Marketing mobile: 7 vantagens para PMEs e autônomos

marketing-mobile-7-vantagens-para-pmes-e-autonomos.jpeg

 

Basta uma olhada ao redor para entender que os celulares entraram na nossa vida para ficar. E, com o advento da internet via smartphone, o acesso está cada vez mais útil e frequente. Segundo uma pesquisa da FGV, até o fim de 2017 o Brasil contará com mais de um smartphone por habitante, o que reforça a importância do marketing mobile.

Há estimativas, inclusive, de que mais de 70% dos brasileiros consideram o aparelho essencial no dia a dia. Por isso, não saem de casa sem eles. Alguns consideram o smartphone mais importante até que os próprios documentos pessoais! Então, não é de se estranhar que as ferramentas de atração de clientes via celular se desenvolvam com tanta rapidez.

O que é o marketing mobile?

É um conjunto de estratégias que utilizam os celulares e smartphones para aproximar as empresas de seus consumidores. Assim, cria-se a possibilidade de estar em contato com seu público-alvo de maneira rápida, eficiente e mais barata que o marketing convencional.

Um dos pontos principais desse tipo de marketing é que ele é acessível não só por grandes empresas, mas também por negócios menores e autônomos. Tudo porque boa parte das tecnologias envolvidas é de fácil uso e baixo custo, algumas até gratuitas. Bons exemplos são as redes sociais, serviços de SMS e até parcerias com aplicativos ativados por geolocalização.

Se você está considerando trazer o marketing mobile para o seu negócio mas não sabe se o investimento compensa, confira alguns benefícios dessa estratégia para autônomos e pequenos empresários:

1. Atrair clientes

Uma das grandes dificuldades dos pequenos negócios é angariar novos clientes para aumentar o faturamento. Pelo marketing mobile é possível divulgar os seus produtos e serviços e atingir um público muito maior, até mesmo de outras cidades. Assim, você leva a sua marca para mais pessoas e pode conseguir contratos inesperados, fazendo sua empresa crescer e aparecer.

2. Permitir um maior acesso aos dados dos clientes

Quem não tem uma estratégia online bem estabelecida, seja via site próprio ou redes sociais, pode perder muitos clientes pela simples dificuldade de começar um contato. Hoje em dia, quando procuramos o número de telefone de um negócio, é bastante comum começarmos a busca pelo navegador ou mesmo pelas redes sociais.

Quando a empresa busca estratégias de marketing mobile, garante que todas as formas de contato sejam facilmente acessíveis. Assim, a ligação daquele futuro cliente passa a estar à distância de um clique.

3. Fazer anúncios locais

Para quem utiliza redes sociais e ferramentas robustas de marketing mobile, é muito mais fácil dirigir o anúncio para um tipo de consumidor específico. Isso inclui, é claro, a localidade da sua empresa. Assim, você consegue atingir o público da sua região e trazê-lo para a sua empresa quando ele mais precisar.

Um bom exemplo de como isso pode influenciar no marketing mobile são os negócios de alimentação. Imagine que você está em uma cidade que não conhece bem e precisa jantar. Então, abre um aplicativo de sugestões e descobre um bom restaurante perto de você. Não é ótimo? Isso só é possível graças aos anúncios locais.

4. Ter uma imagem profissional

Mostrar para os consumidores que eles podem confiar na sua pequena empresa é uma missão bastante difícil, ainda mais no caso dos autônomos. Por isso, uma estrutura mínima de marketing pode ajudar a demonstrar profissionalismo, mesmo com a operação enxuta.

Contar com páginas bem elaboradas nas variadas redes sociais, manter um contato eficiente com o público por esses meios e até adaptar o seu site para ser visto mais facilmente em um celular colaboram para melhorar a reputação da empresa.

5. Melhorar sua comunicação com o público

Gerir todas as funções de um negócio ou ter uma equipe pequena pode dificultar a comunicação com o cliente. Imagine se você tivesse que passar o dia inteiro atendendo ao telefone, por exemplo. As suas demais tarefas poderiam ser prejudicadas, não é mesmo?

Ao incentivar a comunicação com clientes via celular, você facilita essa tarefa e ainda se torna disponível para dar o melhor atendimento 24 horas por dia. Ao menor sinal de dúvidas, seu consumidor vai entrar em contato e ser atendido prontamente. Essa estratégia pode ser ótima para conquistar aquele cliente que está em dúvida entre sua empresa e um concorrente.

6. Mensurar de forma simplificada

As plataformas desse tipo de marketing têm ferramentas com métricas para medir a eficiência do serviço prestado. Por exemplo, um serviço de envio de SMS pode mostrar quantas mensagens foram lidas, o número de futuros clientes que clicaram no link, entre outros dados de fácil visualização.

Assim, o empreendedor consegue entender com facilidade qual é o retorno do investimento em número de vendas e descobrir quais estratégias trazem mais lucro ao seu negócio.

7. Oferecer diversas possibilidades

Nem só de redes sociais e SMS vive o marketing mobile. Ferramentas de voz, Bluetooth, wifi e aplicativos colaboram todos os dias para a criação de campanhas criativas para esse segmento. Além disso, como podem conseguir uma segmentação importante, as chances de a campanha ter um bom custo-benefício são bem maiores do que em meios de larga escala, como TV e rádio.

Na grande maioria das vezes, o custo pode ser escalonado. O SMS, por exemplo, é pago por envio. Então, você pode contratar um serviço que contemple apenas a sua demanda. O Google Adwords, ferramenta de divulgação do Google, também oferece planos acessíveis para pequenos empresários. Assim, você começa a sua incursão no universo do marketing para celulares sem pesar no orçamento.

Independentemente do tamanho da sua empresa, com certeza você deseja fazê-la crescer. No caso dos autônomos, aumentar a carteira de clientes, alcançar o sucesso e ter um faturamento maior também não seria nada mal. E uma possibilidade real de atrair esses consumidores interessados nos seus produtos e serviços está no marketing mobile.

Os smartphones não são apenas uma moda passageira, e é inegável que eles estão nas mãos dos seus futuros clientes. Então, que tal aproveitar essa ferramenta poderosa para se aproximar do seu público e melhorar os resultados da sua empresa?

Agora que você já conhece todos os benefícios do marketing mobile para PMEs e autônomos, que tal descobrir como as redes sociais podem aumentar suas vendas? Clique aqui para conferir nosso artigo sobre o assunto!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.