Prepare sua empresa para a contratação de um novo funcionário

 

Percebeu que precisará de ajuda para continuar tocando o seu negócio e decidiu contratar um novo colaborador? Tenha calma! Existem alguns detalhes importantes a saber antes que o novo empregado finalmente assuma o posto. Leia nosso post de hoje na íntegra e entenda o que você precisa saber para a contratação de funcionário para a sua equipe!

Tenha pleno conhecimento da legislação

Antes de partir para a fase de entrevistas para a contratação do funcionário para seu negócio, é fundamental que você pesquise e tenha a plena compreensão a respeito de toda a legislação que envolve esse tipo de procedimento.

Cabe ressaltar que não basta a leitura da CLT (Conjunto de Leis Trabalhistas), é necessário também consultar a legislação específica para o seu ramo de negócio, seja ele MEI, EIRELI, Sociedade Anônima ou empresa de sociedade limitada.

Vale ressaltar que cada um deles possui regras particulares a cada caso para a admissão de empregado, o que deve ser levado em conta.

Formule um perfil para a contratação de funcionário

Formular um perfil nada mais é do que você conseguir descrever que tipo de funcionário você deseja.

Nível de escolaridade, capacidades particulares, média de idade, experiências anteriores, dentre outras características desejáveis, podem ser preestabelecido antes que você inicie o processo de seleção. Essa decisão inicial será fundamental para que você tenha um norte para a sua escolha final.

Defina a carga horária de trabalho

Essa parte da contratação do funcionário também deverá ser pensada antes mesmo da escolha do novo empregado. Essa definição é importante para que ele comece a trabalhar já sabendo do tempo que ele precisará dispor para ocupar a vaga.

Normalmente, o horário de trabalho consiste em 9 horas diárias, sendo que uma hora dessas 9 será disponibilizada para almoço, em 5 dias por semana — salvo em casos especiais previstos na CLT.

Pense em uma estrutura para a contratação de funcionário

Empregar um funcionário consiste também em oferecer uma estrutura para que ele trabalhe da forma devida.

Espaço físico, itens de segurança e higiene, local para que o novo empregado possa realizar pequenas refeições, material de uso próprio, tudo isso deve ser pensado para que a devida execução das tarefas seja realizada de forma eficiente e a contratação se justifique, trazendo os benefícios esperados.

Saiba como se relacionar bem com seu colaborador

Contratar um funcionário quer dizer também que haverá muitas horas de convívio entre vocês e que uma relação de confiança precisará ser estabelecida ali.

Lembre-se de que é comum que as pessoas passem mais horas no ambiente de trabalho do que em suas casas. Portanto, é importante exercitar a compreensão para o trato diário com uma pessoa desconhecida e entender, ainda, que você precisará de paciência para ensinar tudo a respeito da rotina do seu negócio.

Faça a divulgação da vaga

Tomadas todas as precauções acima, é hora de falar para o mundo que você precisará de alguém para trabalhar com você. Daí, cabe a você estabelecer sob quais condições o processo seletivo será feito.

Você entrevistará apenas pessoas indicadas por amigos ou parentes? Disponibilizará a vaga no Facebook? Anunciará em jornais ou outros meios de comunicação? É importante ressaltar que indicações diminuem bastante o risco de decepções com um funcionário que não é bem aquilo que você esperava.

A contratação de funcionário é algo que deve ser feito sem pressa, de forma a evitar problemas graves no futuro — como, por exemplo, processos trabalhistas e questões relativas à personalidade do empregado.

Gostou das dicas? Então veja também quais perguntas fazer ao contratar o primeiro funcionário!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.