Quais são os principais motivos para a sua empresa ter um blog?

 

Se você conhece alguns dos conceitos de marketing digital e está ciente da importância dessa ferramenta nos tempos atuais, provavelmente já pensou na possibilidade de a sua empresa ter um blog. E se você ainda não começou a colocar essa ideia em prática, a hora é agora!

Confira, a seguir, 8 motivos para criar um blog para a sua empresa. Você vai se surpreender com o quanto uma ação tão simples e fácil pode impactar diretamente na forma como as pessoas enxergam o seu negócio.

Um blog gera maior credibilidade

Um dos principais motivos para a sua empresa ter um blog é que disponibilizar informações confiáveis e relevantes é uma ótima maneira de tornar seu negócio uma autoridade no assunto, permitindo que sua empresa tenha maior credibilidade aos olhos do consumidor.

Imagine uma situação em que o consumidor está pesquisando alternativas para resolver um problema ou tentando esclarecer uma dúvida e encontra no blog da empresa as respostas e explicações que ele desejava. Não se trata de apenas um convite para conhecer seus produtos e serviços, mas uma forma de gerar uma percepção positiva sobre a marca.

Independente da sua área de atuação, o marketing de conteúdo se revelou uma ferramenta muito eficaz quando o assunto é a reputação ou visibilidade da marca. Por isso, manter o seu blog atualizado, com textos claros e bem escritos sobre temas relacionados aos serviços que a sua empresa oferece pode ser uma estratégia muito eficiente.

Ajuda os seus consumidores a encontrá-lo

O marketing de conteúdo é, sem dúvida, uma tática muito inteligente de melhorar a visibilidade de qualquer marca. Por isso, sua empresa ter um blog aumenta as chances dos seus consumidores te encontrarem entre os seus concorrentes.

Com um blog repleto de conteúdo interessante e atual, somado a algumas estratégias básicas de marketing digital, é possível conquistar melhores posições entre os resultados das pesquisas em sites de busca como o Google, tornando mais fácil que as pessoas interessadas nos seus negócios encontrem as informações que procuram e conheçam sua empresa.

Gera destaque entre a concorrência

Se você não está investindo em melhorar a imagem da sua marca no meio digital, pode ter certeza de que os seus concorrentes estão. Sites, blogs, redes sociais com postagens interessantes… Tudo isso faz com que essas empresas fiquem conhecidas e, mesmo que não ofereçam serviços de qualidade tão elevada quanto os seus, estão ganhando cada dia mais clientes.

Pois é, o destaque entre a concorrência também é um dos motivos para a sua empresa ter um blog. Afinal, como consumidor, em quem você apostaria: um site com apenas as informações de contato da empresa ou um site ligado a um blog com vários conteúdos e dicas interessantes que podem ajudá-lo?

Aumenta o tráfego qualificado

Sua empresa ter um blog aumenta o tráfego qualificado para o site oficial da marca, pois trabalhando com algumas técnicas de SEO nos textos e investindo na publicidade digital de maneira correta, é possível aumentar o número de visitantes realmente interessados em adquirir os produtos ou serviços anunciados.

Afinal, o tráfego qualificado se trata dos cliques e visualizações de página vindos de clientes em potencial, e não apenas de visitantes aleatórios que acabaram chegando ao seu site por acaso. Por esse motivo, quanto maior o tráfego qualificado, maior as chances dos seus negócios crescerem e conquistarem novos consumidores.

A empresa ter um blog é um investimento

Muitas campanhas de marketing exigem altos investimentos para gerar algum retorno para a empresa. Isso não acontece com a construção de um blog e algumas outras táticas de marketing digital.

Para a sua empresa ter um blog e aumentar sua visibilidade entre o seu público-alvo, basta encontrar um serviço de hospedagem adequado e investir na produção de conteúdos relevantes que possam ajudar, incentivar e/ou despertar o interesse dos possíveis consumidores.

E embora exijam estudo e dedicação, esses investimentos são baratos e não pesam nos bolsos dos empreendedores. Além disso, possuir um blog de conteúdo levando o nome da marca pode ter retornos muito positivos.

Torna os seus clientes mais fiéis

O marketing empreendedor não visa apenas concretizar vendas e assinar contratos: fidelizar os clientes se tornou um dos principais objetivos das corporações de sucesso. E um dos métodos para alcançar essa fidelidade dos consumidores é justamente a sua empresa ter um blog.

Afinal, quando seus clientes realmente apreciam os seus conteúdos, eles não só vão comprar os seus produtos, mas vão compartilhar as postagens do blog com seus amigos e te recomendar para conhecidos e colegas de trabalho, gerando cada vez mais engajamento e popularidade para a empresa.

Melhora o relacionamento com o consumidor

Outro motivo válido para a sua empresa ter um blog é o fato de que esse tipo de recurso, assim como as redes sociais, podem melhorar — e muito — o seu relacionamento com os consumidores.

Entretanto, para que isso ocorra, é necessário estar atento a alguns detalhes, como responder com agilidade as dúvidas e perguntas que os seus seguidores podem deixar nos comentários ou e-mails de contato.

Uma alternativa eficiente é vincular o blog com as redes sociais da empresa, disponibilizando, nas suas páginas e nos perfis, os links dos novos conteúdos para que os seus seguidores possam acompanhar as novidades.

Liberdade para customização

Não basta sua empresa ter um blog interessante e rico em conteúdo se ele não apresentar uma estética agradável para os visitantes. Crie ou compre layouts totalmente customizados para o seu blog e deixe-o com “a cara” da sua empresa. É possível optar por um jogo de cores interessante, além de incluir o logotipo da sua marca em locais estratégicos.

Outro ponto quando se fala de design e customização é a liberdade para escolher imagens atrativas para ilustrar o blog, quebrando a monotonia dos textos e atraindo ainda mais visitas para a página. Além disso, é possível escolher o estilo e o tom dos textos publicados, de acordo com o ramo dos seus negócios e as próprias políticas da empresa.

Se você gostou das nossas dicas e deseja saber mais sobre marketing digital e outras vantagens de a sua empresa ter um blog, não deixe de nos seguir no Facebook, no Google+ e no LinkedIn para conferir os conteúdos que preparamos especialmente para você, empreendedor!

Banner ASAAS

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.