estratégia de gestão de leads pode melhorar constantemente, otimizando os investimentos da sua empresa.

Agora é com você! Comece já a colocar essas dicas em ação e melhore cada vez mais sua gestão de leads! E para aprofundar ainda mais seus conhecimentos, que tal dar uma olhada nesse outro post que preparamos em nosso blog sobre investimentos em marketing online que podem ajudar a sua empresa a crescer?

Banner ASAAS

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.