Entenda como escolher o melhor gateway de pagamento para e-commerce

por Tecnologia

Publicado em 2 de dezembro, 2014 | Atualizado em 16 de fevereiro, 2024

O meio digital tem se popularizado de forma rápida. Muitas pessoas têm preferido esse modelo de negócio pela praticidade e agilidade que suas ferramentas proporcionam. Dentre esses recursos está o gateway de pagamento para e-commerce.

Para colaborar com suas estratégias de comercialização, existem alguns mecanismos que podem melhorar a experiência de compra de seus clientes. Essa é a função desse recurso.

Ao longo deste texto, vamos te apresentar o que um gateway de pagamento deve ter para colaborar com o sucesso do seu e-commerce. A partir disso, você conseguirá escolher o melhor sistema para seu negócio

O que é gateway de pagamento para e-commerce?

A tradução de gateway para o português significa porta de entrada, ou, “por onde seu pagamento entra”. Na prática, ele é um sistema responsável por realizar as transações bancárias, facilitando o processo de compra e venda.

No e-commerce essa ferramenta é indispensável. Isso porque, para que um cliente compre em um site, é necessário haver uma plataforma que possibilite o pagamento no ato da compra.

Como funciona um gateway de pagamento para e-commerce?

Na prática, o gateway de pagamento para e-commerce é utilizado no momento em que o cliente seleciona a forma que gostaria de efetuar o pagamento. Nesse momento, é disponibilizado opções de pagamento como boleto, pix ou cartão.

Na plataforma, o cliente insere os dados necessários para concluir o pagamento e o lojista conseguirá receber esse dinheiro por meio da instituição de pagamento escolhida. Assim, o vendedor tem garantia do recebimento dos valores.

De modo geral, o gateway de pagamento faz a verificação do valor encaminhado pelo cliente, conferindo se as informações disponibilizadas são verdadeiras. Depois, ele indica se o saldo em conta é suficiente para a realização da compra. 

Se esse processo for aprovado, o sistema transfere o valor ao vendedor, confirmando a realização da compra. Tudo isso em poucos segundos.

Qual é a diferença entre gateway de pagamento e outros métodos?

Existem algumas ferramentas no e-commerce que colaboraram com o recebimento do valor do seu produto. Dentre eles estão: os intermediadores, os adquirentes e os gateways de pagamento. 

Por mais que sejam parecidos, existem certos pontos de diferença entre esses recursos. Abaixo, você poderá entender qual a função de cada um.

Adquirentes de pagamento

As adquirentes, ou credenciadoras, são empresas responsáveis por intermediar as transações financeiras feitas por cartão de crédito e débito. Elas são responsáveis por contatar as bandeiras e os bancos envolvidos para realizar as transações. 

Quando a compra é aprovada, o adquirente recebe o dinheiro do banco e repassa ao comerciante.

230404 adquirentes pagamento 01

Intermediadores de pagamento

O intermediador de pagamento faz a ligação entre o consumidor, o lojista e as empresas adquirentes, não tendo contato com o banco ou com as bandeiras de cartão. Dessa forma, ele faz a parte de intermediação do processo de transação financeira.

Também chamado de subadquirente, esse recurso gerencia todo o processo de pagamento em nome da sua empresa. Ele está presente desde a coleta dos dados do cartão do cliente até a transferência dos fundos para a conta do comerciante.

230404 intermediadores pagamento 02

Gateways de pagamento

Já um gateway de pagamento é uma solução tecnológica que faz a comunicação entre o consumidor, o banco e a operadora do cartão de crédito

Quando inserido em uma plataforma, recursos como esse permitem a integração com outras ferramentas financeiras. Isso pode oferecer mais eficiência na gestão de pagamentos da sua empresa.

Os gateways de pagamento para e-commerce realizam transações mais seguras e reduzem o trabalho manual. Ele também traz uma maior agilidade na comunicação entre seus sistemas, como ERP, e, ainda, permite um atendimento ao cliente com maior qualidade. 

230404 gateways pagamento 03

Qual a importância de escolher o melhor gateway de pagamento para e-commerce?

Um bom gateway de pagamento pode ser fundamental para o destaque da sua empresa. Ele garante um bom funcionamento do processo de venda e recebimento do seu dinheiro, com segurança e eficácia.

Além disso, ele também pode proporcionar uma maior escalabilidade nas cobranças, permitir transações mais seguras e reduzir o trabalho manual da sua equipe. Isso dá mais tempo aos colaboradores para dedicarem a tarefas mais importantes.

Por isso, antes de escolher um sistema desse tipo para sua empresa, entenda bem quais as necessidades do negócio. Dessa forma, você saberá quais as ferramentas que serão mais eficientes para solucionar seus problemas. 

Como escolher o gateway de pagamento ideal para e-commerce?

Para entender qual é o gateway de pagamento para e-commerce ideal, é importante que você estude bem sobre a ferramenta. Lembre-se: escolher um sistema ruim pode acabar prejudicando seu negócio.

Abaixo, vamos te explicar qual é o melhor caminho para escolher o gateway ideal para o seu e-commerce.

Entenda o que seu público quer

O primeiro passo para escolher o melhor gateway de pagamento para e-commerce é conhecer bem o público-alvo do seu negócio. Assim, ficará mais fácil entender suas necessidades e objetivos.

Atente-se em verificar todas as funcionalidades da ferramenta antes de contratá-la. É importante entender se a ferramenta escolhida poderá suportar todos os tipos de pagamentos e recursos necessários para o bom funcionamento da sua loja virtual.

Observe as ações dos concorrentes

Após entender quem é o seu público-alvo, é importante que sua empresa conheça bem o mercado em que trabalha. Fazer uma boa análise de concorrência pode ser fundamental para o destaque de sua loja.

Por isso, busque saber quais ferramentas seus concorrentes estão utilizando, quais recursos estão sendo bem avaliados, quais as principais reclamações, os resultados que eles estão alcançando, etc. 

Caso um concorrente esteja faltando com os consumidores, você pode solucionar as problemáticas

Por exemplo, sua pesquisa apontou que nenhum dos seus concorrentes disponibiliza o checkout transparente. Então, se sua empresa incluir na lista de produtos, pode haver um grande ganho de clientes.

Procure diversificar suas funções

Para o recurso ser realmente eficiente para sua empresa, é importante prestar atenção na qualidade de experiência de compra do cliente que o software promete. Por isso, busque um recurso que tenha uma diversidade de funções.

Opte por sistemas que possuam uma maior variedade de funções. Sistemas como o Asaas, por exemplo, oferecem soluções de: checkout transparente, one click, white label, integração API, entre outros. Ter esses recursos pode gerar um grande impacto para sua loja.

Quanto maior o leque de soluções oferecidas pela plataforma , maior será a colaboração com outros tipos de serviços, o que otimiza seu tempo

Lembre-se: melhor uma plataforma que integre vários tipos de serviços do que uma plataforma para cada tipo de problema.

Considere os custos operacionais

Outro ponto importante é a avaliação das tarifas cobradas pela utilização e integração do software. Faça a conta e verifique qual será o custo que isso terá sobre as suas vendas, comparando com a quantidade e qualidade dos recursos apresentados.

Ter que pagar por um recurso que não entregue bons resultados ou que não seja eficiente para sua empresa, pode ser prejudicial para seu negócio.

Invista em segurança para você e seus clientes

A segurança é um dos fatores mais importantes para a escolha de um sistema de pagamento. Por isso, o gateway de pagamento deve seguir os padrões de segurança que regem a indústria de pagamentos

Um bom gateway de pagamento para e-commerce é aquele que oferece um bom sistema de detecção de fraude, ajudando a evitar golpes e demais problemas que podem impactar negativamente na saúde financeira da sua empresa.

Priorize o que oferece as principais formas de pagamento para e-commerce

Além de todos os tópicos anteriores, oferecer formas de pagamento diversificadas para seu cliente pode aumentar suas possibilidades de venda e melhorar a experiência de compra do consumidor.

A seguir, te explicaremos quais são as principais formas de pagamento para e-commerce. Confira:

Pagamento via Pix

O Pix é um meio de pagamento que ganhou muita popularidade entre os brasileiros. Ele possibilita o envio e recebimento de dinheiro em tempo real, 24h por dia, 7 dias na semana. Basta cadastrar a sua chave Pix ou gerar um QR code dinâmico para o cliente.

Dentre as vantagens que o Pix proporciona está a agilidade nas transações, as taxas de recebimento e pagamento mais baixas e, ainda, é um recurso extremamente seguro.

Além disso, utilizando o Pix no seu e-commerce, você terá o recebimento do valor do produto na hora da compra. Isso possibilita a aplicação de descontos em compras com essa modalidade de pagamento.

Pagamento via cartão de crédito

O cartão de crédito também é muito utilizado pelos consumidores, sendo uma das principais formas de pagamento

Além disso, no caso do crédito, é possível fazer parcelamentos, aumentando as chances do cliente obter produtos ou serviços com um valor mais alto.

Pagamento via boleto bancário

O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais usadas. Sua maior vantagem é que o cliente não precisa ter conta em banco para realizar o pagamento, sendo possível quitar o boleto em lotéricas, caixas eletrônicos ou via internet.

Para ajudar ainda mais, as últimas atualizações realizadas pelo Banco Central colaboraram para uma maior praticidade dessa modalidade. Dessa forma, é possível efetuar os pagamentos dos boletos por meio de um QR code exclusivo.

Carteiras digitais

A carteira digital é uma ferramenta que armazena os dados de pagamentos do usuário. Por meio desse recurso, os consumidores podem adicionar seus cartões ou incluir saldo por meio de transferências para efetuar pagamentos digitalmente.

O objetivo desse modelo é trazer mais praticidade para o usuário, suprindo a necessidade de estar com o cartão físico para finalizar uma compra.

Quais cuidados adotar para escolher o melhor gateway de pagamento para e-commerce?

Escolher um gateway de pagamento que seja realmente eficiente para o seu negócio pode ser uma tarefa complicada. É importante que ele tenha os recursos necessários para garantir um melhor fluxo de dinheiro na sua empresa.

Soluções como chargeback, antifraude, recebimento de pagamento, taxas operacionais e checkout transparente são elementos importantes para um gateway de pagamento. Abaixo, te explicaremos o porquê:

Confira os procedimentos de Chargeback

O chargeback se trata de um estorno, ou seja, uma solicitação, por parte de um cliente, para cancelar um pagamento, sem a devolutiva do produto solicitado. Geralmente, isso acontece quando o cliente não reconhece a compra.

Ele pode ser motivado por diversas formas, inclusive pela má-fé de pessoas dispostas a tirar vantagem de eventuais falhas de segurança ou por roubo e clonagem de cartão do cliente.

Por isso, é fundamental entender como esse processo funciona no software pretendido, para evitar grandes prejuízos ao seu negócio.

Utilize também um sistema antifraude

Um sistema antifraude para e-commerce deve ser desenvolvido visando blindar as lojas virtuais contra eventuais fraudes e golpes cibernéticos. 

A ideia é que ele identifique as movimentações suspeitas de um usuário. Assim, quando há o alerta de uma possível fraude, o sistema já impede a transação, evitando prejuízos financeiros para a sua empresa e o seu cliente.

Com um bom sistema antifraude, sua empresa evitará prejuízos, garantirá a confiança do cliente e otimizará o tempo de análise das movimentações financeiras, facilitando sua rotina de trabalho. 

Confira os prazos para receber pagamento online

Outro ponto importante é referente aos prazos de recebimento de sua empresa, para que o fluxo de caixa da sua empresa não seja comprometido. Tenha em mente que cada sistema possui prazos próprios para cada uma das modalidades de pagamento. 

Pense no fluxo de dinheiro que entra e analise as datas finais para cada uma de suas despesas fixas e variáveis. Assim, você saberá qual o prazo máximo possível para o recebimento do seu dinheiro.

Calcule as taxas operacionais

Junto às suas despesas empresariais, busque saber como funcionam as taxas operacionais do software que você planeja utilizar. Faça uma pesquisa da concorrência para entender a média desse valor com os recursos oferecidos.

Dessa forma, você evitará pagar taxas desproporcionais aos serviço ou, ainda, taxas abusivas, diminuindo as chances de sair com o seu caixa prejudicado.

Aplique o checkout transparente para as vendas

O checkout transparente é uma funcionalidade que melhora a experiência de compra do cliente em lojas virtuais. Com ele, o cliente não precisa ser direcionado para outras páginas para pagar a compra. 

Com esse recurso, o cliente passa por todas as etapas do checkout em uma mesma tela. Ele pode preencher todas as informações pessoais, inserir todos os dados de cartão de crédito, ou escolher qualquer outra forma de pagamento disponibilizada, e finalizar a compra.

Como o cliente faz tudo sem mudar de página, cria-se a sensação de que o pagamento é mais simples e rápido, gerando mais segurança para ele e, assim, consequentemente, aumenta as chances de concluir a compra.

One Click Buy

O One Click Buy é um recurso que vem sendo bastante usado pelos e-commerces. Ele armazena as informações do cartão de crédito do consumidor com segurança. Assim, quando ele realizar uma nova compra na sua loja, os dados já estarão salvos.

Além de otimizar o tempo do seu cliente, facilitando a finalização da compra, essa ferramenta pode colaborar com o aumento da conversão e fidelização de consumidores.

Quais ferramentas usar para potencializar as conversões com gateway?

Além dos principais recursos que garantem a eficiência de um gateway de pagamento, há outras ferramentas que podem aumentar suas conversões de venda. Por isso, é importante encontrar um gateway com diversas funções.

O gateway de pagamento do Asaas oferece várias possibilidades de integração. A solução foca em colaborar com a otimização durante a jornada de compra do cliente, mesmo que ele não veja seu funcionamento

Operando silenciosamente, o gateway consegue entregar um processo de pagamento limpo e rápido, agindo com eficiência e segurança. 

Para que isso aconteça da melhor forma possível, confira quais as melhores ferramentas que o seu gateway de pagamento deve ter para colaborar com a potencialização das suas conversões.

ERP para controle de contas

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um software desenvolvido para integrar múltiplos departamentos de uma empresa, possibilitando um fluxo único de informações, contínuo e resistente, permitindo a automatização e a finalização das tarefas em poucos minutos.

Essa solução melhora a visualização do fluxo de vendas e estoque, colaborando com o entendimento dos números ERP. Toda vez que há uma movimentação na empresa, seja essa uma entrada ou saída, ela é registrada no sistema.

Dessa maneira, é possível simplificar o controle e permitir que os gestores se organizem para lidar com os obstáculos financeiros em seus processos ou continuem com aqueles que estão tendo sucesso.

Aplicativo de pagamento para gerenciar suas finanças

Um bom gateway de pagamento deve estar integrado a um aplicativo que consiga gerenciar suas finanças. Dessa forma, todas as soluções importantes para sua empresa podem ser acompanhadas pelo mesmo lugar.

Aqui, o aplicativo de pagamento auxilia as vendas da empresa, acompanhando as transações, recebimentos ou, até mesmo, realizando pagamentos. Assim, você terá maior controle sobre seu caixa.

Esse recurso pode ser útil, especialmente pela praticidade. Ao ter o aplicativo em seu celular, você pode verificar seus resultados, mesmo quando não estiver no escritório.

API de pagamentos para aumentar suas vendas

A API de pagamento é um meio de comunicação entre diferentes sistemas de sua empresa. A sigla significa Application Programming Interface, ou então, conforme a tradução, “Interface de Programação de Aplicativos”.

Essa ferramenta permite a integração de um determinado software com outros sistemas. Uma API que possibilita que as funções de um determinado site possam ser utilizadas em outra plataforma.

O sistema de API é um recurso indispensável para os e-commerces que pretendem potencializar suas vendas. Ou, ainda, para empresas com alto volume de cobranças ou negócios com plataformas próprias. 

A imagem mostra todas as vantagens da API de pagamento Asaas

Se você ficou interessado nesse tipo de serviço, conheça todas as funcionalidades que a API de pagamento Asaas oferece e obtenha o melhor serviço do mercado!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.