Perfil empreendedor: Miguel Abuhab, da Neogrid

man holding lightbulb

Miguel Abuhab é um engenheiro mecânico que obteve muito sucesso, também, como empreendedor e serve de inspiração para os que pretendem iniciar o seu próprio negócio.

Conhecido no mercado financeiro como o “rei do software brasileiro” ou “um homem que nunca para”, de acordo com biografia lançada em 2008, a trajetória de Abuhab mostra que planejamento, ousadia e persistência são ferramentas fundamentais para um negócio bem sucedido seja para as PMEs, seja para os profissionais autônomos. De pioneiro do ramo da tecnologia a gigante no mundo dos softwares, conheça a história de Miguel Abuhab, da Neogrid.

Da engenharia ao empreendedorismo

Miguel Abuhab é paulistano e se formou como engenheiro mecânico pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), umas das instituições mais renomadas do país.

Acabou se mudando para Santa Catarina, para trabalhar na Consul, onde foi o responsável por montar o sistema de informática, trabalhou como consultor e logo chegou à diretoria. Desde o início, com seu espírito empreendedor, Abuhab já conseguiu prever uma grande oportunidade de negócios em um ramo ainda pouco explorado na década de 1970: a tecnologia corporativa. Ele decidiu deixar a Consul e começar a trabalhar como prestador de serviços em outras empresas catarinenses.

Teve início então a Datasul, marcado pelo lançamento do primeiro software de gestão empresarial brasileiro, o ERP (Entreprise Resource Planning). Basicamente, essa plataforma conseguia integrar todos os departamentos de uma empresa, permitindo a automação e o registro de qualquer informação referente ao negócio. O software criado por Miguel Abuhab não foi apenas uma grande inovação, mas tinha também a vantagem de ter um preço menor do que as opções que vinham do mercado internacional. Além disso, esse software possuía mais usabilidade e possibilidade de customização.

Datasul: pioneirismo e inovação

Em 1978, em uma sala de poucos metros quadrados em Joinville, Abuhad funda a Datasul, que também foi pioneira na comercialização de softwares de gestão e automatização de sistemas empresariais para médias empresas. Seu objetivo era bastante ambicioso, apesar de possuir um único funcionário na ocasião — ele mesmo. Mais do que o sucesso nos negócios, o empreendedor queria, ainda, conquistar a liderança mundial no segmento.

Como nem mesmo um empresário experiente e determinado como Abuhab está imune às adversidades do mundo dos negócios, a Datasul sofreu ao longo dos anos os efeitos da abertura de mercado e da concorrência, especialmente das multinacionais. Mas sobreviveu às adversidades, devido a outra ideia inovadora de Abuhad no modelo dos negócios: a abertura de um sistema de franquias.

Em 2006, Abuhad vendeu a empresa para a Totvs por 778 milhões de dólares. Em uma entrevista, quando questionado sobre a data da venda da Datasul, ele respondeu que foi um bom dia, pois havia ficado rico. Depois disso, seu perfil empreendedor continuou falando mais alto e, no dia seguinte, ele voltou à estaca zero e iniciou seu novo projeto, que futuramente seria a NeoGrid. Com mais de 30 anos no mercado, a Datasul ainda é um exemplo de sucesso no negócios.

Um projeto que conquistou o mercado internacional

O desejo de alcançar o mercado internacional, ambicionado por Abuhad desde o início de seu trabalho na área da tecnologia, veio com a NeoGrid. Atuando na área de soluções em supply chain, a NeoGrid era um dos produtos oferecidos pela Datasul. Os compradores da empresa acharam que não valia a pena manter a Neogrid no negócio, mas Abuhab via potencial. Dedicando-se à ela desde 1999, o empresário conseguiu transformar a NeoGrid em líder nos sistemas de suprimentos para o varejo e atualmente trabalha com algumas das marcas mais conhecidas do mundo com clientes em mercados europeus e norte-americanos.

Os que acham que o perfil empreendedor de Abuhab termina aí estão enganados! O rei do software afirma que ainda tem vários projetos ambiciosos na área de tecnologia. Vamos aguardar!

 

Banner ASAAS

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.