Metas e comissões para SaaS: como manter seu time de vendas motivado

 

Um plano de metas é imprescindível para as conquistas de mercado de qualquer negócio. E, é claro, as empresas de SaaS não poderiam ficar de fora dessa postura estratégica. Nesse sentido, é bastante notória a importância da implementação de objetivos para o crescimento saudável de um empreendimento.

Da mesma forma, o pagamento de comissões é algo relevante na hora de deixar seus profissionais de vendas mais motivados e satisfeitos com seus afazeres e ocupações — o que também é essencial para o êxito de um negócio. Você sabe como estabelecer metas e comissões para SaaS? Continue a leitura deste texto para saber como manter seu time de vendas motivado!

Metas adequadas e realistas

As metas nada mais são do que números de vendas que sua equipe deve alcançar ou, em bons tempos, superar. Porém, é óbvio que esse número não pode ser dado sem uma análise concreta do quanto a empresa pode crescer, não é mesmo?

Estipular números muito acima ou abaixo da capacidade da empresa pode tornar seus funcionários sobrecarregados ou desestimulados a fazer os seus trabalhos. Por isso, existem algumas técnicas que podem ser usadas para estabelecer aquela meta de vendas.

LVC (Lead Velocity Rate)

A métrica mais importante para as empresas SaaS é a chamada LVC, que mede a velocidade com que o empreendimento consegue expandir sua base de leads a cada mês. Esse dado é essencial para o crescimento da empresa, pois é examinando o seu crescimento nos meses anteriores que você poderá estipular metas de crescimento de leads viáveis para a sua equipe.

SQLs (Sales Qualified Leads)

As SQLs nada mais são que os produtos finais da área de marketing até a de vendas e seu surgimento deve ser estabelecido dentro da própria empresa. Os SQLs basicamente mostram o quão preparado para a compra aquele lead está.

Além disso, com o crescimento de leads, o natural é que o ritmo dos SQLs também aumente. Por isso, é indicado que o número de SQLs na sua empresa cresça cerca de 10% ao mês.

Pipeline

Após aumentar a sua base de leads e SQLs, é hora de expandir o número de fechamentos de negócios com clientes. Para isso, é importante estabelecer um número de metas para as vendas finais da empresa de SaaS, sabendo qual é o histórico do empreendimento.

Para isso, faça uma análise dos últimos meses, dividindo as vendas que você teve naquele período pelo número de deals que fechou.

Aumento do ticket médio

Toda empresa de SaaS visa aumentar o ticket médio. Nesse panorama, as outras metas de crescimento do negócio já devem estar bem estabelecidas. E o foco passa a ser a criação de um plano para o crescimento do ticket médio de vendas, aumentando o lucro do empreendimento.

Valor das comissões

A melhor forma de cálculo de valores de comissões dentro de uma empresa pode causar dúvidas já que não há definição legal para se chegar a um número. No entanto, é importante lembrar que o STJ já estipulou que o valor das comissões (dos vendedores e representantes comerciais) deve levar em consideração o valor do ICMS e do IPI dos produtos.

O pagamento da comissão pode ser contabilizado, tanto na hora em que a compra foi feita, quanto no pagamento total da quantia pelo cliente, dependendo da política adotada pela empresa. Essas são as estratégias mais frequentes, uma vez que não responsabiliza o estabelecimento em caso de inadimplência do cliente.

Estipular metas e comissões para SaaS ajuda a manter os funcionários motivados e, como consequência, aumenta a lucratividade da empresa.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário aqui embaixo contando como você faz para manter o seu time de vendas motivado!

Banner ASAAS

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.