Valuation de startups: você sabe o real valor de sua startup?

 

Atualmente, o valuation de startups é visto como um método que vai além da ciência, podendo ser considerado uma arte. Porém, a fim de gerar liquidez e poder investir em estratégias para desenvolver a empresa, é fundamental conhecer o real valor de sua startup.

Muitos empreendimentos recebem propostas de investidores com frequência, mas sem que os administradores tenham conhecimento do valor corrente de seu negócio. Como resultado, há uma diminuição na possibilidade de lucro. Por isso, é de extrema importância que seja feito o valuation de startups e que seus administradores tenham conhecimento de valor atualizado.

Afinal, o valor da sua empresa é capaz de elevá-la a um outro nível de negócios, em que você terá mais lucratividade e reconhecimento. A boa notícia é que, através de algumas atitudes práticas e eficientes, você poderá avaliar a startup e conhecer maneiras de promover seu crescimento e, assim, desenvolvê-la cada vez mais.

Para ajudar você nessa empreitada, no post de hoje, trazemos mais informações para você entender melhor a importância do valuation de startups e como descobrir o real valor do seu empreendimento. Continue a leitura!

Rentabilidade e fidelização de clientes

Na hora de iniciar o valuation da sua startup, é imprescindível avaliar com atenção as receitas da empresa, pois esses dados representam o dinheiro recebido pelo negócio. A partir dessa avaliação, é possível checar os lucros gerados em cada segmento de clientes e, assim, ter uma boa noção de quais aspectos da empresa são melhor sucedidos. Dessa forma, o valuation permite que você veja onde e se é preciso ajustar algum ponto para melhorar o valor de sua startup.

E isso está intrinsecamente conectado à fidelização de clientes. Gigantes do mercado iniciaram seus negócios como startups, em uma demonstração de o quão longe você pode chegar se conquistar reconhecimento e lucro. Portanto, dê atenção especial aos pontos que necessitam de melhorias e continue investindo no que está funcionando. Assim, você conquistará cada vez mais pessoas e aumentará sua carteira de clientes.

Diversificação da carteira de produtos e inovação

Outras fortes características das startups são a diversificação de produtos e a inovação. Uma variedade na carteira de produtos produzidos e/ou comercializados por você garante maior acessibilidade aos investidores, levando ao desenvolvimento do seu negócio.

Portanto, incentive a criatividade, o brainstorming e as ideias “fora da caixa” para que, dessa forma, você e sua equipe possam determinar quais produtos ou serviços farão a diferença na vida dos seus clientes. E conte com o valuation para que você, gestor, tenha total conhecimento de tudo o que está acontecendo na sua startup!

Investimentos e desenvolvimento do negócio

As startups são o futuro dos negócios e, por isso, a melhor maneira de proporcionar um aumento em seus ativos financeiros é manter a casa em ordem. Entretanto, apenas investir na startup não é suficiente: é preciso uma boa avaliação.

Para tal, é fundamental que você elabore com atenção um plano de negócio pensado especialmente para seu empreendimento. Isso, ao lado do valuation, permitirá que você possa apresentar dados concretos e atualizados para investidores em potencial. Com mais investidores, a startup aumenta seus ativos financeiros e cresce cada vez mais.

Na hora de obter financiamentos, fidelizar clientes e considerar a entrada de investidores estratégicos em seu negócio, o valor da startup é um excelente elemento de barganha. Além disso, o insight sobre o que está realmente acontecendo na empresa também garante que você possa mantê-la em constante desenvolvimento.

E então, pronto para fazer um valuation de startups e revolucionar as formas com que a empresa se relaciona com investidores e clientes? Tem outras dúvidas sobre o tema? Sugestões ou experiências para compartilhar? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Banner ASAAS

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.