Pare agora e pense: você sabe encantar seus clientes?

 

No atual cenário comercial, é raro encontrarmos empresas oferecendo produtos e serviços com exclusividade Geralmente, elas trabalham com as mesmas marcas e modelos, praticando preços similares.

Com isso, o empresário que souber como encantar clientes estará um passo à frente da concorrência, visto que o grande diferencial entre as empresas acaba sendo a qualidade do atendimento prestado.

E você, empreendedor, quer saber como encantar seus clientes? Para ajudá-lo nessa tarefa, no artigo de hoje, compilamos 5 dicas para conquistar a preferência dos consumidores. Aplique-as no dia a dia do seu negócio e experimente bons lucros!

1. Valorize o atendimento personalizado

Sempre procure se colocar no lugar do cliente e encontre meios de oferecer um serviço personalizado, em que ele se sinta valorizado e perceba que seus anseios de qualidade e atenção estão sendo supridos.

Olhar nos olhos, ter um aperto de mão firme e chamar o cliente pelo nome são ótimos exemplos de ações simples que podem aproximar a relação entre consumidor e empresa.

Outra dica interessante é valorizar os clientes que estão sempre com você. Para isso, crie programas de fidelização destinados a premiar com brindes e descontos os fregueses mais habituais, mostrando, assim, o quão importantes eles são para a sua empresa.

2. Adote o processo de customer success

O conceito de customer success surgiu nas companhias que trabalham com software as a service (SaaS). Seu objetivo primordial é fazer com que o cliente tenha uma experiência satisfatória com o serviço ou produto que adquiriu.

Para tanto, o empresário deve acompanhar de perto todas as etapas de implementação do produto ou serviço adquirido pelo cliente: aquisição, instalação, treinamento, uso e suporte.

Dessa forma, o empresário vai conhecer de antemão possíveis problemas e necessidades advindas da utilização do produto ou serviço, podendo oferecer soluções com muito mais agilidade.

3. Atente-se aos canais de atendimento

O atendimento que encanta os clientes não pode ser só aquele realizado pessoalmente. Os canais de atendimento do seu negócio também devem seguir os mesmos princípios de eficiência e confiança.

Seja por telefone, e-mail ou redes sociais, o cliente deve se sentir bem acolhido, tendo respostas ágeis e corretas para suas dúvidas, bem como rapidez na solução de problemas que possam ser eventualmente relatados em razão do produto ou serviço que adquiriu.

4. Acompanhe as métricas do seu negócio

Métricas de um negócio são os indicadores que medem o desempenho de uma empresa. Quanto à satisfação do cliente, podemos destacar as seguintes métricas:

  • Índice de Cancelamento ou Churn Rate: permite identificar a quantidade média de rescisões contratuais dos consumidores.
  • Taxa de retenção de clientes: demonstra por quanto tempo os clientes ficam com você antes de migrarem para um concorrente.
  • Lifetime Value ou Valor Vitalício do Cliente: trata-se de uma métrica que avalia o valor total de um cliente durante seu período de relacionamento com uma determinada empresa.

A análise das métricas mostrará quando será necessário efetuar mudanças em prol de se manter a qualidade de atendimento em alto nível.

5. Meça o nível de satisfação dos clientes

Nada melhor do que colher o feedback do próprio cliente para averiguar o grau de satisfação do atendimento prestado.

A pesquisa de satisfação pode ser feita de várias formas: por e-mail, SMS, telefonema ou por meio de bilhetes depositados no seu próprio estabelecimento.

Quanto ao método de pesquisa, uma ótima dica é utilizar o Net Promoter Score (NPS), uma métrica simples, em que se realiza uma única pergunta: você indicaria nossa marca para um amigo? Dando-se a opção do cliente escolher notas de zero a dez, sendo zero para “nunca recomendaria” e dez para “recomendaria muito”.

Não há grandes segredos para o empreendedor que procura encantar clientes. Porém, existe um grande desafio: fazer com que as boas práticas de atendimento se transformem em rotina dentro da empresa.

Gostou das nossas dicas para encantar clientes? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.