Você sabe o que é holerite?

Você sabe o que é holerit

Um termo utilizado de maneira comum, mas que muitas pessoas não sabem o que realmente significa, é a palavra “holerite”. Considerado um dos documentos mais importantes para uma empresa e para os funcionários, um holerite garante mais segurança para ambas as partes graças às suas características. Para entender mais sobre o assunto, confira o que é um holerite e como ele pode ser emitido, lendo o post a seguir!

O que é um holerite?

O holerite também é conhecido como contracheque e nada mais é do que um documento que demonstra todos os recebimentos de um funcionário em uma empresa durante um determinado período.

Geralmente o holerite está atrelado à folha de pagamento na empresa e serve para que a empresa possa demonstrar como ocorrem os vencimentos e deduções no salário de um funcionário e também para que o funcionário possa ter controle sobre os seus recebimentos em geral.

Quais são os dados que constam em um holerite?

De maneira geral, o holerite contém três tipos de dados diferentes: dados sobre o funcionário, dados sobre a empresa e dados sobre os recebimentos em si.

Os dados dos funcionários incluem nome e cargo, além de CPF e possivelmente área ou supervisor de trabalho. Já quanto aos dados da empresa constam dados como CNPJ e razão social em geral.

Nos recebimentos são indicados o valor do salário bruto, os dias trabalhados, possíveis faltas, horas extras, adicionais noturnos e adiantamentos. Também há indicações de descontos de Imposto de Renda, contribuição do INSS, contribuição sindical, convênio médico, porcentagem de vale-alimentação, vale-transporte e mais.

Em casos específicos também são indicados descontos de pensão alimentícia e descontos semelhantes que são feitos na fonte.

Como emitir um holerite?

Para emitir um holerite a empresa deve usar sua folha de pagamento para garantir que todas as informações saiam corretamente. Assim, é preciso começar inserindo as informações básicas sobre o funcionário para a identificação adequada do documento. Em seguida, devem ser inseridas as informações a respeito do salário e informações como as bancárias ou de endereço, caso o holerite vá ser enviado pelo correio.

Com isso preenchido, devem-se inserir todos os dados relativos ao mês, como todas as horas trabalhadas, horas extras, quais foram os benefícios concedidos, se houve adiantamento ou não e outras informações relevantes que possam afetar no valor do salário líquido. Imediatamente após os dados serem inseridos corretamente será gerado um holerite, que deve ser impresso em duas vias. Caso aplicável, ele deve ser assinado pelo funcionário ou então enviado pelo correio.

Qual a importância do holerite?

O holerite é fundamental para que a empresa possua um controle sobre os salários de cada funcionário, havendo um possível controle individual quando necessário. Além disso, o holerite também ajuda a respaldar a empresa por ser uma confirmação do cumprimento de seus compromissos.

Para o funcionário, o holerite é importante porque ele tem completo controle sobre quais são os descontos de seu salário e por que eles acontecem, além de poder usar esse documento para comprovação de renda – como na abertura de contas bancárias, crediários ou solicitações de financiamento e empréstimos, por exemplo.

O holerite é um documento importante que faz parte do controle de pagamento de uma empresa e que contém dados sobre os vencimentos do funcionário e como ocorrem os descontos. Com isso, é um item muito importante para empresa e ainda mais para o funcionário, que pode conferir diretamente informações sobre seu salário.

Ainda tem alguma dúvida sobre holerite? Comente e participe!

Banner ASAAS

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.

  • Manoel Pereira da Silva

    Bom texto. Faltou a origem do nome – Herman Hollerith, inventor norte-americano, criador de um equipamento eletromecânico para contagens e tabulações estatísticas, que funcionava com cartões perfurados..