Boleto Bancário: guia completo para tirar todas as suas dúvidas

por Boleto bancário

Publicado em 2 de janeiro, 2020 | Atualizado em 1 de março, 2024

A tecnologia impacta o setor financeiro e cada vez mais as empresas integram diferentes métodos de pagamento dentro da sua rotina. 

Porém, embora novos meios de pagamento surjam, o boleto bancário segue como uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros. Para os clientes, o boleto ainda é sinônimo de segurança e praticidade.

Mas isso gera uma dúvida nos empreendedores: vale a pena oferecer pagamento via boleto bancário? 
Para responder, nós elaboramos este guia para que você entenda as vantagens do boleto bancário e como ele pode ajudar a escalar seu negócio. Continue lendo!

O que é boleto bancário?

O boleto bancário é uma forma de pagamento, materializada através de um documento físico ou virtual. Ele é utilizado principalmente para realizar cobranças sobre produtos ou serviços, tendo sido lançado em outubro de 1993 pelo Banco Central.

Vale ressaltar que o boleto é padronizado e regulamentado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que também é responsável por normatizar e fiscalizar as transações bancárias feitas no Brasil.

Por que o boleto bancário é popular?

O boleto bancário é popular no Brasil porque é considerado um método muito seguro para pagamentos. A tecnologia trouxe inúmeras inovações, mas o cenário online sempre acompanhou fraudes e golpes.

Muitos consumidores têm medo de vazamento de informações ou não entendem bons sistemas de segurança e soluções antifraude. Ou mesmo já passaram por situações de golpe e por isso não gostam de utilizar cartões de crédito ou inserir informações pessoais em sites.

Além disso, 37% da população adulta brasileira não tem conta em bancos. Sendo assim, para essa parcela da população, o boleto é a única forma de pagamento para compras online.

A emissão do boleto bancário é gratuita para empresas?

Existe uma taxa que precisa ser paga quando o pagamento do documento é confirmado. Esse valor adicional, que pode variar entre R$ 1 e R$ 5 dependerá da plataforma ou do banco utilizado para a geração.

Entretanto, segundo o Código de Defesa do Consumidor é uma prática abusiva e ilegal repassar essa taxa para o consumidor.

Tarifas de boleto bancário

Portanto, quando falamos em boleto bancário, essa tarifa é de inteira responsabilidade do emissor, ou seja, da empresa. A dica aqui é buscar por plataformas (intermediadores) que tenham taxas atrativas, sejam rápidas e com boas funcionalidades.

No Asaas, você não paga nada para gerar um boleto bancário. Você só é tarifado depois que seu cliente realizar o pagamento do boleto. Caso não seja efetuado, nenhuma taxa é cobrada.

Quais são os tipos de boleto bancário?

Um dos fatores que torna o boleto bancário tão popular entre os brasileiros é sua variedade de formatos. Os tipos boletos bancários são separados em três categorias: os avulsos, os carnês e as assinaturas. 

Cada um deles tem uma aplicabilidade diferente e podem ser utilizados com eficiência em diferentes nichos de negócio. Confira:

Boleto registrado

Antes de tudo vale explicar sobre os boletos registrados. O boleto registrado é uma modalidade de boleto bancário que possui todas as informações da transação registradas no sistema do banco. 

Isso inclui os dados do pagador e do recebedor, valor a ser pago, vencimento, etc. Essa modalidade de boleto oferece mais segurança e controle, pois permite rastrear e identificar os pagamentos de forma eficiente. 

Boletos sem registro não existem mais

Vale mencionar que, desde julho de 2015, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) estabeleceu que os bancos não podem mais oferecer carteiras de cobrança sem registro para novos clientes. 

Essa medida trouxe mais segurança e eficiência ao uso do boleto bancário como forma de pagamento, trazendo benefícios tanto para os empreendedores quanto para os consumidores.

Boleto avulso

O boleto avulso é aquele utilizado para o pagamento de compras à vista, pois é feita uma cobrança única com o valor total do serviço ou produto adquirido.

Essa modalidade é muito utilizada em vendas online, quando os produtos possuem um ticket médio baixo.

Essa opção é vantajosa para o consumidor porque não exige o preenchimento de dados de cartão e, quando o valor não precisa ser parcelado, acaba se tornando uma opção fácil e muito prática.

Boletos parcelados (carnê)

Já o boleto parcelado, também conhecido como carnê, é composto por uma sequência de boletos para pagamento fracionado – através de parcelas. 

Ele é entregue de uma só vez para o comprador ou tomador dos serviços, porém o pagamento é feito em datas distintas. Assim, você consegue parcelar uma compra para um cliente sem que ele precise utilizar um cartão de crédito.

Boleto para pagamento por assinatura

Porém, também há ainda um terceiro tipo de boleto: o boleto por assinatura. Nesse modelo, as cobranças são recorrentes, ou seja, os pagadores recebem periodicamente um boleto, com o mesmo valor e data de vencimento.

Essa modalidade é mais utilizada para prestadores de serviços – como escolas, academias, um condomínio ou imobiliária, etc. 

Boleto com QR code

Quando falamos sobre pagamento por boleto bancário, muitos empreendedores podem pensar que esse método está ultrapassado. Porém, além de continuar popular, o boleto possui alguns recursos atualizados – podendo ser utilizado em conjunto com o Pix.

Com o Boleto Turbinado do Asaas, por exemplo, o cliente sempre recebe o boleto na data prevista e pode realizar o pagamento com poucos cliques, já que o boleto vem com um QR code Pix para facilitar o pagamento..

Quais são as vantagens e desvantagens do boleto bancário?

Quando falamos sobre meios de pagamentos, sempre existe a dúvida de qual modalidade pode oferecer mais vantagens para sua empresa. É importante ressaltar que todos os meios de pagamento podem ser importantes para seu planejamento estratégico.

É importante que você defina quais são as prioridades do seu negócio, e qual formato vai atender melhor às necessidades do seu público.

Quanto mais opções e facilidades os consumidores encontrarem na sua empresa, melhor será o seu relacionamento com o cliente. A seguir, separamos as vantagens e desvantagens tanto do boleto quanto do cartão de crédito e Pix.

Vantagens do Boleto bancário

O boleto bancário possui uma enorme vantagem em depender menos da necessidade de agentes externos. Afinal, seu cliente não precisa de um banco para pagar um boleto – podendo até mesmo utilizar dinheiro físico para realizar a quitação.

Por isso, essa opção continua funcional para pessoas que não confiam em colocar as informações bancárias em sites de compras, por medo de fraudes ou roubos. Para essas situações e perfis de clientes, o boleto representa uma forma mais segura e rápida de pagamento, já que se caracteriza por:

  • menores taxas: as tarifas dos boletos são fixas, independentemente do valor do seu documento;
  • possibilidade de desconto: pela menor incidência de encargos, inclusive para as empresas, é comum que os lojistas e prestadores de serviços ofereçam descontos para as compras feitas por meio do boleto;
  • segurança: como não há necessidade de inserir dados bancários e pessoais em sites, os clientes se sentem mais seguros.
A imagem mostra todas as vantagens de usar o boleto Asaas

Desvantagens do boleto bancário

No entanto, existem dois aspectos de desvantagem dos boletos que precisam ser considerados nas suas vendas.

O primeiro deles é o tempo de compensação, que pode levar até três dias úteis. Isso faz com que o cliente demore mais para ter o produto e que o dinheiro leve mais tempo para cair na sua conta.

O outro ponto é o risco de desistência, pois ao finalizar o pedido, o sistema gera o boleto bancário e ele fica disponível para que o cliente pague ou não. Em casos de imprevistos ou quando o comprador perde o interesse pela compra, você perde a venda.

Por que oferecer boleto de cobrança para clientes?

A transformação digital vem auxiliando a vida de todos em diversas atividades rotineiras, inclusive sobre os meios de pagamentos. Porém, para as empresas, o boleto continua sendo uma boa alternativa por evitar burocracias e ser de fácil emissão.

Sem contar que por meio de sistemas e plataformas simples você consegue fazer todo o gerenciamento das operações financeiras da sua empresa. Além desses pontos positivos, as principais vantagens de vender por boleto são:

Confira outros motivos para oferecer o boleto bancário como meio de pagamento aos seus clientes:

Mais chances de vendas

Muitos consumidores preferem fazer suas compras por meio do pagamento de boletos, então, imagine a quantidade de vendas que você perderá caso não tenha essa opção.

Apesar do cartão de crédito ainda ser um meio mais popular que o boleto, é muito comum que clientes o vejam como vilão, principalmente pela facilidade de entrar em dívidas

Na tentativa de aliviar a fatura do cartão, muitos consumidores acabam optando por fazer as compras por meio de boletos.

Essa opção também é bastante atrativa para os compradores que estão com o nome negativado e não conseguem crédito nos bancos, mas precisam fazer uma compra e tem o dinheiro disponível. Dessa maneira, você não corre o risco de perder vendas nem clientes.

Ou conforme comentamos, os clientes desbancarizados também não possuem acesso ao Pix e podem preferir pagar sempre através dos boletos.

Expansão da empresa

A satisfação dos clientes não está associada a somente a um bom produto ou serviços, mas também ao atendimento. 

Se o comprador prefere pagar via boleto, e a sua empresa não disponibiliza essa opção, é mais fácil que ele procure por outros estabelecimentos em vez de adequar as suas formas de pagamento.

Além disso, o boleto bancário, como dito, é uma forma de aumentar as suas chances de vendas, fator esse que resulta no aumento do faturamento e na lucratividade. Portanto, no fim das contas, o boleto acaba se tornando uma ferramenta de auxílio para o crescimento do seu negócio.

Menores taxas

As taxas cobradas para emissão de boleto bancário são menores que aquelas dos cartões de crédito. Isso ajuda a sua empresa a ter um controle de gastos mais eficiente, dispondo de mais recursos para investir em outras atividades do seu negócio.

Possibilidade de descontos

Além disso, com taxas reduzidas, você pode optar por criar promoções e oferecer descontos nas compras pagas por boleto.

Isso potencializa as expectativas de vendas da sua empresa, afinal é possível criar promoções para aumentar sua base de clientes.

Facilidades para o comprador

Sem sombra de dúvidas, o boleto é um meio muito fácil de pagamento para o comprador, e essa praticidade e agilidade reflete na sua empresa, principalmente na satisfação e fidelização de clientes.

Isso é possível porque, após emitir o boleto bancário, o consumidor poderá escolher a forma mais cômoda e que melhor atende suas necessidades para efetuar o pagamento até a data de vencimento.

Toda essa automação de processos gera mais maturidade de processos para a sua empresa, passando a imagem de mais autoridade de mercado, ao contrário de negócios que não têm muitas opções para os seus clientes e acabam sendo vistos como amadores.

Da mesma forma, em opções como o Boleto Turbinado do Asaas, você pode oferecer o boleto com QR code Pix – o que aumenta o dinamismo para o comprador e ainda oferece uma camada extra de segurança para a quitação.

Mais segurança

Mesmo que a era digital seja uma realidade, muitos consumidores têm receio dos novos meios de pagamento. Uma das principais razões para isso são as notícias de fraudes e clonagens de cartão de crédito que são frequentemente mencionadas na mídia.

Levando isso em consideração, os boletos geram mais segurança e a sensação de confiança, pois não é preciso que os compradores divulguem os dados bancários ou do cartão para efetuar as compras.

Como vender por boleto bancário pela internet?

Dentro do processo de venda e da jornada de compra do consumidor, não existem diferenças entre o boleto e outros métodos de pagamento. Essa diferenciação vai acontecer só no momento da decisão, durante a etapa de checkout.

Ao optar pelo pagamento via boleto, uma versão PDF fica disponível para que o cliente possa fazer a impressão, ler o código de barras ou QR code para finalizar o pagamento.

Assim que o documento é compensado e o pagamento confirmado pela empresa, o pedido é liberado para a próxima etapa, que é a emissão da nota fiscal

Se ele não for pago até a data de vencimento, a compra é cancelada e nenhuma cobrança é feita, sendo necessário gerar uma segunda via.

Lembrando que também é possível protestar um boleto, dependendo de qual acordo foi realizado com o consumidor – como no caso da prestação de serviços.

Como emitir um boleto bancário?

Com o uso de plataformas online pagas ou aplicativos bancários, é possível gerar boletos em poucos cliques. Por isso, é fundamental escolher um bom sistema para realizar as emissões – como o Asaas.

Além de práticas, essas soluções oferecem recursos para gerenciar pagamentos, acompanhar status e organizar finanças. 

Nesse caso, os passos variam conforme a instituição financeira, mas as informações que devem ser preenchidas são sempre as mesmas:

  • cedente;
  • valor do documento;
  • vencimento;
  • sacado.

Passo a passo para emitir boleto no Asaas

  • Com sua conta ativada, clicar no botão “Criar cobrança”. Depois, preenche suas informações de cobrança e escolhe a opção avulsa ou parcelada.
tela de criar cobrança por boleto
  • Em seguida, selecionar a opção Boleto Bancário/Pix no campo Forma de pagamento.
tela de seleção da forma de pagamento por boleto asaas
  • Sempre que você criar uma cobrança com o meio de pagamento Boleto/Pix, a opção do Pix constará no link da fatura, dessa forma, será gerado um QR Code específico desta cobrança e o pagador poderá pagar por Pix..
tela de geração de boleto do Asaas com qr code

Vale a pena usar um sistema para emissão de boletos?

Se receber o seu dinheiro de maneira rápida e segura tem sido um desafio na sua empresa, está na hora de considerar um sistema para emissão de boletos

Essa tem sido a melhor alternativa para desburocratizar o recebimento do seu dinheiro, ao mesmo tempo em que oferece mais controle de informações financeiras. Por meio do sistema Asaas ou aplicativo, por exemplo, você poderá ter uma gestão mais profissional e facilitada do seu dinheiro e das suas cobranças. 

A plataforma de pagamentos do Asaas permite que você receba os valores das suas vendas, faça o controle dos boletos e gerencie todas as suas cobranças em um só lugar. Confira outras vantagens de utilizar um sistema de emissão:

1. Redução de custos

A busca por redução de custos e despesas em um negócio é uma tarefa e um desafio constante para os negócios. Isso porque a economia flutua muito e, caso não possua uma boa gestão, terá dificuldades de manter a empresa de pé.

Sendo assim, a emissão de boletos bancários é a forma mais em conta de efetuar uma venda. Isso porque as taxas de outras formas de pagamento podem pesar no orçamento, o que gera uma necessidade de elevar os seus preços e grandes chances de perder a sua competitividade.

2. Rapidez na liberação de pagamentos

Um emissor de boleto bancário é uma garantia de rapidez e segurança no recebimento do dinheiro das suas vendas. Para que tenha ideia, após o comprador efetuar o pagamento, você terá o dinheiro na sua conta em poucos minutos.

Cálculo de juros e multas

Até mesmo o processo de compra se torna mais rápido, pois o cálculo dos juros e das multas provenientes de pagamentos atrasados são feitos de maneira automática, sendo que os novos valores já ficam disponíveis para o consumidor quando ele for fazer o pagamento.

Essa automatização de cálculos permite que fique dentro das normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor, que estabelece o limite máximo de 2% de multas por atraso e de juros de 1% ao mês.

3. Gestão eficiente

O desconhecimento das suas contas a pagar e a receber causa um descontrole muito grande na sua gestão financeira

Um sistema emissor permite que você tenha registro de todos os boletos bancários que você processou, marcando quais foram pagos, quais estão em aberto e aqueles que já estão fora da data de vencimento.

Além disso, em razão das menores taxas, uma plataforma facilita a sua organização e o seu planejamento orçamentário.

Assim poderá traçar melhores planos para controle da inadimplência e ainda ter um melhor controle do que você já recebeu e dos valores que ainda receberá.

4. Melhora no fluxo de caixa

Registrar todas as entradas e saídas é a regra básica de todo bom fluxo de caixa. No entanto, se você não tem controle dos boletos que foram emitidos, como poderá fazer esses registros? 

Nesse cenário, um sistema emissor proporciona melhor controle dos seus recebimentos e, por sua vez, mantém o fluxo de caixa em dia.

Além disso, não precisará mais usar planilhas complexas, nem mesmo uma pilha de papéis para anotar as suas vendas.

5. Resultados mais positivos

Os resultados positivos são consequências de uma boa gestão financeira, de um controle eficiente do seu caixa e de estratégias efetivas para a fidelização de clientes. 

Portanto, para ter bons resultados e avaliações na sua empresa, escolha muito bem a plataforma emissora que você pretende utilizar, verifique as funções, como alerta de pagamentos e atrasos, por exemplo.

Da mesma forma, o Asaas também garante um bom funcionamento da sua régua de cobranças – enviando notificações e lembretes de pagamento para seu consumidor, evitando atrasos por esquecimento e reforçando a necessidade de quitação.

6. Possibilidade de protesto

Emitir boleto bancário registrado, por meio de um sistema de confiança, gera segurança para o cliente e para o seu negócio. 

Em situações que você já prestou algum tipo de serviço ou o produto já tenha sido entregue, mas o consumidor não efetuou o pagamento do boleto na data combinada, você poderá protestar todos os valores que não foram pagos.

Além disso, um sistema como o Asaas também permite a negativação no Serasa, para aplicar em casos de inadimplência oriundas de outros meios de pagamento.

Isso oferece uma camada de segurança a mais para seu negócio – que pode não apenas cobrar seu consumidor, como escalar o processo caso seja necessário.

7. Conte com uma conta digital de confiança

Para vender online ou no ambiente presencial, sua empresa precisa ter o apoio de bons parceiros, ferramentas eficientes e soluções que resolvam suas necessidades.

Se você quer oferecer boleto bancário como forma de pagamento na sua empresa, você precisa contar com uma conta digital PJ de confiança. Afinal, só assim você garante o recebimento, além de agilidade e eficiência para seus clientes.

Além de conta digital, o Asaas possui um sistema de gestão financeira completo, ERP gratuito, integração API, link de pagamento e muito mais. Veja como é fácil emitir boleto bancário com o Asaas!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

6 Comentários

  1. Danielle Mello

    Boa tarde,

    Preciso fazer uma cobrança de uma nota de serviço, porem o cliente quer parcelar em 2 boletos iguais, como devo emitir esses dois boletos? Minha plataforma de emissão de boleto é Banco do brasil e NF é Nota Carioca.

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Danielle

      As regras de emissão de boleto podem sofrer variações de acordo com o emissor, então o ideal seria entrar em contato diretamente com a sua plataforma e verificar as possibilidades oferecidas para esse caso.

      Responder
  2. LOURIVALDO

    Qual o CNAB do banco ASSAS para integração bancária com sistemas ERP?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Lourivaldo

      Ainda não temos CNAB, mas estamos desenvolvendo. Por enquanto, só temos o extrato em Excel que pode ser usado para conciliação.

      Responder
  3. Bruna Menegon

    Alguma novidade quanto ao CNAB de cobrança?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Bruna

      Se tiver dúvidas sobre os CNAB disponíveis, entre contato com a nossa equipe:
      0800 009 0037 (WhatsApp) ou contato@asaas.com.br (e-mail).

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.