Guia completo de como vender produtos na internet e melhorar suas metas

por Comercial e Vendas

Publicado em 15 de agosto, 2014 | Atualizado em 21 de dezembro, 2023

A internet é um território fértil para qualquer empresa que deseje lançar produtos e expandir suas vendas. Inclusive, é cada vez mais comum empresas que operam exclusivamente pela modalidade virtual.

Segundo uma pesquisa feita pela Cupom Válido, o Brasil é o país número um no ranking de crescimento em compras online – com aumento de 22% na modalidade em 2022.

Esses dados demonstram a importância de aproveitar o cenário virtual para posicionar sua marca e melhorar o desempenho das suas vendas. Porém, isso pode ser bastante desafiador e requer planejamento estratégico.

Por isso, nesse artigo vamos mostrar um guia completo de como vender produtos na internet e melhorar as metas do seu negócio. Continue lendo!

Quais são os melhores canais de venda online?

O primeiro passo para ter um bom desempenho de vendas dentro do cenário online é entender qual o melhor canal de venda para sua empresa. Através dele, seu negócio pode encontrar clientes alinhados com seus objetivos e estabelecer resultados.

São muitas opções disponíveis – como lojas próprias, e-commerces ou as redes sociais. Porém, cada uma delas possui um formato diferente para vendas, então é necessário estudo e preparado para começar a atuar:

Venda produtos na loja virtual

A loja virtual é um ambiente único e que serve como portal para seu negócio. Nela você pode reunir toda a identidade da marca, produtos e argumentos que demonstram ao cliente como você irá solucionar suas dores.

A loja virtual permite que seu cliente se identifique com sua marca, além de diferenciá-la do restante da concorrência. Além disso, você também pode usar recursos específicos para melhorar a experiência do consumidor.

Garanta melhor satisfação dos usuários no pagamento das compras

A satisfação do consumidor precisa ser prioridade dentro da sua loja virtual. Afinal, um consumidor só irá realizar compras se ele compreender que sua empresa possui credibilidade e oferece o melhor para ele.

Distribua produtos em marketplaces

Marketplaces são ambientes virtuais que reúnem diversas marcas e vendedores em um único lugar. No Brasil, o Mercado Livre, Facebook, Shopee e Amazon estão entre os sites que possuem maior número de lojas e fluxo de compradores.

Por isso, para aumentar suas vendas no varejo, você pode alocar produtos nesses ambientes e atrair compradores que não conheçam sua marca. Nesse caso, a estratégia difere da loja virtual própria.

Aqui a estratégia envolve atrair o cliente pela sua necessidade, respondendo suas dúvidas e oferecendo o produto que ele precisa com o melhor preço, frete e agilidade.

Use o Split de pagamento para transferência automática

Dentro dos marketplaces seus consumidores podem realizar compras de diferentes vendedores ao mesmo tempo. 

Por isso, é necessário utilizar um sistema que permita realizar a divisão de valores de um único pagamento. Para isso, você pode utilizar o split de pagamentos, facilitando que o consumidor pague uma única vez, mesmo comprando de diversas lojas dentro do marktplace.. 

Faça vendas de produtos nas redes sociais

As redes sociais deixaram de ser um ambiente exclusivo de comunicação para passar a ser um canal de vendas. Nesse ambiente, você precisa estabelecer uma estratégia de conteúdo, criar anúncios e desenvolver um relacionamento com seu consumidor.

Ou seja, é necessário possuir um time dedicado e estabelecer fluxos do funil de venda para conquistar consumidores e levá-los à conversão e fidelização.

Utilize o link de pagamento para fazer vendas seguras

Apesar de entenderem o potencial das vendas online, muitos empreendedores não sabem como efetivar uma venda pelas redes sociais. Afinal, diferente das lojas e marketplaces, não existe uma opção simples para checkout.

Além disso, enviar clientes para lojas pode gerar desistência – já que processos de checkout muito longos ocasionam abandono por parte dos usuários.

Por isso, o link de pagamento oferece uma opção para vender com agilidade, segurança e eficiência. Você pode passar o link ao seu consumidor, que efetua a compra em poucos cliques – escolhendo o meio de pagamento e até a opção de parcelamento.

Quais são as vantagens de vender produtos online?

Embora seja desafiador, vender online traz inúmeras vantagens para seu negócio. Com foco na experiência do usuário, você pode ampliar suas ferramentas para vender mais e atingir públicos diferentes.

Porém, existem muitas outras vantagens de vender dentro do ambiente virtual. Confira os principais benefícios para sua empresa:

Autonomia para vender

Um dos pontos fortes das vendas online é encontrar diferentes nichos para vender. O mesmo acontece com os consumidores – é possível expandir muito o segmento de consumidores e encontrar novos públicos.

A internet também oferece um universo inteiro de ferramentas para empreendedores, além de possibilitar criação de estratégias que permitam o desenvolvimento da sua empresa.

Horários flexíveis ao fazer vendas online

Lojas presenciais possuem uma limitação de horário comercial. Ou seja, sua empresa é refém do fluxo de pessoas e das limitações de funcionamento dos shoppings, lojas de departamento, mercados etc.

Porém, na internet essas limitações não existem. Seus consumidores podem comprar quando e onde quiserem – basta terem acesso a internet. 

Além disso, os sistemas antifraude evoluíram para evitar golpes e permitir maior segurança para que os clientes comprem a noite também. Até mesmo o Pix, o principal meio de pagamento do Brasil, também criou regras para funcionamento noturno.

Você pode conferir mais sobre o funcionamento do Pix noturno no nosso artigo do horário Pix.

Maior número de potenciais clientes

Conforme comentamos, a internet possui todos os tipos de público espalhados por diversos ambientes virtuais. Conquistar seu público dentro das redes envolve entender onde seu consumidor está e do que ele está precisando.

Nesse contexto, não existem barreiras geográficas para impedir seu negócio. Por isso, o número de clientes potenciais é muito maior – assim como o potencial de crescer e escalar seu negócio.

Atrair visitantes

Vender não é o único benefício das estratégias digitais. Você pode ampliar o funil de vendas para atrair consumidores e conhecerem sua marca de forma aprofundada. 

Você pode utilizar este espaço para aumentar o conhecimento do público sobre seus objetivos e propósitos. Além disso, também é possível melhorar o relacionamento no pós-venda, fidelizando seu consumidor e melhorando o Lifetime Value.

Custo mais baixo

Outra vantagem das vendas online é o custo operacional mais baixo para investimento no negócio. Para uma loja online, você não depende de um espaço físico, equipe grande de vendedores e nem custear gastos fixos de uma loja. 

Em alguns casos, basta uma equipe pequena e o custo do gerenciamento do site para alcançar clientes e começar a vender. Com isso, você pode otimizar o uso dos seus recursos em outras ações – como campanhas de marketing, melhoria dos produtos etc.

Converter visitas em vendas

É fundamental investir em estratégias para possibilitar que seus visitantes, no site, se convertam em consumidores. Afinal, o site é uma grande vitrine da sua marca, e muitos usuários entram apenas para conhecer.

Através de gatilhos e outras técnicas, você pode conduzir os clientes dentro do funil de vendaspermitindo que eles avancem para as etapas de conversão.

Maior conversões de venda

Com custo menor, maior abrangência de consumidores e disponibilidade de ferramentas, o cenário online facilita suas estratégias de venda e pode aumentar a taxa de conversão do negócio.

Sua empresa também pode alinhar as estratégias de diferentes canais, potencializando as táticas de conversão e melhorando o funil de vendas – mesmo com clientes vindos de diferentes fontes e canais.

Fidelizar clientes

Por fim, outra grande vantagem da internet é a capacidade de fidelização. Afinal, o ambiente virtual possibilita mais contato com seu consumidor. Você pode estabelecer estratégias de conteúdo e inbound marketing, construindo um relacionamento a longo prazo.

Como vender produtos na internet?

Bom, agora que você já entendeu as vantagens e benefícios de vender dentro da internet, é necessário falar sobre as estratégias de como vender seus produtos da melhor forma possível – potencializando seus resultados.

Existem boas práticas que podem ser seguidas por qualquer modelo de empresa, adaptando as táticas a partir das necessidades do negócio. Confira:

1. Defina seu público-alvo

O primeiro passo para vender na internet é entender qual será seu público-alvo. Para compreender quais consumidores possuem o perfil necessário, você precisa desenvolver uma persona.

A persona é uma composição de perfil, identificando fatores que um potencial usuário precisa ter para ser considerado um possível cliente para seu negócio. É com base nesse perfil que seu time de marketing e vendas irá criar estratégias e campanhas.

Características quantitativas

A persona se divide em dois grupos de características. As características quantitativas são aquelas que podem ser medidas. Elas são definidas por informações como idade, regionalidade, peso, etc.

Elas também são muito importantes para montar um perfil definitivo, estabelecendo estratégias que ajudem, eventualmente, a aumentar suas conversões.

Aspectos qualitativos

Por outro lado, os aspectos qualitativos definidos para sua persona são informações mais aprofundadas que tentam definir o perfil de consumo dos potenciais clientes. 

São hábitos e traços de personalidade, que não podem ser medidos, mas precisam ser considerados para formar um perfil completo.

2. Analise a concorrência

Também é fundamental que sua empresa realize uma análise de concorrência para entender os padrões que seus competidores estão utilizando. Você pode usar essa análise para obter ideias para suas estratégias.

Além disso, essa análise também pode ser útil para identificar lacunas que seus concorrentes não atendem. Assim, você terá sempre oportunidades para explorar e conquistar novos públicos consumidores.

3. Determine seus canais de vendas

Você precisa considerar quais os benefícios que cada canal pode trazer para sua empresa – assim como o esforço despendido para estar nele. Inclusive, esse cálculo entra nas contas para o custo de aquisição de clientes.

As redes sociais, por exemplo, permitem um contato mais pessoal com seus consumidores, porém demandam mais tempo e atenção.

Por outro lado, os marketplaces acabam se tornando canais de venda mais práticos, mas não permitem uma interação tão próxima dos clientes, diminuindo as chances de fidelização.

4. Defina seus principais produtos

Apesar de possuir um catálogo grande, é fundamental que você entenda quais os produtos mais importantes para sua empresa. Afinal, na internet o excesso de informação pode ser fatal para suas estratégias.

Sendo assim, você precisa avaliar dentro do seu estoque quais são os produtos que performam melhor – para que estejam em destaque e possam atrair os clientes.

5. Precifique seus produtos para começar as suas vendas online

A precificação também é uma etapa essencial das estratégias de venda online. Após identificar sua persona e analisar a concorrência, você terá insumos para medir qual o preço ideal dos seus produtos.

É importante que o preço supere o custo operacional ao mesmo tempo que reforce o posicionamento da sua marca. Porém, também é ideal que esteja dentro do padrão de mercado e corresponda às expectativas dos clientes.

6. Dedique-se ao atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um pilar dos grandes negócios. Por isso, sua empresa não pode deixar de priorizar a satisfação do consumidor ao desenvolver um negócio online lucrativo. 

Você precisa estar alinhado às necessidades do consumidor e responder de acordo com suas demandas.

7. Crie estratégias para gerar tráfego qualificado

Você também precisa desenvolver uma estratégia para gerar tráfego qualificado. Dentro do cenário online, trazer as pessoas como leads qualificados e filtrados equivale a montar uma loja física em um ponto movimentado.

A grande vantagem na internet é poder filtrar quais são os usuários que chegaram ao seu site, através de campanhas de marketing e outras estratégias. Confira quais são as principais:

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo funciona através de uma estratégia a longo prazo, porém bastante sólida para atingir seus consumidores. 

Ao criar conteúdo em blogs ou redes sociais, baseado nos assuntos que são relacionados ao seu negócio, você consegue atrair o público e deixar que conquistem confiança no seu negócio.

Essa estratégia se baseia na autoridade construída pela sua marca, quando utilizada em blog, ou na personalidade e proximidade com seu público  através das redes sociais.

Redes sociais e WhatsApp

Nas redes sociais, por exemplo, você pode criar postagens que demonstrem uma versão mais próxima do seu negócio. Assim, você se conecta diretamente com seu consumidor, permitindo que ele confie na marca e sinta que ela pode solucionar suas dores.

Anúncios e marketing pago

Anúncios pagos também são fundamentais para estratégias online e complementam as práticas de marketing de conteúdo. Através deles você pode estabelecer campanhas que atraiam usuários que estejam alinhados com a proposta do negócio.

É um método mais direto para encontrar consumidores em potencial, que seguem pelo funil de vendas até a fase de conversão. Porém, é necessário medir quais os canais de aquisição valem mais a pena, já que necessitam investimentos para atuar nesse cenário.

E-mail marketing e inbound

Por fim, o e-mail marketing e inbound são ferramentas que completam suas estratégias de aquisição e possuem a vantagem de manter os consumidores no longo prazo. 

Afinal, você pode conquistar informações dos seus leads, como o e-mail, para enviar notificações, notícias e propostas após a venda – fidelizando-o por longo prazo.

8. Tenha um bom sistema de pagamentos e gestão financeira

Possuir um bom sistema de pagamentos também precisa ser prioridades para seu negócio e melhorar sua gestão financeira

Afinal, seu cliente irá passar por todas as etapas do funil de vendas e chegará a fase de conversão, nesse momento é fundamental que ele encontre as principais opções de pagamento.

Caso o contrário, ele pode desistir da compra no momento de checkout se não encontrar um método que esteja de acordo com suas necessidades.

9. Organize o estoque e a logística

A organização do seu negócio precisa estar alinhada dentro da sua estratégia de vendas. Você precisa fazer com que os produtos cheguem ao consumidor sem avarias, o mais rápido possível e pelo menor custo.

Assim, sua logística precisa estar alinhada ao seu controle de estoque – para agilizar a separação dos pedidos e entregas. Da mesma forma, o sistema de frete precisa ser proposto pelo melhor custo-benefício.

Você também precisa de uma política de troca e devolução que esteja de acordo com a prática do mercado, além de um processo de logística reversa para quando o cliente retornar uma compra.

Use um sistema ERP

Para organizar suas demandas financeiras e operacionais, sua gestão precisa ser centralizada e integrada. Por isso, você pode adotar um sistema ERP para e-commerce para melhorar os processos internos do negócio.

O ERP é uma ferramenta fundamental para agilizar a gestão do seu negócio, melhorando a comunicação entre setores e permitindo reduzir a burocracia para suas atividades

O Asaas oferece um ERP SaaS, responsável por integrar e automatizar processos empresariais. Por meio desse sistema, você torna sua empresa mais eficiente e acaba melhorando a cadeia de processos até seu cliente.

Como o sistema de pagamentos pode ajudar a aumentar as vendas online?

Nós falamos sobre como você pode conduzir seu negócio online para potencializar os resultados da sua empresa. Porém, você também pode precisar aplicar algumas ferramentas para que a experiência do seu usuário seja a melhor possível.

Também comentamos sobre como o momento do pagamento é fundamental dentro da jornada do consumidor. Ou seja, você deve utilizar os melhores sistemas para tornar as vendas uma fase ágil, prática e eficiente.

Por isso, separamos algumas das principais ferramentas que podem ajudar sua empresa a aumentar as vendas online. Confia:

Melhora a experiência do clientes com a API de pagamentos

O sistema de API é uma ferramenta amplamente utilizada por e-commerces, facilitando a integração de ferramentas de pagamento corporativo, tornando o sistema mais prático e seguro.

Graças à API de pagamento, seu negócio pode automatizar processos que antes eram realizados manualmente. Isso melhora a capacidade de atender às demandas dos clientes e aumenta a eficiência operacional. 

Aumenta a confiabilidade com o checkout transparente 

Problemas como redirecionamentos em excesso e tempos de carregamento longos afetam a satisfação dos consumidores. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 78% dos consumidores abandonam as compras devido a processos de checkout demorados.

A má experiência com plataformas de e-commerce é uma das principais queixas dos clientes. Para solucionar este problema, é importante usar a função de checkout transparente. 

Ele acelera o processo de pagamento e permite que o usuário efetue o pagamento na mesma página, evitando redirecionamentos e melhorando a experiência do usuário, reduzindo assim o número de carrinhos abandonados.

Garante maior conversão com variedades no pagamento

Seus clientes precisam encontrar variedade de pagamento durante a fase final da conversão de vendas. Por isso, ofereça os métodos de pagamento mais populares do Brasil e que atinjam uma grande parcela de público.

Assim, você deve considerar oferecer meios como Pix, cartão de crédito, débito e o boleto bancário. Dessa forma, seu consumidor ganha autonomia para escolher qual modalidade será mais compatível com sua realidade financeira.

Oferece segurança na compra com white label de pagamentos

A white label de pagamentos é uma solução que permite que sua empresa ofereça serviços financeiros através do seu próprio site, aplicativo ou sistema.

Com esse recurso, sua empresa pode utilizar a estrutura de uma plataforma de pagamentos terceirizada, mas mantendo sua própria identidade.

 Ou seja, seu cliente receberá apenas notificações e comunicações de pagamento em seu nome, sem ter qualquer contato com a plataforma de pagamentos subjacente

Permite agilidade no fechamento da compra com one click buy

O one click buy é uma ferramenta que oferece a vantagem de compras com apenas um clique, tornando o processo de compra mais fácil para os clientes. 

Quanto mais ágil e eficiente for o desempenho do site, maior a possibilidade de recomendação da marca para outras pessoas.

Essa função de compra permite que o consumidor complete suas compras com apenas um clique, evitando processos de checkout longos e reduzindo a taxa de abandono de carrinho.

Agora que você já conhece as vantagens e melhores práticas para construir um negócio online e competitivo, não deixe de conferir o conteúdo no blog com boas práticas que permitam sua empresa a vender mais e melhor!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.