Usando cupons de desconto como estratégia de marketing para SaaS

 

Os consumidores em geral adoram promoções, o que faz com que os cupons de desconto sejam excelentes estratégias para atrair, reter e recompensar clientes e parceiros. Se antigamente era preciso recortar os cupons em jornais e revistas e os levar pessoalmente às lojas, hoje os cupons eletrônicos aumentam em muito o sucesso dessa estratégia, devido à facilidade de uso para empresas e leads. Além de serem de fácil controle para os empreendedores, eles podem, inclusive, oferecer percentuais diferentes para cada grupo de cliente, definir prazos de uso e validade.

Como usar cupons de desconto como uma estratégia de marketing no SaaS em diferentes estágios do relacionamento com o cliente? Aprenda com o nosso artigo do dia!

Quando e como utilizar os cupons de desconto

Os cupons de desconto podem ser utilizados em diferentes estágios do funil de relacionamento. Eles podem ser sazonais, aproveitando datas específicas para o seu negócio como a Black Friday, datas comemorativas e lançamento de novos produtos e/ou serviços.

Eles também podem ser fixos para grupos específicos, como primeiro uso do serviço ou indicação de novo assinante. Um caso de sucesso é a ação realizada pela Spotify em 2015: a empresa conquistou 5 milhões de novas assinaturas em menos de um ano, com uma promoção de desconto nos primeiros três meses de uso do serviço.

A estratégia foi tão boa que foi seguida por outros players. Mas é preciso ter cuidado para que o cupom de desconto não seja utilizado nos momentos em que a compra já seria concluída de qualquer forma, o que o inviabiliza como estratégia.

Uso do cupom no check out

É muito comum que clientes potenciais preencham o cadastro para assinar o serviço e abandonem o processo sem finalizá-lo. Se eles deixaram o e-mail, o envio de um cupom de desconto pode ser o atrativo que faltava para que a compra seja concluída.

Cupons de descontos para reter o cliente

Os cupons também podem ser utilizados para reter os clientes que pedem o cancelamento do serviço. O cuidado aqui é para que a concessão não vire uma política rotineira, o que faz com que ela perca o sentido e impacte o faturamento. Todo mundo conhece a estratégia de ligar para pedir o cancelamento só para ganhar desconto.

Premiação de clientes e parceiros

Um bom serviço de CRM pode ajudá-lo a criar uma boa estratégia de premiação com cupons de desconto para clientes e parceiros fidelizados. Você pode definir o percentual e valores gradativos a cada aniversário de relacionamento com o cliente — 6 meses ou um ano. A estratégia também é válida para o uso com os principais parceiros, que podem receber bonificações crescentes vinculadas ao número de indicações.

Atração de novos assinantes

As políticas de indique um amigo também funcionam para os cupons de desconto. A estratégia utilizada pelo Uber é um bom exemplo — eles premiam o cliente já cadastrado e o amigo indicado, aumentando sua clientela e conseguindo uma boa propaganda boca a boca.

Como fazer a cobrança de clientes inadimplentes e evitar prejuízos? Saiba mais com o nosso artigo sobre o assunto!

Banner ASAAS

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.

  • Celio Alves

    E tem como usar cupom de desconto nas cobranças feitas usando a plataforma de vcs?